Sim, é já esta terça-feira que passa o último episódio de Downton Abbey (às 22h20, na Fox Life). Sim, foi uma das melhores séries de televisão dos últimos anos. Sim, o Observador tinha obrigação de assinalar esta data. E sim, o Observador resolveu recordar os melhores momentos… quer dizer, perdão: o Observador não resolveu recordar os melhores momentos da série. Em vez disso, ficam aqui as gaffes, os erros e os enganos das seis temporadas.

Fazer uma série que retrata a vida no Reino Unido no princípio do século XX é difícil. Toda a paisagem mudou: há antenas nas casas, há postes de eletricidade e há aviões no ar. Os produtores de Downton Abbey tiveram o máximo cuidado com todo o guarda-roupa, com a linguagem e com as filmagens de exterior, mas não foi suficiente. Algumas coisas correram mal, como pode ver nesta lista e na fotogaleria em cima.

  • A Rainha da Inglaterra é uma grande fã de Downton Abbey e até conseguiu descobrir um erro histórico. Numa cena em que um soldado exibe várias medalhas, Isabel II apercebeu-se que algumas não eram da época, pois só seriam criadas depois da Segunda Guerra Mundial.
  • Algumas imagens de exterior da vila mostram uma antena de televisão. Bom, sabendo-se que só a partir de 1926 é que se começaria a assistir televisão no Reino Unido, ter antena não seria uma prioridade em 1912.
  • A famosa cena da garrafa de água numa das fotos promocionais da série gerou muitos comentários de fãs e até piadas entre a equipa. A produção fez circular uma nota para que as pessoas não se esquecessem de guardar as garrafas antes de começarem as filmagens. Não serviu de nada: apareceu outra garrafa numa cena emitida uma semana depois.
  • Noutra cena de exterior da vila podiam ver-se os postes de eletricidade. Em 1912, isso seria impossível.
  • Num edos pisódio ouviu-se a música After you’ve Gone de Marion Harris. A música é extraordinária — só é pena que apenas tenha sido lançada em 1918. Ora ouça:
  • Na época em que decorre a série não havia problemas com o estacionamento nas ruas. Por isso, não seria preciso criar zonas de proibição. Ou seria? Numa das cenas de exterior é visível uma dupla faixa amarela.
  • E é melhor nem sequer começar a falar em carros. Num dos episódios aparece um Ford Model T. Problema: esse automóvel só seria construído em 1921.
  • Aliás, é melhor não falar de todo. Quando uma das criadas de Downton Abbey usou o termo boyfriend (namorado) deixou os puristas da língua furiosos: a palavra começou a ser usada apenas em 1933.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR