Mário Soares
Mário Soares

Fundação Mário Soares "está viva" e vai continuar

2349
Durante a cerimónia de entrega de um prémio, Isabel Soares fez questão de sublinhar que a instituição "está viva, ao contrário do que dizem alguns arautos da desgraça".
Mário Soares (1924-2017)

Costa evoca "valores europeus" de Soares

862
No dia em que Mário Soares faria 95 anos, António Costa destaca o carácter "indomado e indomável", a coragem, a inteligência e "a resistência à privação da liberdade" do socialista.
Prémios e Galardões

Pedro Gomes ganha Prémio Fundação Mário Soares 

A investigação de Pedro Miguel Marques Gomes, foi esta terça-feira distinguida com o Prémio Fundação Mário Soares. A obra resulta da dissertação de doutoramento em História do vencedor.
Fact Check

Fact Check. Soares "foi o maior corrupto do país?"

1349
Artigo partilhado para promover petição contra transladação de Mário Soares para o Panteão afirma que Soares foi o maior corrupto de Portugal. Mas sem justificação. Imagem e título não correspondem.
Literatura

"Alma", de Manuel Alegre, com prefácio de Soares

241
Uma nova edição do romance "Alma", de Manuel Alegre, é publicada na terça, com um prefácio de Mário Soares, que o aponta com "um grande romance de genuína ficção, criativo, original, transfigurado".
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo lembra Soares 2 anos após a sua morte

2626
O presidente da República lembrou o antigo Presidente da República Mário Soares, dois anos após a sua morte, destacando "os valores de vida de Mário Soares", como estadista e homem da cultura.
Panteão Nacional

Marcelo defende Panteão para Sá Carneiro e Soares

450
O Presidente da República considerou que tanto Francisco Sá Carneiro como Mário Soares merecem honras de Panteão Nacional, como "pais da democracia portuguesa".
Panteão Nacional

O papelão nacional /premium

906
Pensando melhor, é absurdo reservar o Panteão aos mortos. Se eu mandasse, bênção de que a nação não usufrui, o Panteão seria o destino imediato dos vivos que revelassem indícios de dimensão épica.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo inaugura avenida Mário Soares em Bragança

420
O Presidente da República inaugurou este sábado, em Bragança, uma avenida com o nome de Mário Soares que espera seja inspiradora para novos projetos empresariais na cidade transmontana.
Mário Soares

PS e PSD pedem Panteão Nacional para Mário Soares

1220
Os líderes parlamentares do PSD, Fernando Negrão, e do PS, Carlos César, assinam um projeto de resolução para que sejam concedidas honras de Panteão Nacional a Mário Soares.
Congresso do PS

As 22 frases que entusiasmaram o congresso do PS /premium

Há recados aos (eventuais) sucessores, elogios ao líder e referências mais ou menos explícitas ao passado do PS. Também há pedidos de maioria absoluta. São as 22 frases do 22.º Congresso do PS.
Política

Marcelo agradece a Soares pela liberdade de todos

1793
A inauguração do Jardim Mário Soares ficou hoje marcada pelas homenagens do primeiro-ministro e do chefe do Estado ao antigo Presidente da República.
Lisboa

Jardim Mário Soares inaugurado no Campo Grande

579
O Jardim Mário Soares, na zona sul do Jardim do Campo Grande, em Lisboa, será inaugurado esta quarta-feira, depois de uma intervenção de fundo orçada em 1,2 milhões de euros.
Câmara Municipal Lisboa

Mário Soares dá nome ao Jardim do Campo Grande

7909
O Jardim do Campo Grande vai chamar-se Jardim Mário Soares em homenagem "a um dos pais fundadores da nossa democracia", disse Fernando Medina em entrevista ao DN.
Política

Soares vs Freitas. Os momentos decisivos do duelo

A paulada a Mário Soares, os debates televisivos e a derrota de Freitas do Amaral. As presidenciais de 1986 estão agora a ser recordadas na série da RTP. Veja os momentos mais vibrantes da campanha.
Política

Soares vs Freitas. Os momentos decisivos do duelo

A paulada a Mário Soares, os debates televisivos e a derrota de Freitas do Amaral. As presidenciais de 1986 estão agora a ser recordadas na série da RTP. Veja os momentos mais vibrantes da campanha.
Mário Soares

Obras Completas de Mário Soares publicadas em 2018

138
A Imprensa Nacional-Casa da Moeda vai iniciar este ano a publicação das Obras Completas de Mário Soares, sendo publicados em 2018 os dois primeiros volumes.
Mário Soares

Costa: Soares "odiava a Europa dos tecnocratas"

O primeiro-ministro realçou, em Bruxelas, a "militância europeia" de Mário Soares, que "via na Europa unida uma das mais admiráveis construções políticas e morais da história humana".
António Costa

Costa em Bruxelas para homenagem a Mário Soares

113
António Costa tem uma agenda preenchida em Bruxelas, com passagem por quatro instituições da União Europeia. O Parlamento vai ter uma sala com o nome de Mário Soares numa homenagem pelo seu percurso.
Congresso do PSD

Santana, Rio, Soares e outras notas de rodapé

1423
A proximidade às mesas dos restaurantes onde se distribuem prebendas do Estado não equivale a “ter mundo”. Pequenino e comum ao dr. Santana, ao dr. Rio e a Portugal inteiro é um mundo que dá pena.
Mário Soares (1924-2017)

João Soares: "Tenho saudades do meu pai"

945
Mário Soares morreu a 7 de janeiro de 2017. Foi homenageado com uma cerimónia no Cemitério dos Prazeres, que contou com a presença dos filhos, Isabel e João, mas também com Costa e Marcelo.
António Costa

Costa participa em homenagem a Mário Soares

O primeiro-ministro vai participar numa cerimónia de homenagem a Mário Soares no Parlamento Europeu. O organismo decidiu atribuir o nome de Soares a uma das salas de reuniões em Bruxelas.
Parlamento Europeu

Parlamento Europeu terá sala com nome de Soares

2458
O Parlamento Europeu vai dar o nome de Mário Soares a uma das suas salas de reuniões. A proposta foi feita pela delegação portuguesa de eurodeputados do PS e apoiada por Antonio Tajani.
Donald Trump

Manafort. Os laços a Portugal do homem de Trump

Fez uma proposta para a campanha de Soares de 1986 e esteve envolvido num negócio ruinoso do BPN. As relações com Portugal do homem de Trump que se soube esta semana ter estado sob escuta.
PS

Sobre o futuro do PS

819
Se alguém tentou renovar o PS, libertando-o de grupos e personalidades tutelares, foi, sem dúvida, António José Seguro. E por isso foi substituído numa campanha comandada por Soares, Sócrates e Costa
António Costa

Costa. "Ninguém substitui Mário Soares"

224
O secretário-geral do PS, António Costa, afirmou este domingo saber que "ninguém substitui Mário Soares no lugar que é seu na história do Portugal democrático".
Mário Soares

Uma democracia contra a vontade do PC e do MFA

733
Não podia haver uma guerra civil, mas podia haver uma matança e algumas figuras justificadamente trataram de se esconder ou de tomar precauções. Soares, com a cabeça a prémio, foi à Alameda.
Cabo Verde

Cabo Verde. Voto de pesar por Mário Soares

O parlamento de Cabo Verde aprovou, esta terça-feira, um voto de pesar e um minuto de silêncio em memória de Mário Soares, que morreu a 7 de janeiro.
Livros

A biblioteca e um jardim depois do último combate

O Observador publica o primeiro capítulo do livro "O Último Combate", do jornalista Filipe Santos Costa, que conta como foi a campanha eleitoral de Mário Soares que acabou na sua maior derrota.
Mário Soares

Merkel lamenta morte de "europeu convicto"

A chanceler alemã, Angela Merkel, apresentou as condolências a António Costa, pela morte do antigo chefe de estado Mário Soares, que lembrou como um "estadista excecional" e "europeu convicto".
Mário Soares (1924-2017)

Terra de Salazar dividida sobre avenida Soares 

372
Vários habitantes de Santa Comba Dão congratularam-se com a atribuição do nome de Mário Soares a uma avenida da cidade, enquanto outros preferiam ver prestada homenagem ao 'filho da terra' António de Oliveira Salazar.
Mário Soares (1924-2017)

Pai nosso. Da liberdade e da democracia

214
A última homenagem começou nos Jerónimos e acabou nos Prazeres. Aos filhos coube a despedida mais emocionada ao pai. Deles e da democracia. Ao som da voz de Mário Soares.
Mário Soares (1924-2017)

As consequências económicas do Dr. Soares

Por muito que desprezasse os números, Mário Soares teve o instinto necessário para fazer as melhores escolhas e, principalmente, para escolher os melhores sempre que foi necessário.
Mário Soares (1924-2017)

Dia de luto. Silêncio, aplausos e "Soares é fixe"

Houve silêncios, mas também muitos aplausos. A despedida de Soares, "o fixe", começou nas ruas de Lisboa e concentrou-se num local histórico. Amigos e antigos adversários não faltaram. Foi assim.
Mário Soares (1924-2017)

Soares. Como o país foi da revolução à democracia

138
As divergências quanto à presença de militares na Constituinte são só o início do afastamento entre PS e PCP. Como explica David Castaño neste ensaio, até novembro de 1975 muito mais os afastaria.
Mário Soares (1924-2017)

Jerónimo: "A história não se inventa nem se apaga"

118
Era o líder partidário que faltava falar. Jerónimo de Sousa sublinhou "momento de pesar e respeito pela morte" de Soares, destacando "combate contra ditadura fascista". Mas...a história não se apaga.
Mário Soares (1924-2017)

Como Soares lembrou a campanha contra Freitas /premium

Em 1986, Mário Soares enfrentou Freitas do Amaral na campanha mais entusiasmante da democracia. O socialista começou com 8% e acabou Presidente. E contou tudo num livro de Maria João Avillez.
Mário Soares (1924-2017)

Aplausos e rosas amarelas: as imagens do adeus

Da saída da sua casa do Campo Grande, até à passagem do caixão para o armão da GNR frente aos Paços do Conselho para o percurso final até aos Jerónimos, entre palmas e rosas amarelas.
Mário Soares (1924-2017)

As 3h 40m e 52s mais importantes da vida de Soares

829
Em 1975, na fase mais perigosa da revolução, Soares enfrentou Cunhal na RTP e denunciou as tentações totalitárias do PCP. Miguel Pinheiro lembra um debate inesquecível. "Olhe que não"? Olhe que sim.
Mário Soares (1924-2017)

O papel de Mário Soares na descolonização

2368
Soares foi um dos principais responsáveis pela descolonização ou foi ultrapassado pelos militares do MFA? Na biografia "Mário Soares - Uma Vida", Joaquim Vieira dedica um capítulo à polémica.
Mário Soares (1924-2017)

Costa explica ausência: "Não foi decisão pessoal"

365
António Costa insiste que decisão de não interromper viagem à Índia para as cerimónias fúnebres não foi "decisão pessoal". Se fosse, preferia estar "onde todos os amigos de Mário Soares querem estar".
Mário Soares (1924-2017)

"O grande português". As capas dos jornais lá fora

O último adeus a Mário Soares enche as capas dos jornais portugueses deste domingo mas também chegou às capas dos jornais estrangeiros. Espanha, França, Brasil e também Angola assinalam a data.
Mário Soares (1924-2017)

Soares. Pai fundador e enfant terrible

531
De Mário Soares pode dizer-se que foi o maior político do seu tempo, como de outros se pode dizer que foram o maior escritor ou o maior pintor. Um ensaio de Rui Ramos.
Mário Soares (1924-2017)

Milhares no adeus. "Era o que ele gostaria de ver" - como aconteceu

137
PS abriu as portas da sede para homenagear o fundador do partido. Passos escreveu condolências. Câmara de Lisboa espalhou 500 cartazes. Santos Silva interrompe viagem para funeral. Todas as reações.
Mário Soares (1924-2017)

A vida de Mário Soares em 6 capítulos

Da infância, passando pelos 32 anos de combate ao Estado Novo, ao seu papel na construção da Democracia e na integração de Portugal na União Europeia, recordando o Presidente 'fixe' e os anos finais.
Mário Soares (1924-2017)

Mário Soares, o lutador

403
Maria João Avillez lembra as lutas, as vitórias, as derrotas, os apetites, os gostos, os gozos, as amizades e as confidências de um homem que reconciliou, juntou e reuniu Portugal.
Mário Soares (1924-2017)

PS "sofre a maior das perdas imagináveis"

PS divulga comunicado no site do partido onde destaca a perda do "pai da Liberdade e da Democracia" e diz estar a sofrer "a maior das perdas imagináveis". Ana Catarina Mendes leu texto emocionada.
Mário Soares (1924-2017)

Guterres lembra "o homem livre"

António Guterres lembrou que "o apego à liberdade e à democracia" de Mário Soares leva o seu legado a ultrapassar, em muito, as fronteiras de Portugal.
Mário Soares (1924-2017)

PCP, sem Jerónimo, lembra "divergências profundas"

PCP reagiu à morte de Soares pela voz de José Capucho, membro do secretariado, que destacou passado "anti-fascista" mas também "divergências profundas". Jerónimo só falará no velório.
Mário Soares (1924-2017)

1924. Como era a vida no ano em que Soares nasceu

Quando Mário Soares nasceu, durante a Primeira República, os passes dos transportes em Lisboa davam polémica, a noite era de boémia e na Rússia chorava-se a morte de Lenine.
Mário Soares (1924-2017)

Costa decreta três dias de luto, mas falha funeral

449
O primeiro-ministro não vai interromper a visita de seis à Índia para participar no funeral de Mário Soares. Ministro dos Negócios Estrangeiros diz que Soares ficaria contente com a decisão.
Mário Soares (1924-2017)

Soares teve "papel fundador" na democracia

Assunção Cristas recorda que o CDS teve "grandes divergências políticas" com o histórico socialista, mas não esquece o “papel fundador” de Mário Soares na democracia portuguesa.
Mário Soares (1924-2017)

Bloco recorda luta de Soares contra a troika

479
Catarina Martins destacou o papel de Mário Soares na luta pela defesa dos interesses do país. "Ao longo da sua vida, Mário Soares foi contraditório e frontal nas lutas que escolheu", escreve o Bloco.
Mário Soares (1924-2017)

"Impossível fazer História de Portugal sem Soares"

225
Passos Coelho e Mário Soares cruzaram-se muitas vezes nos últimos 35 anos. Sempre com "cordialidade", mas também "discordando com veemência". O líder do PSD fala de um "dia triste".
Mário Soares (1924-2017)

Morte de Soares é noticia em todo o mundo

Os principais jornais espanhóis reagiram poucos minutos depois da comunicação social portuguesa noticiar a morte de Mário Soares, fazendo dessa informação a manchete dos respetivos sites
Mário Soares (1924-2017)

Marcelo lembra legado de Mário Soares

240
O Presidente da República recordou o legado de Mário Soares na luta pela democracia e deixou uma garantia: "Nunca desistiremos, tal como Mário Soares nunca desistiu de um mundo livre".
Mário Soares (1924-2017)

Mário Soares. 64 fotos de uma vida cheia /premium

1212
Nasceu numa família anti-salazarista e teve uns pais "fabulosos". Perseguido pelo Estado Novo, chegou triunfante de Paris depois do 25 de Abril para se tornar um dos fundadores da democracia.
Mário Soares (1924-2017)

"É a vitória da liberdade!" 45 frases marcantes

319
O antigo chefe de Estado morreu este sábado aos 92 anos. Teve uma vida longa e repleta de lutas políticas. Para a História ficam frases mais ou menos polémicas - mas todas marcantes.
Mário Soares (1924-2017)

E depois da Presidência? Mais política, claro

Últimos anos. Soares podia ter saído da Presidência da República para a reforma. Mas não: ainda teve mais duas décadas na política, com vitórias e derrotas. Prova de que só sabia viver a lutar.
Mário Soares (1924-2017)

"Soares é fixe!" Os anos em Belém

Presidência. A aventura presidencial de Mário Soares começou com 5% nas sondagens e terminou com uma reeleição de 70,35%, com o PS no Governo e com um sucessor socialista em Belém. Nada mal.
Mário Soares (1924-2017)

A luta pela Europa

Europa. Desde os anos 60 que Soares defendia a vocação europeia de Portugal. O líder socialista esteve no pedido de adesão e na assinatura do tratado que permitiu a entrada de Portugal na então CEE.
Mário Soares (1924-2017)

O feroz combate contra o PCP

192
Revolução. Mário Soares foi essencial na definição da alma do novo regime democrático, resistindo às tentações comunistas e à tendência presidencialista.
Mário Soares (1924-2017)

Os 32 anos de combate ao Estado Novo

Estado Novo. Foi preso e exilado, perseguido e derrotado. Soares combateu o regime de todas as formas: esteve no PCP, apoiou Delgado, escreveu livros e, em 1973, percebendo o que aí vinha, fundou o PS
Mário Soares (1924-2017)

43 amigos, aliados (e inimigos) de Mário Soares

111
Soares fez – e perdeu – muitos amigos. Na maior parte dos casos amizade confundiu-se com proximidade política. Se uma levava à outra, quase sempre a opção por novos caminhos originou ruturas pessoais.
Mário Soares (1924-2017)

Morreu Mário Soares. O adeus chegou aos 92 anos - como aconteceu

3643
Mário Soares, 92 anos, morreu hoje. O Governo decretou três dias de luto nacional. O velório será no Mosteiro dos Jerónimos e o funeral, com honras de Estado, está marcado para as 15h30 desta terça.
Mário Soares (1924-2017)

O que conta são os melhores anos de Mário Soares

863
Não há forma de imaginar o Portugal livre e democrático sem o associar aos combates mais importantes de Mário Soares. É isso que lhe devemos, e é imenso. E é por essas lutas que a História o celebrará
Pedro Passos Coelho

A única questão que interessa sobre Passos Coelho

2195
A conversa da substituição de Passos é totalmente ociosa. O PSD não tem ninguém melhor para o lugar, nem melhor estratégia para enfrentar o actual governo. Não devia ser assim? Mas é assim que é.
Mário Soares

Estado de saúde de Soares mantém-se estável

O antigo Presidente da República mantém-se em coma profundo, mas com "parâmetros vitais com níveis normais". O Hospital da Cruz Vermelha e a família decidiram suspender boletins clínicos diários.
Mário Soares

Soares está "relativamente melhor do que ontem"

173
O estado de saúde de Mário Soares está estabilizado, "relativamente melhor" do que ontem. A informação foi avançada pelo porta-voz do Hospital da Cruz Vermelha.
Mário Soares

"Loucura de tentar prolongar vida não será feita"

343
À chegada ao Hospital da Cruz Vermelha, Eduardo Barroso, médico e sobrinho de Mário Soares, garantiu que "a decisão está tomada" e que "aquela loucura de tentar prolongar a vida não vai ser feita".
Mário Soares

José Sócrates visitou Mário Soares

120
O ex-primeiro-ministro esteve, esta quinta-feira, no Hospital da Cruz Vermelha onde está internado Mário Soares, desde dia 13, em coma profundo.
Mário Soares

Estado de saúde de Mário Soares agravou-se

410
Mário Soares continua em coma profundo, e o seu estado de saúde tem registado um "progressivo agravamento". A informação foi dada esta manhã pelo porta-voz do Hospital da Cruz Vermelha, José Barata.
Mário Soares

Alegre. "Não se pode mutilar" a vida de Soares

258
Manuel Alegre esteve esta quarta-feira no Hospital da Cruz Vermelha para visitar o antigo Presidente da República, o "principal construtor" da democracia portuguesa.
Mário Soares

Mário Soares. Prognóstico continua muito reservado

"Não houve alterações substanciais" no estado de saúde de Soares, que continua com prognóstico muito reservado. A informação foi avançada esta quarta-feira por porta-voz do Hospital da Cruz Vermelha.
Mário Soares

Mário Soares mantém-se em coma profundo

Ex-presidente continua em coma profundo e o seu estado de saúde é muito crítico. Estado de saúde do histórico socialista continua a agravar-se, diz o Hospital.
Mário Soares

Meu Caro Mário Soares, muito obrigado

1529
O senhor foi sempre um homem livre. Na minha opinião esteve muitas vezes errado. Mas foi sempre livre. Sempre admirei isso em si. E só os homens livres lutam pela liberdade com todas as suas forças.
Mário Soares

Mário Soares está em "coma profundo"

302
Antigo Presidente da República está em coma profundo, segundo o boletim clínico lido pelo porta-voz do Hospital da Cruz Vermelha, à hora de almoço desta segunda-feira.
Mário Soares

Mário Soares piorou, está em estado muito crítico

398
Mário Soares continua em estado muito crítico. Hospital fala em regressão do estado de consciência "muito significativa e preocupante". Sobrinho Eduardo Barroso diz que o problema não é físico.
Mário Soares

Mário Soares em "estado crítico"

317
Mário Soares continua nos cuidados intensivos e o seu estado de saúde é "crítico". Prognóstico passou a ser "muito reservado".
Mário Soares

Mário Soares já saiu dos cuidados intensivos

O antigo Presidente da República português Mário Soares foi transferido dos Cuidados Intensivos para a "unidade de internamento em regime reservado" do Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa.
Mário Soares

Mário Soares vai sair dos Cuidados Intensivos

137
O ex-Presidente da República vai ser transferido dos Cuidados intensivos do Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, para a Unidade de Internamento mas vai permanecer sob vigilância.
Mário Soares

Soares mantém "evolução clínica positiva"

Antigo presidente vai continuar nos cuidados intensivos, mas equipa médica decidiu reduzir os cuidados prestados. Quadro clínico ainda inspira "muita cautela".
Mário Soares

Mário Soares está a ter "significativa melhoria"

Ex-chefe de Estado vai continuar nos Cuidados Intensivos, mas está a melhorar capacidades de comunicação e autonomia. O diagnóstico mantém-se reservado.
Mário Soares

Mário Soares está a fazer fisioterapia

O ex-Presidente vai manter-se nos Cuidados Intensivos e não vai passar o Natal a casa. Soares começou esta manhã a fazer "treino específico" para poder ir para uma enfermaria.
Mário Soares

Soares pode sair dos Cuidados Intensivos amanhã

209
O ex-Presidente da República pode vir a sair dos Cuidados Intensivos do Hospital da Cruz Vermelha esta segunda-feira, informou o porta-voz da instituição médica.
Mário Soares

Mário Soares "continua em vigilância constante"

O ex-Presidente permanece nos Cuidados Intensivos em "vigilância constante", não existindo " uma alteração significativa" em relação ao seu estado de saúde.
Mário Soares

Mário Soares já responde a perguntas

213
O antigo Presidente da República continua com uma "progressão clínica favorável". Mário Soares já está consciente e responde a perguntas, ainda que de forma "incipiente".
Mário Soares

Mário Soares apresenta "algumas melhorias"

106
O antigo Presidente da República apresenta "algumas melhorias". Porta-voz do hospital fala em "evolução do grau de consciência e mobilização espontânea". Mas ainda está insconsciente.
Mário Soares

Mário Soares já começou a reagir a estímulos

276
Mário Soares teve "uma discreta melhoria do estado de consciência". "Se ele puder recuperar, que recupere o mais rápido possível. Se não puder, que não sofra", disse Freitas do Amaral.
Mário Soares

Estado de Mário Soares registou "ligeira evolução"

2289
O estado de saúde de Mário Soares não teve "alterações significativas durante a noite", continuando inconsciente, mas a reagir a estímulos externos.
Mário Soares (1924-2017)

O mau aluno que liderava o colégio

Infância. Soares passou de criança magra e doente a líder do colégio. Nunca foi bom aluno, mas as lições privadas com três professores de elite transformaram-no num adolescente com voz na política.
Timor-Leste

Soares e Sampaio condecorados em Timor

310
Mário Soares e Jorge Sampaio vão ser condecorados com a mais alta condecoração timorense para estrangeiros. O Grande-Colar da Ordem de Timor-Leste vai ser entregue por Taur Matan Ruak a 28 de outubro.
Timor-Leste

PR timorense condecora Mário Soares em Portugal

O Presidente timorense deve aproveitar uma passagem por Portugal em outubro ou novembro, a caminho da Cimeira da CPLP no Brasil, para condecorar Mário Soares com o Grande-Colar da Ordem de Timor-Leste
Democracia

Homenagem a Mário Soares e Cavaco Silva

Disse muito bem o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa que tinha sido uma feliz coincidência a realização no mesmo dia (sábado passado) das homenagens a Cavaco Silva e Mário Soares.
Mário Soares

Mário Soares: o primeiro-ministro, 40 anos depois

618
A 23 de julho de 1976, Mário Soares tomava posse como o primeiro primeiro-ministro a ser eleito democraticamente. Este sábado, 40 anos depois, é homenageado. O Observador acompanhou a cerimónia.
Marcelo Rebelo de Sousa

Cavaco e Soares no mesmo dia? "Boa coincidência"

128
O Presidente da República disse este sábado que os seus antecessores Mário Soares e Aníbal Cavaco Silva "continuam na memória coletiva e ambos merecem ser homenageados".
Política

Tomada de posse da primeira democracia. Foi assim

646
Há quarenta anos, Mário Soares tomava posse como primeiro-ministro português. Era a primeira vez que um Governo era eleito de forma democrática. Está disponível um acervo de documentos históricos.
Mário Soares

António Costa homenageia Mário Soares

430
Primeiro-ministro homenageia hoje o líder do I Governo Constitucional, Mário Soares, por ocasião dos 40 anos da posse, numa cerimónia que deverá contar com presença de cerca de 200 personalidades.
Mário Soares

Fundação Mário Soares duplicou os prejuízos

3498
A Fundação Mário Soares registou o dobro dos prejuízos em 2015, segundo um relatório divulgado em abril. E em 2014 recebeu fundos dos antigos patrões de José Sócrates.
Lisboa

Mário Soares recebeu chave da cidade de Lisboa

414
Fernando Medina entregou ao ex-Presidente da República a chave da cidade de Lisboa, a mais alta distinção atribuída pelo município a personalidades com relevância nacional e internacional.
Mário Soares

O estranho caso do chinês na Fundação Mário Soares

2333
Ng Lap Seng é um bilionário macaense, membro do Conselho Geral Fundação Mário Soares, que foi preso nos Estados Unidos por subornos a altos funcionário da ONU. Na fundação, nunca foi visto.
Mário Soares

Mário Soares recebe diploma de deputado honorário

O ex-chefe de Estado e ex-primeiro-ministro Mário Soares vai ser o primeiro constituinte a receber o diploma de deputado honorário.
Presidenciais 2016

Os resultados das presidenciais desde 1976

292
Oito eleições, quatro Presidentes eleitos. Nesta infografia, pode recordar quem já se candidatou e os votos que tiveram desde as primeiras eleições, em 1976.
Presidenciais 2016

Presidentes de todos os portugueses. A sério?

158
É a máxima preferida de Presidentes e candidatos. Mas será que, na prática, os chefes de Estado foram equidistantes, meros moderadores? Revisitámos a história e ouvimos quem sabe à procura de resposta
Presidenciais 2016

Quem manda no Palácio de Belém?

Coordena os serviços de Belém e pode até representar o Presidente da República. É o chefe da Casa Civil do representante máximo da República e uma das figuras mais poderosas de Portugal.
Presidenciais 2016

O que prometeram eles quando tomaram posse?

Com o aproximar das eleições presidenciais vale a pena relembrar os discursos de tomada de posse dos anteriores Presidentes da República. Sabe quem disse o quê?
Presidenciais 2016

Presidenciais em duas voltas. Um remake de 1986?

Nas eleições presidenciais mais disputadas de sempre, a luta foi até à segunda volta, onde a esquerda se uniu para enfrentar um candidato possante à direita. E agora?
Presidenciais 2016

Candidatos do passado. Como eles eram, em 40 fotos

196
As primeiras presidenciais pós-25 de abril fazem agora 40 anos. Recorde as imagens que marcaram as oito campanhas e os protagonistas que ficaram para a História.
Presidenciais 2016

Eleições presidenciais em 8 takes

30 anos de Presidência da República em 8 takes. Já tivemos um Presidente militar, lutas fraticidas à esquerda e só uma vez houve eleição a duas voltas. Uma viagem pela História.
Presidenciais 2016

Sampaio foi quem mais usou o Conselho de Estado

Sampaio foi o Presidente que mais reuniu o Conselho de Estado, muito por causa de Macau. Pelo contrário, Eanes foi quem convocou os conselheiros menos vezes. Cavaco foi o mais equilibrado.
25 de Novembro

Em Novembro de 2016 falamos

1247
Há um momento algures no futuro em que o PS vai querer voltar ao centro. Não apenas para poder governar, mas também para se salvar a si mesmo.
Governo

Soares demorou 25 dias a tomar decisão

2334
Depois da moção de censura que derrubou Cavaco em 87, só houve novo Governo 144 dias depois. Pelo meio, Cavaco assinou acordo internacional para entregar Macau à China.
José Sócrates

José Sócrates e Mário Soares em almoço de amigos

639
O ex-primeiro-ministro José Sócrates vai reunir amigos para um almoço no dia 22 de novembro, na FIL (Lisboa). Mário Soares será um dos presentes.
PS

Partido Socialista: a fronteira da fronteira

328
Entre 1974 e 1976, Mário Soares demarcou o PS dos partidos à sua esquerda e colocou-o numa posição privilegiada no sistema político português. Tudo isso está agora em causa.
Legislativas 2015

Os governos mais curtos da democracia

Governos minoritários, de coligação ou de iniciativa presidencial foram os mais curtos da democracia portuguesa. O Executivo de Nobre da Costa esteve no poder 86 dias.
Legislativas 2015

Soares: Costa é "confiança e esperança"

550
Numa mensagem publicada no Ação Socialista, Soares apela a que todos se mobilizem para esclarecer as pessoas sobre a importância das eleições: Portugal precisa "urgentemente" de um novo governo.
Caso José Sócrates

Soares visitou Sócrates. "Está muito bem", disse

360
Ex-presidente socialista foi a segunda visita que José Sócrates recebeu desde que chegou ao apartamento em Lisboa, mas não teceu comentários sobre o processo. Sócrates comemora este domingo 58 anos.
Presidenciais 2016

Rangel: Mário Soares foi melhor PR do que Cavaco

Jorge Sampaio "não quis intervir", Cavaco "desfez o Governo em plena Assembleia da República" e Soares, apesar de "irritante", "puxava para que fôssemos melhores". Rangel quer um PR mais interventivo.
Caso BES

Depois de Sócrates, Soares visita Ricardo Salgado

3914
O antigo chefe de Estado é amigo de Ricardo Salgado. Por isso, assim como fez com José Sócrates, o ex-Presidente visitou o ex-banqueiro, que está em prisão domiciliária na sua casa em Cascais.
Presidenciais 2016

Socialistas confortam Sampaio da Nóvoa

A direção do PS continua sem escolher o candidato presidencial, mas Nóvoa não se pode queixar de solidão: em Sintra, teve a seu lado ex-ministros e deputados socialistas.
Maria Barroso

Aplausos marcaram último adeus a Maria Barroso

127
O funeral de Maria de Jesus Barroso ficou marcado por aplausos, poesia e emoção. Muitos políticos e cidadãos anónimos estiveram presentes na cerimónia fúnebre.
Óbito

Maria de Jesus

274
Teria ido muito longe na política não fora a partilha de vida com alguém chamado Mário Soares. Foi por outro caminho. O que nunca, em quase setenta anos de teto comum, quis dizer sombra.
Óbito

Vídeo: Maria Barroso e a poesia de Sophia

1605
A poesia era uma das muitas facetas de Maria Barroso. Atriz com a carreira interrompida pela perseguição do Estado Novo, a ex-primeira dama tinha uma estreita relação com os versos de Sophia.
Óbito

A grande mulher ao lado de um grande homem

1047
Foi Penélope, declamadora do povo, mulher, primeira-dama. A primeira dama. Morreu esta terça-feira, 7 de julho, Maria Barroso, a mulher que esteve ao lado de Mário Soares mais de 66 anos.
Óbito

Maria Barroso. Uma vida em imagens /premium

4031
Maria de Jesus Barroso foi atriz, oposicionista ao Estado Novo e, durante dez anos, mulher do Presidente da República. Uma vida longa e cheia.
Óbito

Maria de Jesus Barroso morreu

2763
A ex-primeira dama morreu hoje no Hospital da Cruz Vermelha onde estava internada. Partido Socialista está de luto pela morte da militante nº6. Cavaco já enviou condolências. Conheça mais reações.
Maria Barroso

Maria Barroso em "coma profundo irreversível"

A situação não se alterou entre domingo e segunda: o estado de Maria Barroso continua a ser muito grave. Jorge Sampaio e alguns embaixadores estiveram no Hospital da Cruz Vermelha.
Maria Barroso

António Costa preocupado com Maria Barroso

251
O secretário-geral do Partido Socialista esteve esta manhã no hospital, em Lisboa, para visitar Maria Barroso. Aos jornalistas expressou preocupação com o estado de saúde da fundadora do PS.
Maria Barroso

Estado de Maria Barroso agravou-se

144
Maria Barroso piorou nas últimas horas. O Hospital da Cruz Vermelha conta que o estado da ex-primeira-dama está "bastante" mais agravado.
Maria Barroso

Maria Barroso permanece em "estado muito crítico"

A ex-primeira dama continua no Hospital em estado crítico, depois de uma queda na quinta-feira à noite.
Maria Barroso

Maria Barroso internada em estado crítico

1187
A mulher do ex-Presidente da República Mário Soares, Maria Barroso, sofreu um traumatismo craniano agravado por um hematoma subdural. Hospital confirma "estado muito crítico".
Mário Soares

Da glória dos Jerónimos à guerra Soares-Cavaco

Junho de 1985 marcou para Portugal o início da caminhada europeia, mas ao mesmo tempo, o fim da coligação no Governo. Histórias que se confundiam nas páginas dos jornais da época.
União Europeia

O percurso acidentado de Portugal até à Europa

Foram precisos oito anos, 28 reuniões ministeriais e dezenas de encontros em Bruxelas para fechar a adesão de Portugal à CEE. Pelo meio houve a oposição de França e da Grécia e um acordo improvável.
Legislativas 2015

Os últimos avisos dos Presidentes

Os últimos discursos de Presidentes antes de legislativas têm sido marcantes: pré-avisos de demissão de Governo, apelos à renovação ou acentuar de forças de bloqueio. Esta quarta, é a vez de Cavaco.
Condecorações

Medalhas no 10 de junho. Quem as não tem?

1018
Há um Presidente que ganhou o cognome de "rei das medalhas" e há um primeiro-ministro que nunca foi condecorado enquanto tal. Viagem pelo polémico mundo das medalhas do 10 de junho.
País

Carlos Moedas: adesão à UE foi um dia marcante

O comissário europeu Carlos Moedas evocou hoje Mário Soares para afirmar que a adesão de Portugal ao espaço comum europeu "foi um dos dias mais marcantes da história portuguesa", destacando os progressos do que chamou "Europa invisível".
Presidenciais 2016

Sampaio da Nóvoa. "Vamos ou não vamos? Vamos sim!"

Nem todos conseguiram bilhete para a peça 'Sampaio da Nóvoa Presidente', e muitos tiveram de ficar à porta. Mas não faltaram ex-Presidentes, capitães de Abril, ex-ministros, e vários socialistas.
Thomas Piketty

Os magos

118
Por cá a crença em magos é fulgurante. Temos as versões domésticas: Cavaco Silva ou o ‘professor de Coimbra, meu Deus’. Temos as versões estrangeiradas: António Borges e, por estes dias, Mário Centeno
25 de Abril

Reductio ad salazarum

639
Tantos nos partidos à esquerda exigem que o bicho-papão do Estado Novo permaneça vivo e fazem do 25 de Abril currículo ou cadastro, convertido respectivamente em legitimidade ou ilegitimidade política
25 de Abril

Como os políticos (e presidenciáveis) vão festejar

Sampaio da Nóvoa desce a avenida. Paulo Morais faz debate online. Neto festeja com marinheiros. Soares e os capitães de abril não vão de novo à AR.
Legislativas 2015

Soares: Com PS no Governo, não haverá mais greves

5839
"Não haverá necessidade de mais greves de comboios ou de quaisquer outros transportes, incluindo a TAP que, com o PS, não será privatizada", escreve o histórico líder socialista em artigo de opinião.
Presidenciais 2016

Eanes vai apoiar Sampaio da Nóvoa para Belém

336
Depois de Mário Soares, Ramalho Eanes confirmou que vai apoiar o ex-reitor. Também Jorge Sampaio admite vir a fazê-lo, a seu tempo. Candidatura é anunciada dia 29, no Teatro da Trindade.
Presidenciais 2016

Sampaio da Nóvoa avançará para as presidenciais

234
Semanário Expresso avança que a candidatura deverá ser anunciada nos próximos dias 15 dias. Com apoio de Mário Soares - mas não (ainda) do PS.
Presidenciais 2016

Henrique Neto: Costa nunca apoiaria candidatura

639
O primeiro candidato à corrida a Belém deu uma entrevista onde disparou em todas as direções: desde a "interrogação" que é Costa ao "erro de casting" Cavaco Silva, o socialista não poupou ninguém.
Caso José Sócrates

Juízes dizem que Soares ameaçou Carlos Alexandre

1944
Associação Sindical dos Juízes Portugueses critica declarações de Mário Soares sobre o juiz Carlos Alexandre, entendendo que são na prática uma ameaça ao magistrado.
Eleições na Grécia

Soares teve "grande alegria" com o "amigo" Tsipras

687
Soares acredita que a vitória do Syriza vai provocar mudanças numa Europa refém da "austeridade" - mas que, acredita, já está a mudar. E diz que Passos impediu Isabel dos Santos de ficar com a PT.
Caso José Sócrates

Soares: Por Sócrates "ainda me vou bater"

433
Ex-Presidente da República diz que numa altura em que "não há democracia em Portugal", vai continuar a bater-se contra a "infâmia" contra José Sócrates.
Caso José Sócrates

Manipulação ou direito? Soares quer Cavaco a falar

377
Do lado do Ministério Público, acredita-se que as declarações de Sócrates são uma tentativa de manipular a investigação. Do lado de Sócrates, que é um direito. Soares pede intervenção de Cavaco.
Caso José Sócrates

Costa: "É importante deixar a justiça funcionar"

502
António Costa pediu igualdade no tratamento pela justiça, mas não respondeu se acredita na inocência do ex-primeiro-ministro. Já Mário Soares repetiu a certeza de que não há razões para a prisão.
Mário Soares

Salgado doou 570 mil euros à Fundação Mário Soares

7938
O BES foi o principal financiador da Fundação Mário Soares, doando dinheiro a esta instituição como forma de mecenato. Última doação ocorreu em 2013 e teve o valor de 300 mil euros.
Caso José Sócrates

Sócrates: "Mas que gente é esta, Mário Soares?"

812
José Sócrates escreveu a Mário Soares nos seus 90 anos e o antigo Presidente da República respondeu-lhe no Natal. Soares disse ao primeiro-ministro detido que cada vez o admira mais.
Lisboa

Costa dá a chave da cidade a Mário Soares

733
Mário Soares, "um dos grandes lisboetas do nosso tempo", celebrou recentemente o 90º aniversário e o presente da cidade de Lisboa é a sua chave.
Mário Soares

Crónica de Natal (1): Soares e eu

Conheci-o por volta de 1984, era ele primeiro-ministro de Portugal. Organizara a Câmara de Comércio Portugal-Moçambique, recém-criada, um almoço, sendo que ele era o convidado de honra.
Mário Soares

"Quisemos sempre todos a mesma coisa: liberdade"

648
Amigos ou não amigos, nos seus 90 anos, Soares não fez distinções. Agradeceu a todos a presença e sentou-se rodeado de apoiantes e rivais. Fernando Henrique Cardoso chamou-lhe "rei dos portugueses".
Mário Soares

A coerência de Mário Soares

1052
Custa talvez a reconhecer que o Mário Soares da Fonte Luminosa em 1975 é o mesmo da prisão de Évora em 2014. Mas é. Ele não mudou. E vai entrar na história com tudo isso.
PS

Uma vida em imagens

Encontros com líderes mundiais, campanhas e momentos de Estado marcaram os 90 anos da vida do histórico socialista.
Mário Soares (1924-2017)

As 10 grandes decisões políticas da vida de Soares

831
Numa vida preenchida de combates políticos, recorde as dez grandes decisões de Mário Soares.
Mário Soares

Soares: "O país está de cócoras"

Soares, que no domingo faz 90 anos, discursou este sábado no congresso da JS e disse que tudo o que fez na vida foi pela democracia.
Mário Soares

Fernando Henrique Cardoso discursa sobre Soares

O ex-Presidente brasileiro vem a Lisboa de propósito para homenagear Soares. Festa dos 90 anos junta 275 pessoas na antiga FIL. Seguro não vai.
Mário Soares

Costa espera "pressão crítica" do antigo PR

O secretário-geral do PS espera no exercício do seu mandato "uma pressão crítica" de Soares e afirma que a fasquia em que se colocou perante o fundador do partido "é muito exigente".
Pessoas

Freitas: Soares foi "líder magnânimo"

Freitas do Amaral lembr Soares como o "adversário muito difícil" que o exercício do poder torna "um homem tolerante", e que lhe enviou flores no dia seguinte a tê-lo derrotado em 1986.
A página está a demorar muito tempo.