Com o passar dos anos a performance dos aparelhos tecnológicos vai-se deteriorando. Os telemóveis não fogem à regra, muito menos os iPhone da Apple. E foi quando vários utilizadores se queixaram de problemas na loja de aplicações da marca (a App Store) que este truque se popularizou.
O procedimento está a ser apontado como a solução para quando a atualização de aplicações está lenta, falha sucessivamente, ou fica bloqueada sem causa aparente. Se também tem experienciado estes problemas (ou quer simplesmente experimentar), faça o seguinte: abra a App Store e prima dez vezes um dos cinco botões no fundo do ecrã. Certifique-se de que o faz repetidamente, no mesmo botão, de forma rápida mas ritmada. O ecrã deverá desligar-se por instantes e a loja abrir-se-á de novo. Estará restaurada, pelo que os problemas deverão estar resolvidos.
@steipete tap on any of the tab bar items 10 times.
— zachary drayer ✌ (@zadr) December 29, 2015
A Quartz e o The Telegraph já falaram desta dica, e aqui fica a explicação: o procedimento não faz mais do que apagar ficheiros temporários da App Store no aparelho. No geral, o objetivo destes ficheiros é aumentar a rapidez com que o aparelho executa certas funções, como o carregamento de imagens em páginas na internet. Por isso, apagá-los não deverá causar qualquer transtorno, uma vez que o aparelho voltará a carregar alguns dos ficheiros apagados. Além disso, estando mais leve, o sistema deverá também ficar mais rápido.
Poderá experimentar o mesmo truque em tablets iPad, caso esteja a experienciar problemas deste tipo. O sistema operativo é o mesmo (iOS), ou seja, ambos os dispositivos funcionam de forma semelhante.
Editado por Filomena Martins.