David Bowie

Bowie em 15 frases: “Freud ia adorar conhecer-me”

2.636

Conseguia ser inspirador, divertido e desconcertante. Falando sobre a sua música ou sobre si próprio, em entrevistas ou declarações, deixou várias frases definitivas. Mostramos-lhe algumas.

Getty Images

Tinham passado poucos dias desde o lançamento do seu último álbum, “Blackstar”: David Bowie morreu no domingo, 18 meses depois de lhe ter sido diagnosticado um cancro. Ao longo de uma carreira de décadas, deu centenas de entrevistas e fez milhares de declarações — umas inspiradoras, outras divertidas. Em maio de 2015 foi publicado o livro Bowie on Bowie, organizado por Sean Egan, que reúne várias citações do músico. O Daily Telegraph juntou algumas — a que se podem juntar muitas outras.

Bowie sobre si próprio…

1. “Há muita gente que parece querer ser imortal… Andamos atrás de quê, exatamente? Quem é que quer arrastar-se, velho e decadente, até ter 90 anos? Só por uma questão de ego? Eu seguramente não quero.”

2. “É verdade — sou bisexual. Foi a melhor coisa que me aconteceu. E é muito divertido, também.”

3. As pessoas poderiam pensar que uma estrela rock casar-se com uma supermodelo seria uma das melhores coisas do mundo. E, de facto, é.” [Sobre o seu casamento com Iman]

4. “O melhor conselho que me podiam ter dado aos 18 anos? Não te metas em drogas.”

5. “Hoje em dia, mais do que nunca, sinto-me um animal social, coisa que a dada altura não era… Às vezes estou tão feliz que deprimo as pessoas.”

6. “À medida que envelhecemos, as perguntas resumem-se a duas ou três. Quanto tempo mais? E o que é que eu vou fazer com o tempo que me resta?”

7. “Sigmund Freud ia adorar conhecer-me.”

… E sobre a música

8. “Fiz alguns álbuns fabulosos. Tenho que ser honesto. Adoro-os. Adoro as coisas que fiz.”

9. “Falar sobre arte é como dançar sobre arquitectura.”

10. “Sou uma estrela instantânea; basta adicionar água.”

11. “Aquilo que mais adoro na música são as coisas que começam nas franjas.”

12. “Já nem sei quantas vezes é que alguém veio ter comigo e disse: ‘Hey, vamos dançar!’ Eu odeio dançar. Meu Deus, é tão estúpido.” [Sobre o sucesso da música “Let’s Dance”]

13. “Uma vez perguntei ao John Lennon o que é que ele achava do meu trabalho e ele respondeu: ‘É óptimo, mas é apenas rock’n’roll com batom’.”

14. “O rock sempre foi a música do diabo.”

15. “Não sei o que é que vou fazer a seguir, mas prometo que não vai ser chato.”

Agora que entramos em 2019...

...é bom ter presente o importante que este ano pode ser. E quando vivemos tempos novos e confusos sentimos mais a importância de uma informação que marca a diferença – uma diferença que o Observador tem vindo a fazer há quase cinco anos. Maio de 2014 foi ainda ontem, mas já parece imenso tempo, como todos os dias nos fazem sentir todos os que já são parte da nossa imensa comunidade de leitores. Não fazemos jornalismo para sermos apenas mais um órgão de informação. Não valeria a pena. Fazemos para informar com sentido crítico, relatar mas também explicar, ser útil mas também ser incómodo, ser os primeiros a noticiar mas sobretudo ser os mais exigentes a escrutinar todos os poderes, sem excepção e sem medo. Este jornalismo só é sustentável se contarmos com o apoio dos nossos leitores, pois tem um preço, que é também o preço da liberdade – a sua liberdade de se informar de forma plural e de poder pensar pela sua cabeça.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: mpinheiro@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)