A TAP vai suspender mais quatro voos do Porto e mais cinco de Lisboa com ligação a diferentes cidades europeias, “rotas deficitárias” e que deixam de operar a partir de 27 de março.
Na sua página oficial na rede social Facebook, a transportadora aérea informa que a partir de 27 de março (domingo de Páscoa) suspende os voos entre o Porto e Barcelona (Espanha), Bruxelas (Bélgica), Milão e Roma (Itália) e entre Lisboa e Gotemburgo (Suécia), Hannover (Alemanha), Zagreb (Croácia), Budapeste (Hungria) e Bucareste (Roménia).
A empresa justifica que a suspensão é feita “no âmbito da otimização da sua operação de forma a melhorar a rentabilidade da companhia”, uma vez que estas nove rotas são deficitárias.
Fonte da transportadora aérea já tinha confirmado hoje à agência Lusa que a rota Lisboa-Bogotá-Panamá-Lisboa será suspensa bem como a ligação a Manaus (Lisboa-Manaus-Belém-Lisboa), que contará com “ligações otimizadas” asseguradas pela companhia Azul, de David Neeleman, acionista da TAP.
Estas ligações serão suspensas também a partir de 27 de março.
Na semana passada, David Neeleman prometeu para esta semana o anúncio de novos destinos da TAP, nomeadamente para os Estados Unidos da América.
Ainda assim, o presidente da TAP, Fernando Pinto, explicou que a estratégia da companhia passa “muito mais por aumentar o número de frequências [do que o número de destinos]”.
“Precisamos cada vez mais de consolidar a nossa posição nos destinos fortes, porque assim o passageiro sabe que tem todos os dias aquele voo, a determinada hora”, disse o gestor na conferência de imprensa em que foi anunciado que a Portugália (PGA), a transportadora regional do grupo TAP, vai passar a chamar-se TAP Express, e até julho vai ter a frota totalmente renovada com 17 aviões.
Além disso, a transportadora vai duplicar as ligações diárias entre o Porto e Lisboa, estando a estudar com a ANA — Aeroportos de Portugal soluções para encurtar o tempo necessário para os procedimentos de embarque.