Mário Soares

Política

Marcelo agradece a Soares pela liberdade de todos

1.793
A inauguração do Jardim Mário Soares ficou hoje marcada pelas homenagens do primeiro-ministro e do chefe do Estado ao antigo Presidente da República.
Lisboa

Jardim Mário Soares inaugurado no Campo Grande

579
O Jardim Mário Soares, na zona sul do Jardim do Campo Grande, em Lisboa, será inaugurado esta quarta-feira, depois de uma intervenção de fundo orçada em 1,2 milhões de euros.
Câmara Municipal Lisboa

Mário Soares dá nome ao Jardim do Campo Grande

7.909
O Jardim do Campo Grande vai chamar-se Jardim Mário Soares em homenagem "a um dos pais fundadores da nossa democracia", disse Fernando Medina em entrevista ao DN.
Política

Soares vs Freitas. Os momentos decisivos do duelo

A paulada a Mário Soares, os debates televisivos e a derrota de Freitas do Amaral. As presidenciais de 1986 estão agora a ser recordadas na série da RTP. Veja os momentos mais vibrantes da campanha.
Política

Soares vs Freitas. Os momentos decisivos do duelo

A paulada a Mário Soares, os debates televisivos e a derrota de Freitas do Amaral. As presidenciais de 1986 estão agora a ser recordadas na série da RTP. Veja os momentos mais vibrantes da campanha.
Mário Soares

Obras Completas de Mário Soares publicadas em 2018

138
A Imprensa Nacional-Casa da Moeda vai iniciar este ano a publicação das Obras Completas de Mário Soares, sendo publicados em 2018 os dois primeiros volumes.
Mário Soares

Costa: Soares "odiava a Europa dos tecnocratas"

O primeiro-ministro realçou, em Bruxelas, a "militância europeia" de Mário Soares, que "via na Europa unida uma das mais admiráveis construções políticas e morais da história humana".
António Costa

Costa em Bruxelas para homenagem a Mário Soares

113
António Costa tem uma agenda preenchida em Bruxelas, com passagem por quatro instituições da União Europeia. O Parlamento vai ter uma sala com o nome de Mário Soares numa homenagem pelo seu percurso.
Congresso do PSD

Santana, Rio, Soares e outras notas de rodapé

1.423
A proximidade às mesas dos restaurantes onde se distribuem prebendas do Estado não equivale a “ter mundo”. Pequenino e comum ao dr. Santana, ao dr. Rio e a Portugal inteiro é um mundo que dá pena.
Mário Soares (1924-2017)

João Soares: "Tenho saudades do meu pai"

945
Mário Soares morreu a 7 de janeiro de 2017. Foi homenageado com uma cerimónia no Cemitério dos Prazeres, que contou com a presença dos filhos, Isabel e João, mas também com Costa e Marcelo.
António Costa

Costa participa em homenagem a Mário Soares

O primeiro-ministro vai participar numa cerimónia de homenagem a Mário Soares no Parlamento Europeu. O organismo decidiu atribuir o nome de Soares a uma das salas de reuniões em Bruxelas.
Parlamento Europeu

Parlamento Europeu terá sala com nome de Soares

2.458
O Parlamento Europeu vai dar o nome de Mário Soares a uma das suas salas de reuniões. A proposta foi feita pela delegação portuguesa de eurodeputados do PS e apoiada por Antonio Tajani.
Donald Trump

Manafort. Os laços a Portugal do homem de Trump

Fez uma proposta para a campanha de Soares de 1986 e esteve envolvido num negócio ruinoso do BPN. As relações com Portugal do homem de Trump que se soube esta semana ter estado sob escuta.
PS

Sobre o futuro do PS

819
Se alguém tentou renovar o PS, libertando-o de grupos e personalidades tutelares, foi, sem dúvida, António José Seguro. E por isso foi substituído numa campanha comandada por Soares, Sócrates e Costa
António Costa

Costa. "Ninguém substitui Mário Soares"

225
O secretário-geral do PS, António Costa, afirmou este domingo saber que "ninguém substitui Mário Soares no lugar que é seu na história do Portugal democrático".
Mário Soares

Uma democracia contra a vontade do PC e do MFA

737
Não podia haver uma guerra civil, mas podia haver uma matança e algumas figuras justificadamente trataram de se esconder ou de tomar precauções. Soares, com a cabeça a prémio, foi à Alameda.
Cabo Verde

Cabo Verde. Voto de pesar por Mário Soares

O parlamento de Cabo Verde aprovou, esta terça-feira, um voto de pesar e um minuto de silêncio em memória de Mário Soares, que morreu a 7 de janeiro.
Livros

A biblioteca e um jardim depois do último combate

O Observador publica o primeiro capítulo do livro "O Último Combate", do jornalista Filipe Santos Costa, que conta como foi a campanha eleitoral de Mário Soares que acabou na sua maior derrota.
Mário Soares

Merkel lamenta morte de "europeu convicto"

A chanceler alemã, Angela Merkel, apresentou as condolências a António Costa, pela morte do antigo chefe de estado Mário Soares, que lembrou como um "estadista excecional" e "europeu convicto".
Mário Soares (1924-2017)

Terra de Salazar dividida sobre avenida Soares 

374
Vários habitantes de Santa Comba Dão congratularam-se com a atribuição do nome de Mário Soares a uma avenida da cidade, enquanto outros preferiam ver prestada homenagem ao 'filho da terra' António de Oliveira Salazar.
Mário Soares (1924-2017)

Pai nosso. Da liberdade e da democracia

215
A última homenagem começou nos Jerónimos e acabou nos Prazeres. Aos filhos coube a despedida mais emocionada ao pai. Deles e da democracia. Ao som da voz de Mário Soares.
Mário Soares (1924-2017)

As consequências económicas do Dr. Soares

Por muito que desprezasse os números, Mário Soares teve o instinto necessário para fazer as melhores escolhas e, principalmente, para escolher os melhores sempre que foi necessário.
Mário Soares (1924-2017)

Dia de luto. Silêncio, aplausos e "Soares é fixe"

Houve silêncios, mas também muitos aplausos. A despedida de Soares, "o fixe", começou nas ruas de Lisboa e concentrou-se num local histórico. Amigos e antigos adversários não faltaram. Foi assim.
Mário Soares (1924-2017)

Soares. Como o país foi da revolução à democracia

138
As divergências quanto à presença de militares na Constituinte são só o início do afastamento entre PS e PCP. Como explica David Castaño neste ensaio, até novembro de 1975 muito mais os afastaria.
Mário Soares (1924-2017)

Jerónimo: "A história não se inventa nem se apaga"

121
Era o líder partidário que faltava falar. Jerónimo de Sousa sublinhou "momento de pesar e respeito pela morte" de Soares, destacando "combate contra ditadura fascista". Mas...a história não se apaga.
Mário Soares (1924-2017)

A campanha que parou o país (contada por Soares)

Em 1986, Mário Soares enfrentou Freitas do Amaral na campanha mais entusiasmante da democracia. O socialista começou com 8% e acabou Presidente. E contou tudo num livro de Maria João Avillez.
Mário Soares (1924-2017)

Aplausos e rosas amarelas: as imagens do adeus

Da saída da sua casa do Campo Grande, até à passagem do caixão para o armão da GNR frente aos Paços do Conselho para o percurso final até aos Jerónimos, entre palmas e rosas amarelas.
Mário Soares (1924-2017)

As 3h 40m e 52s mais importantes da vida de Soares

834
Em 1975, na fase mais perigosa da revolução, Soares enfrentou Cunhal na RTP e denunciou as tentações totalitárias do PCP. Miguel Pinheiro lembra um debate inesquecível. "Olhe que não"? Olhe que sim.
Mário Soares (1924-2017)

O papel de Mário Soares na descolonização

2.376
Soares foi um dos principais responsáveis pela descolonização ou foi ultrapassado pelos militares do MFA? Na biografia "Mário Soares - Uma Vida", Joaquim Vieira dedica um capítulo à polémica.
Mário Soares (1924-2017)

Costa explica ausência: "Não foi decisão pessoal"

366
António Costa insiste que decisão de não interromper viagem à Índia para as cerimónias fúnebres não foi "decisão pessoal". Se fosse, preferia estar "onde todos os amigos de Mário Soares querem estar".
Mário Soares (1924-2017)

"O grande português". As capas dos jornais lá fora

O último adeus a Mário Soares enche as capas dos jornais portugueses deste domingo mas também chegou às capas dos jornais estrangeiros. Espanha, França, Brasil e também Angola assinalam a data.
Mário Soares (1924-2017)

Soares. Pai fundador e enfant terrible

537
De Mário Soares pode dizer-se que foi o maior político do seu tempo, como de outros se pode dizer que foram o maior escritor ou o maior pintor. Um ensaio de Rui Ramos.
Mário Soares (1924-2017)

Milhares no adeus. "Era o que ele gostaria de ver" - como aconteceu

139
PS abriu as portas da sede para homenagear o fundador do partido. Passos escreveu condolências. Câmara de Lisboa espalhou 500 cartazes. Santos Silva interrompe viagem para funeral. Todas as reações.
Mário Soares (1924-2017)

A vida de Mário Soares em 6 capítulos

Da infância, passando pelos 32 anos de combate ao Estado Novo, ao seu papel na construção da Democracia e na integração de Portugal na União Europeia, recordando o Presidente 'fixe' e os anos finais.
Mário Soares (1924-2017)

Mário Soares, o lutador

405
Maria João Avillez lembra as lutas, as vitórias, as derrotas, os apetites, os gostos, os gozos, as amizades e as confidências de um homem que reconciliou, juntou e reuniu Portugal.
Mário Soares (1924-2017)

PS "sofre a maior das perdas imagináveis"

PS divulga comunicado no site do partido onde destaca a perda do "pai da Liberdade e da Democracia" e diz estar a sofrer "a maior das perdas imagináveis". Ana Catarina Mendes leu texto emocionada.
Mário Soares (1924-2017)

Guterres lembra "o homem livre"

António Guterres lembrou que "o apego à liberdade e à democracia" de Mário Soares leva o seu legado a ultrapassar, em muito, as fronteiras de Portugal.
Mário Soares (1924-2017)

PCP, sem Jerónimo, lembra "divergências profundas"

PCP reagiu à morte de Soares pela voz de José Capucho, membro do secretariado, que destacou passado "anti-fascista" mas também "divergências profundas". Jerónimo só falará no velório.
Mário Soares (1924-2017)

1924. Como era a vida no ano em que Soares nasceu

Quando Mário Soares nasceu, durante a Primeira República, os passes dos transportes em Lisboa davam polémica, a noite era de boémia e na Rússia chorava-se a morte de Lenine.
Mário Soares (1924-2017)

Costa decreta três dias de luto, mas falha funeral

450
O primeiro-ministro não vai interromper a visita de seis à Índia para participar no funeral de Mário Soares. Ministro dos Negócios Estrangeiros diz que Soares ficaria contente com a decisão.
Mário Soares (1924-2017)

Soares teve "papel fundador" na democracia

Assunção Cristas recorda que o CDS teve "grandes divergências políticas" com o histórico socialista, mas não esquece o “papel fundador” de Mário Soares na democracia portuguesa.
Mário Soares (1924-2017)

Bloco recorda luta de Soares contra a troika

480
Catarina Martins destacou o papel de Mário Soares na luta pela defesa dos interesses do país. "Ao longo da sua vida, Mário Soares foi contraditório e frontal nas lutas que escolheu", escreve o Bloco.
Mário Soares (1924-2017)

"Impossível fazer História de Portugal sem Soares"

227
Passos Coelho e Mário Soares cruzaram-se muitas vezes nos últimos 35 anos. Sempre com "cordialidade", mas também "discordando com veemência". O líder do PSD fala de um "dia triste".
Mário Soares (1924-2017)

Morte de Soares é noticia em todo o mundo

Os principais jornais espanhóis reagiram poucos minutos depois da comunicação social portuguesa noticiar a morte de Mário Soares, fazendo dessa informação a manchete dos respetivos sites
Mário Soares (1924-2017)

Marcelo lembra legado de Mário Soares

241
O Presidente da República recordou o legado de Mário Soares na luta pela democracia e deixou uma garantia: "Nunca desistiremos, tal como Mário Soares nunca desistiu de um mundo livre".
Mário Soares (1924-2017)

Mário Soares. 64 fotos de uma vida cheia

1.219
Nasceu numa família anti-salazarista e teve uns pais "fabulosos". Perseguido pelo Estado Novo, chegou triunfante de Paris depois do 25 de Abril para se tornar um dos fundadores da democracia.
Mário Soares (1924-2017)

"É a vitória da liberdade!" 45 frases marcantes

320
O antigo chefe de Estado morreu este sábado aos 92 anos. Teve uma vida longa e repleta de lutas políticas. Para a História ficam frases mais ou menos polémicas - mas todas marcantes.
Mário Soares (1924-2017)

E depois da Presidência? Mais política, claro

Últimos anos. Soares podia ter saído da Presidência da República para a reforma. Mas não: ainda teve mais duas décadas na política, com vitórias e derrotas. Prova de que só sabia viver a lutar.
Mário Soares (1924-2017)

"Soares é fixe!" Os anos em Belém

Presidência. A aventura presidencial de Mário Soares começou com 5% nas sondagens e terminou com uma reeleição de 70,35%, com o PS no Governo e com um sucessor socialista em Belém. Nada mal.
Mário Soares (1924-2017)

A luta pela Europa

Europa. Desde os anos 60 que Soares defendia a vocação europeia de Portugal. O líder socialista esteve no pedido de adesão e na assinatura do tratado que permitiu a entrada de Portugal na então CEE.
Mário Soares (1924-2017)

O feroz combate contra o PCP

192
Revolução. Mário Soares foi essencial na definição da alma do novo regime democrático, resistindo às tentações comunistas e à tendência presidencialista.
Mário Soares (1924-2017)

Os 32 anos de combate ao Estado Novo

Estado Novo. Foi preso e exilado, perseguido e derrotado. Soares combateu o regime de todas as formas: esteve no PCP, apoiou Delgado, escreveu livros e, em 1973, percebendo o que aí vinha, fundou o PS
Mário Soares (1924-2017)

43 amigos, aliados (e inimigos) de Mário Soares

116
Soares fez – e perdeu – muitos amigos. Na maior parte dos casos amizade confundiu-se com proximidade política. Se uma levava à outra, quase sempre a opção por novos caminhos originou ruturas pessoais.
Mário Soares (1924-2017)

Morreu Mário Soares. O adeus chegou aos 92 anos - como aconteceu

3.645
Mário Soares, 92 anos, morreu hoje. O Governo decretou três dias de luto nacional. O velório será no Mosteiro dos Jerónimos e o funeral, com honras de Estado, está marcado para as 15h30 desta terça.
Mário Soares (1924-2017)

O que conta são os melhores anos de Mário Soares

863
Não há forma de imaginar o Portugal livre e democrático sem o associar aos combates mais importantes de Mário Soares. É isso que lhe devemos, e é imenso. E é por essas lutas que a História o celebrará
Pedro Passos Coelho

A única questão que interessa sobre Passos Coelho

2.198
A conversa da substituição de Passos é totalmente ociosa. O PSD não tem ninguém melhor para o lugar, nem melhor estratégia para enfrentar o actual governo. Não devia ser assim? Mas é assim que é.
Mário Soares

Estado de saúde de Soares mantém-se estável

O antigo Presidente da República mantém-se em coma profundo, mas com "parâmetros vitais com níveis normais". O Hospital da Cruz Vermelha e a família decidiram suspender boletins clínicos diários.
Mário Soares

Soares está "relativamente melhor do que ontem"

173
O estado de saúde de Mário Soares está estabilizado, "relativamente melhor" do que ontem. A informação foi avançada pelo porta-voz do Hospital da Cruz Vermelha.
Mário Soares

"Loucura de tentar prolongar vida não será feita"

343
À chegada ao Hospital da Cruz Vermelha, Eduardo Barroso, médico e sobrinho de Mário Soares, garantiu que "a decisão está tomada" e que "aquela loucura de tentar prolongar a vida não vai ser feita".
Mário Soares

José Sócrates visitou Mário Soares

120
O ex-primeiro-ministro esteve, esta quinta-feira, no Hospital da Cruz Vermelha onde está internado Mário Soares, desde dia 13, em coma profundo.
Mário Soares

Estado de saúde de Mário Soares agravou-se

410
Mário Soares continua em coma profundo, e o seu estado de saúde tem registado um "progressivo agravamento". A informação foi dada esta manhã pelo porta-voz do Hospital da Cruz Vermelha, José Barata.
Mário Soares

Alegre. "Não se pode mutilar" a vida de Soares

258
Manuel Alegre esteve esta quarta-feira no Hospital da Cruz Vermelha para visitar o antigo Presidente da República, o "principal construtor" da democracia portuguesa.
Mário Soares

Mário Soares. Prognóstico continua muito reservado

"Não houve alterações substanciais" no estado de saúde de Soares, que continua com prognóstico muito reservado. A informação foi avançada esta quarta-feira por porta-voz do Hospital da Cruz Vermelha.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Detalhes da assinatura

Acesso ilimitado a todos os artigos do Observador, na Web e nas Apps, até três dispositivos.

E tenha acesso a

  • Assinatura - Aceda aos dados da sua assinatura
  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Inicie a sessão

Ou registe-se

Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)