248kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Aviação

Aviação

NAV averigua internamente caso da descolagem

A investigação vai debruçar-se sobre "o funcionamento do órgão ATC [Controlo do Tráfego Aéreo] e os respetivos fatores organizacionais e procedimentos envolvidos na coordenação das operações.
Aeroportos

Torre de Controlo autoriza descolagem perigosa

A Torre de Controlo do Aeroporto do Porto autorizou a descolagem de um avião quando na pista ainda se encontrava uma viatura a realizar uma inspeção, admitindo tratar-se de "um equívoco".
TAP

Apoio da UE visa garantir "sobrevivência" da TAP

A Comissão "aprovou um número considerável de decisões em matéria de auxílios estatais relativamente a companhias aéreas", como foi o caso da TAP, para garantir que a aviação possa recuperar.
Coronavírus

UE. Impacto na aviação superior ao estimado

Responsável da Mobilidade e Transportes sublinhou que o impacto da pandemia é maior do que o estimado, tendo em conta que a "magnitude da crise" só será conhecida quando se iniciar a recuperação.
Transportes Aéreos

Setor aéreo. Perda de 7 milhões de empregos na UE

Segundo o presidente da Autoridade Nacional da Aviação Civil, a recuperação do setor vai ser "mais longa" do que o que se previa, sendo assim necessário dar "segurança" aos clientes.
TAP

Avião da TAP retido em Bissau devido a dano na asa

Um avião A330 da TAP ficou retido no aeroporto Osvaldo Vieira, depois de embater com a ponta da asa num poste de iluminação quando manobrava para estacionar.
Coronavírus

Restrições de voos mantêm-se até 16 de maio

As medidas restritivas do tráfego aéreo foram prolongadas até 16 de maio, sendo apenas permitidas viagens essenciais para os passageiros da África do Sul, Brasil, Índia ou outros países de risco.
Sata

Bruxelas autoriza ajudas de 267 milhões à SATA

Executivo europeu ressalvou, no entanto, que "alargou a investigação aprofundada" a ajudas públicas anteriores à companhia aérea açoriana.
Groundforce

Groundforce incapaz de pagar salários de maio /premium

Sem dinheiro para pagar salários de maio, a Groundforce entrou numa nova fase da guerra entre acionistas. Alfredo Casimiro rasgou os acordos com a TAP e o relógio voltou à contagem decrescente.
Noticiário

9h. Groundforce. Recurso a fundo de pensões negado

Intenção de recorrer aos três milhões do fundo de pensões foi anunciada pelo conselho de administração. Sindicato também se opõe e anuncia avanço para providência cautelar
TAP

Groundforce acusa TAP de "pressão e chantagem"

O acionista maioritário da Groundforce admite que a situação é complexa, mas garante que há condições para pagar os salários do mês de maio e, com o retomar dos voos, para pagar a fornecedores.
Airbus

Airbus passa de prejuízo a lucro de 362 milhões

A melhoria financeira do grupo também pode ser vista no resultado operacional líquido alcançado, que quintuplicou. "Os bons resultados" refletem o "bom desempenho" na entrega de aeronaves comerciais.
Noticiário

10h. Alfredo Casimiro acusa TAP de chantagem

Em declarações à Rádio Observador o CEO da Groundforce acusa a companhia de "posição de grande pressão". "Situação da empresa é complexa, mas salários estão assegurados".
Lufthansa

Lufthansa reduz perdas para 1.049 milhões de euros

A Lufthansa, companhia aérea que foi resgatada pelo Estado alemão reduziu, no 1º trimestre de 2021, a perda líquida para 1.049 milhões de euros, depois de ter reduzido despesas operacionais e pessoal.
Resposta Pronta

TAP. "Pessoas estão a ser perseguidas"

Ministro aponta 500 trabalhadores identificados para despedimento coletivo. José Sousa, do Sindicato de Trabalhadores da Aviação e Aeroportos, critica conduta da empresa. "Saída voluntária é à força".
TAP

TAP. 500 trabalhadores na lista de despedimento

996
"A verdade é que a empresa é que está entre a espada e a parede", disse Pedro Nuno Santos na SIC. A TAP já identificou 500 trabalhadores para despedimento coletivo, mas ainda têm tempo de rescindir.
Aviação

Aviação alerta para aviões para atingir emissões 0

Líderes das empresas de aviação recordam que pode demorar décadas até ao desenvolvimento de uma aeronave que cumpra as metas exigidas pela União Europeia, em termos de emissões, em 2050.
Noticiário

8h. Prejuízos da TAP disparam 12 vezes. 1230 M€

Transportadora área justifica resultado com a quebra da atividade provocada pela pandemia. A análise de Paulo Ferreira neste jornal. Portugal já entregou o Plano de Recuperação e Resiliência à CE.
TAP

TAP com prejuízos históricos: perdeu 1.230 milhões

219
Num ano marcado pela pandemia, a TAP registou prejuízos superiores 1.230 milhões de euros, 12 vezes mais do que em 2019. Companhia aérea perdeu 3,4 milhões por dia em 2020.
ANA

ANA pela 1ª vez com resultados negativos

Para o presidente da Comissão Executiva, os resultados positivos obtidos nos anos anteriores deixaram a gestora de aeroportos numa situação favorável para suportar os efeitos da crise na aviação.
ANAC

Montijo. Há dificuldade em "tomar decisões"

210
Para o presidente da Autoridade Nacional da Aviação Civil, Portugal "tem dificuldade cultural em tomar decisões quando elas não são absolutamente evidentes".
TAP

Equipa da TAP conhecida nas próximas semanas

Embora não tenha adiantado para já nomes, o ministro das Infraestruturas Pedro Nuno Santos disse que a equipa que vai gerir a TAP vai ser conhecida "nas próximas semanas".
Setúbal

Maioria dos municípios de Setúbal contra aeroporto

"Melhor forma para ultrapassar a recusa dos municípios não será, como pretende o Governo, alterar a lei para o veto das autarquias deixar de ser vinculativo nos projetos estratégicos", diz Rui Garcia.
ANAC

Vila Real espera parecer para pista de aeródromo 

A "área de intervenção será maior do que a que inicialmente estava prevista". O autarca perspetiva, agora, um investimento que possa ir dos "500 mil euros aos 750 mil euros".
Defesa

Modernização de aviões C-130 com atraso em 2020

A pandemia de Covid-19 é apontada como um dos fatores para o atraso "critico" do projeto de modernização dos três aviões de transporte, busca e salvamento Hércules C-130 da Força Aérea Portuguesa.
Aviação

Ativistas querem sistema de transportes justo 

200
"Não podemos admitir de todo mais aviões." Cerca de 100 ativistas pela justiça climática protestaram esta segunda-feira para exigir um sistema mais justo de transportes, mas com menos aviação.
Infraestruturas

Ministro contra viagens aéreas com menos de 600 km

186
Pedro Nuno Santos lamentou que os aviões deixem de fazer a ligação Lisboa-Porto, mas classificou esta possibilidade como "um sinal de desenvolvimento" e afirmou ser "muito adepto da ferrovia".
TAP

Pilotos votam destituição da direção de sindicato

Num requerimento, endereçado ao presidente da mesa da assembleia-geral, "os signatários concluem que os princípios fundamentais do Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) não estão garantidos".
Acidentes de Aviação

Voo MH-17. Familiares vão pedir indeminizações

Uma das advogadas das vítimas do voo MH-17 da Malaysia Airlines que caiu na Ucrânia em 2014 anunciou que 290 familiares apresentaram pedido de indemnização contra os quatro suspeitos do acidente.
Aviação

Ryanair recorre de sentença europeia

Na opinião da Ryanair, a decisão do TGUE anula "30 anos de processo de liberalização" deste mercado, permitindo àqueles países "conceder vantagens" às "suas companhias aéreas de bandeira nacional".
Beja

Aeroporto poderá ter o triplo dos funcionários 

111
Aeroporto de Beja está mais consolidado na vertente industrial, assente na manutenção e estacionamento de aeronaves, mas os que recordam o primeiro dia, há dez anos, falam em frustração.
TAP

Sindicato diz que TAP está a ser alvo de "purga"

O sindicato dos trabalhadores da aviação acusa a administração e o Governo de quererem reduzir a companhia a uma "TAP pequenina que não incomode e dê mais espaço aos grandes grupos internacionais".
Resposta Pronta

SITAVA. "Querem reduzir a TAP a pó"

120
O secretário-geral do Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos não compreende o aumento de rescisões de contratos na TAP. Para José Sousa, a empresa "vai ser destruída".
SPAC

Pilotos querem destituir órgãos do sindicato

Os pilotos filiados no Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil vão votar em assembleia-geral extraordinária, dia 19 de abril, a destituição dos órgãos gerentes que negociaram o acordo com a TAP.
Comissão Europeia

Europa aprova ajuda de 4 mil milhões à Air France

A Comissão Europeia aprovou um plano do Estado francês para atribuir uma ajuda de quatro mil milhões de euros à Air France. O objetivo é recapitalizar a companhia, que tem sido afetada pela pandemia.
Irão

Irão acusa dez oficiais de abater avião ucraniano

No dia em que os EUA mostraram disponibilidade em retomar conversações sobre o acordo nuclear iraniano e após várias críticas, o Irão acusou dez oficiais no envolvimento da queda do avião ucraniano.
China

China realiza exercícios navais perto de Taiwan

223
Marinha chinesa disse que os exercícios são rotineiros e agendados anualmente e que haverá mais no futuro. Visam "ajudar a melhorar a capacidade de salvaguardar a soberania nacional" da China.
Aviação

Avião etíope aterra em aeroporto errado na Zâmbia

Segundo a agência noticiosa de aviação Simple Flying, a renomeação dos aeroportos pode ter sido motivo de confusão para o piloto da companhia etíope.
Os Verdes

Montijo. Verdes lançam suspeitas sobre aeroporto

O partido tem "suspeitas e mais que suspeitas" sobre o processo do novo aeroporto de Lisboa por o Governo ter já uma solução no dia em que o regulador da aeronáutica indeferiu a construção.
Madeira

Vento forte a condicionar o Aeroporto da Madeira

O arquipélago está sob aviso amarelo por causa da chuva e do vento forte. Dois voos já tiveram de ser desviados, por falta de condições para aterrar.
Alterações Climáticas

Taxa de Carbono. Serve-nos?

É urgente combater a agenda climática anticapitalista. A defesa pelo clima não pode dar a mão a extremismos que desejam entalar a economia e as possibilidades de progresso tecnológico.
Açores

Açores quer novo concurso para ligações aéreas

Dentro de seis meses deverá ser lançado um novo concurso público internacional para as ligações aéreas inter-ilhas nos Açores, de acordo com o secretário regional dos Transportes.
Coronavírus

UE. Aviação quer certificado digital até junho

A associação Airlines for Europe pressionou os líderes europeus para a criação do livre-trânsito digital comprovativo da recuperação ou vacinação da Covid-19, querendo "um reinício" do setor em junho.
Ryanair

Ryanair vai abrir duas novas rotas para Portugal

390
Os planos da Ryanair para o verão incluem operar 121 rotas, incluindo as novas Lisboa-Colónia (Alemanha), com dois voos semanais, e Faro-Belfast (Irlanda do Norte), com voos diários.
TAP

Ryanair. Contribuintes nunca vão receber da TAP

261
Para o responsável da companhia aérea de baixo custo ('low cost'), ajudar as companhias aéreas de bandeira "é uma má ideia" e é discriminatório para com as restantes. 
Aviação

Mauritânia. Norte-americano ameaça explodir avião

Um cidadão norte-americano invadiu um avião estacionado no Aeroporto Internacional de Nouakchott, na Mauritânia. As autoridades já controlaram a situação, após homem ter-se rendido.
Empresas Públicas

TAP: eficiência e meritocracia para quem fica

176
Esta crise é a oportunidade para abandonarmos modelos antigos, que promoveram amadorismos e clientelismos à boa maneira da pior administração pública.
Aeroporto de Lisboa

Aeroporto em Alcochete obriga a fazer ponte

733
Ministro das Infraestruturas diz que construir de forma faseada um aeroporto no Campo de Tiro de Alcochete, como é hipótese no Montijo, não é viável. Obrigaria sempre a fazer uma ponte e ter um TGV.
TAP

Novo CEO da TAP ganhará menos que Antonoaldo Neves

A nova gestão da TAP só irá entrar em funções depois de fechadas as negociações com a Comissão Europeia que derraparam para maio. Ministro diz que novo CEO vai ganhar menos que Antonoaldo Neves.
Groundforce

Groundforce vai pagar 461 mil euros à TAP por mês

TAP comprou o equipamento à Groundforce (para desbloquear crise dos salários), e vai subalugar o material à empresa de handling. Preço por mês é de 461 mil euros (mais IVA).
Noticiário

10h. Ministro acusa Casimiro de "enganar" o Estado

Pedro Nuno Santos está a ser ouvido no parlamento, numa altura de polémica por causa do aumento de capital na Groundforce e do futuro da TAP. 800 trabalhadores aderiram às rescisões amigáveis.
Assembleia Da República

Montijo. Deputados aprovam audição do ministro

Deputados da Comissão de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação aprovaram a audição de Pedro Nuno Santos no parlamento, a propósito do aeroporto do Montijo. O requerimento foi feito pelo CDS.
Resposta Pronta

Construção de novo aeroporto "não é urgente"

João Joanaz de Melo é um dos 43 assinantes da carta aberta que pede uma avaliação estratégica "não condicionada". Para o professor universitário devem ser ponderadas outras alternativas ao aeroporto.
Aviação

Moçambique. LAM perde 30% de passageiros

Companhia de bandeira moçambicana transportou 20.936 passageiros em fevereiro de 2021 contra 29.923 em janeiro. Rota mais procurada foi a ligação entre a capital Maputo e a província do norte Nampula.
Aeroportos

Aeroporto. Grupo não quer só dois locais avaliados

196
"Se o interesse desta infraestrutura é reconhecidamente nacional e estratégico", dizem 43 cientistas na carta aberta, então a avaliação ambiental "não se deve limitar a apenas duas localizações".
Noticiário

7h. Aeroporto. Falhas graves para 40 especialistas

Declaração de impacto ambiental não avaliou, por exemplo, os riscos de tsunami. Investigadores pedem que o executivo alargue as opções de localização para além de Montijo e Alcochete.
Aviação

Groundforce ou a sina de capitalistas sem capital /premium

A crise financeira mostrou-nos que tínhamos vários capitalistas sem capital. A pandemia revela-nos que continuamos a padecer do mesmo mal. Salvar a Groundforce é uma coisa, salvar o accionista é outra
Aeroportos

Verdes exigem que aeroporto não seja no Montijo

O Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV) exigiu ao Governo que exclua o Montijo das hipóteses a ser consideradas, na avaliação ambiental estratégica, para o futuro aeroporto.
Aeroporto de Lisboa

Verdes exigem ao Governo que exclua opção Montijo

Os Verdes querem que o Montijo nem seja considerado na avaliação ambiental estratégica para o futuro aeroporto. "Não tem espaço para crescer e nunca poderia ser aeroporto principal", consideram.
Aeroporto de Lisboa

Regulador contra subida de taxas da ANA em Lisboa

ANA quer recuperar desvios de 10,8 milhões de euros em apenas um ano, subindo taxas no aeroporto de Lisboa em 4,9% em 2021. Regulador é contra e suspende aumento, mas concessionária tem palavra final.
Aeroporto de Lisboa

Engenheiros atacam "ligeireza" de Arnault 

471
Ordem dos Engenheiros lamenta afirmações do presidente da ANA sobre ex-responsável do LNEC que apoia Alcochete. Esta opção, diz Arnault, é defendida quixotescamente por Matias Ramos e Sócrates.
ANA

José Luís Arnaut pede ao Estado que ajude a ANA

1549
O presidente não executivo da empresa que gere os aeroportos nacionais defende que “a ANA precisará de ajudas do Estado”, entendendo que "não se pode só ajudar a TAP” no setor aéreo.
Irão

Irão responsabiliza operador por queda de avião

O relatório diz que "o avião foi identificado como um objetivo hostil devido a um erro do operador do sistema defensivo aéreo", que resultou no disparo de dois mísseis.
Aeroporto de Lisboa

Entre Cila e Caríbdis

Em face do vazio de estudos comparativos aprofundados, pergunto-me se não estamos a comprar uma linha ferroviária astronomicamente cara só porque nos sentimos mais ricos desde o verão passado.
Emissão Especial

Aeroporto. Avaliação é "fictícia", diz PAN

O líder do PAN confessa ter ficado “muito contente” quando soube que o Governo iria fazer uma nova avaliação, mas afirma que esta é "fictícia". Ouça aqui a intervenção de André Silva.
Aviação

TAAG cancela voos para São Paulo 

A companhia aérea angolana TAAG cancelou os voos com destino a São Paulo, que tinha previsto retomar na próxima sexta-feira, devido ao aparecimento de novas estirpes do vírus SARS-CoV-2.
Groundforce

Groundforce. Casimiro admite "aumento de capital"

Maior acionista da Groundforce, Alfredo Casimiro, admite "considerar" um aumento do capital da empresa, mas coloca condições: tem de estar reservado a acionistas e baseado em avaliação de 2018.
Coronavírus

Brasil anuncia três voos de repatriamento

Serão realizados mais três voos comerciais extraordinários entre Lisboa e Guarulhos (São Paulo), a serem operados pela empresa aérea Latam, visando o repatriamento de cidadãos retidos em Portugal.
Sata

SATA gastou 40 milhões no aluguer do "Cachalote"

615
O aluguer do avião Airbus A330 custou à SATA mais de 40 milhões de euros, tendo o aparelho ficado parado durante dois anos, devido aos elevados custos de manutenção.
Coronavírus

Sef e PSP controlaram 102 mil passageiros

Além do controlo de 102.889 passageiros pelo SEF, a PSP verificou os motivos da viagem de 216.707 passageiros e impediu de viajar 370 pessoas.
Groundforce

Groundforce em risco de perder apoio para salários /premium

Prazo para pagar salários de fevereiro termina dia 12. Se não cumprir, Groundforce pode perder acesso ao apoio à retoma que tem financiado os custos laborais e ficar em situação ainda mais difícil.
Aeroporto de Lisboa

«Jamé»! Lembram-se? Mas agora é: «A bem da Nação»

O interesse estratégico nacional não impõe que o aeroporto só pode ser no Montijo. Portanto a revogação da lei que reconhece a autonomia dos municípios é oportunista, anti-democrática e inconstucional
Costa da Caparica

Acidente. Piloto estava "apto" para voar

O piloto instrutor Carlos Conde d'Almeida tinha todos os requisitos para poder voar. O acidente na praia da Costa da Caparica causou a morte de duas pessoas em 2 de agosto de 2017.
Aeroporto de Lisboa

Crónica de um mau aluno crónico /premium

O poder político adora falar nos estudos e nas melhores decisões técnicas, mas, verdadeiramente, o que faz é tornar a ciência refém da conveniência política de curto prazo.
TAP

Sindicato critica "comportamento arrogante" da TAP

O sindicato responsabiliza a empresa em caso de fracasso do programa de medidas voluntárias, sustentando que "não ouviu os sindicatos e ignorou as legítimas expectativas dos trabalhadores".
Aviação

A TAP e a Olívia patroa /premium

155
A tempestade que se abateu sobre a aviação não se chama, em Portugal, apenas pandemia. Da TAP ao novo aeroporto passando pela Groundforce, o caos está instalado. Se correr bem vai ser uma surpresa.
Groundforce

Estado tem de salvaguardar direitos na Groundforce

Comissão de Trabalhadores da Groundforce diz que o Estado tem o "dever de salvaguardar" os direitos dos colaboradores da empresa, vincando que, até os salários serem pagos, não vai baixar os braços.
Aeroporto de Lisboa

Mudar novo aeroporto não obriga a compensar ANA

Ministério das Infraestruturas afirma que, caso avaliação ambiental estratégica resulte na escolha do Campo de Tiro de Alcochete, em detrimento do Montijo, tal não implica indemnizar concessionária.
Coronavírus

Estado aprova novo aval à Cabo Verde Airlines

Cabo Verde autorizou o 5º aval do Estado a um pedido de empréstimo de emergência da Cabo Verde Airlines (CVA). Companhia controlada por investidores islandeses teve apoio de quase 20 milhões.
Sata

Tripulantes aprovam acordo de emergência na SATA

Foi aprovado "por larga maioria" pelo Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil "o acordo de emergência negociado pela direção do sindicato e a administração da SATA", foi anunciado.
Aeroporto de Lisboa

Governo retira já poder de veto aos municípios 

3474
Após o chumbo ao Montijo, uma proposta aprovada esta sexta-feira em Conselho de Ministros retira às autarquias poder para vetar a construção de aeroportos. Alteração será votada no Parlamento.
Resposta Pronta

Sindicato. Groundforce "tem que ceder" ao Governo

Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes espera "fumo branco" e confirma que Groundforce começou a pagar parte dos salários de fevereiro aos trabalhadores: 500 euros.    
Comentário

Governo vs. Groundforce. "Não há duas verdades"

Paulo Ferreira comenta o "braço de ferro" entre Governo e Groundforce. Todos querem "salvar a empresa", mas o que salta à vista é a "má relação" entre acionistas. "As vítimas são trabalhadores".   
Companhias Aéreas

EuroAtlantic Airways admite dispensas

Depois de ter dispensado 150 trabalhadores no ano passado, o presidente executivo da euroAtlantic Airways admite ser possível "uma redução de 10% a 15% dos quadros, por não renovações contratuais".
Lufthansa

Lufthansa com prejuízo recorde em 2020

O maior grupo europeu de transportes aéreos sofreu um prejuízo recorde de 6,7 mil milhões de euros em 2020. Cerca de 30.000 postos de trabalho estão em risco na empresa.
Investigação Policial

Jato com droga. Empresário diz que não teve acesso

O empresário brasileiro Rowles Magalhães Silva negou ter tido acesso à chave do avião privado apreendido em Salvador, com mais de 500 quilogramas de cocaína a bordo.
Aeroportos

Confederação do Turismo contra solução Alcochete

Confederação do Turismo "lamenta" que o Governo volte a considerar a opção Alcochete e quer uma solução rápida. Recuperação económica do país depende do aumento" da capacidade aeroportuária", apontam.
Aeroporto de Lisboa

Como o Montijo caiu e voltou (com Alcochete) /premium

1061
Anunciado como solução final após 50 anos de discussão, o aeroporto no Montijo foi chumbado, mas volta em versão dupla versus um aeroporto novo no Campo de Tiro de Alcochete para substituir a Portela.
Resposta Pronta

Aeroporto. "Decisão da ANAC era inevitável"

José Encarnação, porta-voz da "Plataforma Cívica Aeroporto BA6-Montijo Não", saúda a entidade da aviação pelo chumbo do pedido de apreciação prévia de viabilidade do Aeroporto do Montijo.
Aeroporto de Lisboa

Rio admite ajudar a ultrapassar veto ao aeroporto

5131
Depois de o Governo admitir ponderar a localização do novo aeroporto de Lisboa, líder do PSD admite ajudar a mudar a lei que permite às autarquias vetar projeto. PS diz que Rio foi "sensato".
Aeroporto de Lisboa

Governo retoma Alcochete e compara com Montijo

645
Governo promove avaliação ambiental estratégica para comparar o Campo de Tiro de Alcochete e aeroporto complementar no Montijo. É a reviravolta no projeto, mas quer rever lei que deu veto a câmaras.
Aeroporto de Lisboa

Aeroporto do Montijo chumbado pelo regulador

185
A ANAC não vai fazer apreciação prévia de viabilidade da construção do Aeroporto no Montijo. Entre os 5 concelhos diretamente atingidos, os do PCP — Moita e Seixal — disseram não.
Aviação

Trabalhadores da Groundforce vão manifestar-se

Os trabalhadores da Groundforce manifestam-se na terça e na quarta-feira, em Lisboa, para denunciar o atraso no pagamento de salários e a "situação de rutura" na empresa, culpando o Governo.
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

Covid-19. SEF deteta documentos e testes falsos

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras detetou três cidadãos portadores de documentação falsa no aeroporto de Lisboa, e um cidadão no aeroporto do Porto com um teste falso à Covid-19.
Ambiente

Taxa mascarada de descarbonização /premium

A “máscara” da descarbonização - com que se disfarçou esta taxa - sobrevirá ao entrudo ou é apenas uma “brincadeira de Carnaval” como foram as taxas municipais de Lisboa? 
Coronavírus

IATA planeia sistema comum sobre testes e vacinas

Uma das estratégias passa por um sistema comum de reconhecimento e certificação de testes de diagnóstico e vacinas contra a Covid-19 que possa ser usado por passageiros para viagens internacionais.
Coronavírus

EasyJet defende testes sem custos para passageiros

438
"Deve dar-se primazia à utilização de testes confiáveis, acessíveis e rápidos em vez de proibições ao direito de viajar", defendeu José Lopes, o diretor da EasyJet.
Boeing

Avião Boeing 777 aterra de emergência em Moscovo

Um Boeing 777 fez uma aterragem de emergência em Moscovo após ser detetado um "mau funcionamento do sensor do motor". A Boeing tinha recomendado a não utilização do modelo 777 após incidente.
TAP

Tripulantes da Portugália aprovam acordo na TAP

A TAP e a Portugália (PGA) acordaram cortes nos salários dos tripulantes de cabina de 25% entre 2021 e 2023 e 20% em 2024, aplicáveis à parcela acima dos 1.330 euros.
Fraude

ANSR alerta para e-mails fraudulentos sobre multas

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária alertou esta quinta-feira para a circulação de e-mails fraudulentos em seu nome sobre o pagamento de supostas multas.
Açores

Lufthansa vai "aumentar a oferta" para Frankfurt

A nova ligação entre Ponta Delgada e Frankfurt "vem aumentar a oferta na rota já existente e operada pela Azores Airlines para o importante mercado emissor alemão", afirma o governo dos Açores.
Aviação

Alemanha e Açores vão ter ligação semanal

A Lufthansa vai ligar a partir de 23 de maio, aos domingos, os aeroportos de Frankfurt am Main, na Alemanha, e de Ponta Delgada, nos Açores, "num total de 22 frequências" ao longo do verão.
Boeing

Regulador ordena inspeção de motores de Boeing 777

Após os danos indicarem "desgaste do metal" das pás do motor fabricado pela empresa Pratt & Whitney, a Administração Federal de Aviação norte-americana determinou uma inspeção a todos estes motores.
Poluição

Pouco incentivo a reduzir ruído na Portela

De acordo com a legislação em vigor, são permitidos na Portela um máximo de 91 voos semanais entre a meia-noite a as seis da manhã. Mas existem inúmeras exceções, que mais parecem um queijo suíço.
Ordem dos Advogados

Advogados vão dar apoio jurídico nos aeroportos

A Ordem dos Advogados refere que qualquer cidadão estrangeiro a quem seja recusada a entrada em território nacional terá de ser obrigatoriamente informado que poderá ser assistido por um advogado.
Polícia Judiciária

PJ já estava atenta a jatos com cocaína brasileira

Com a limitação dos voos intercontinentais, os traficantes começaram a utilizar outros meios. A PJ estaria a investigar a rota entre o Brasil e Portugal, uma das portas de entrada de droga na Europa.
Coronavírus

Brasil. "Voo humanitário" custa mais de 800 euros

O voo entre Lisboa e São Paulo, em ambos os sentidos, é apresentado como voo "humanitário" por Portugal e voo "comercial extraordinário" pelo Brasil. São 837,90 euros para quem não tem bilhete.
Aviação

Boeing recomenda suspensão de voos dos aviões 777

Na sequência de um incêndio num motor em pleno voo, a empresa recomendou a suspensão das "operações dos 69 aviões 777 em serviço e dos 59 em armazém com motores Pratt & Whitney 4000-112".
Aviação

Regulador dos EUA ordena inspeção urgente à Boeing

Depois de o motor direito de um Boeing 777-220 se incendiar em pleno voo, quando ia a caminho do Havai, o regulador emitiu uma diretiva de emergência para inspecionar imediatamente estes aviões.
Acidentes de Aviação

Destroços de avião comercial caem nos EUA

Pedaços do avião caíram num bairro localizado a cerca de 40 quilómetros a norte de Denver, depois de moradores verem explosão. Avião conseguiu aterrar em segurança no Aeroporto Internacional de Denver
Coronavírus

PSP travou 129 passageiros no aeroporto

704
Pandemia limitou viagens e só são permitidas deslocações para trabalho com dimensão internacional, para portugueses com residência noutros países ou com destino aos Açores ou Madeira.
Protestos

Polícias protestam contra estacionamento pago

O protesto realiza-se às 11h00 em simultâneo nos três aeroportos do país devido à avença de estacionamento que a ANA-Aeroportos decidiu começar a cobrar aos aos elementos da PSP, GNR, SEF e AT.
Sata

SATA garante voos entre Açores e Lisboa

A companhia SATA continuará a ter ligações diretas entre as ilhas do Faial, Santa Maria e Pico e Lisboa, confirmou esta quinta o presidente Luís Rodrigues.
Aviação

Air France-KLM: perdas de 7,1 mil ME em 2020

O grupo franco-neerlandês anunciou perdas de 7,1 mil milhões de euros em 2020, um resultado "sem precedentes" causado pela pandemia, que tem assolado o setor e diminuído drasticamente os clientes.
Aviação

Adjunto de ex-secretário de Estado na ANAC

137
Ministério das Infraestruturas escolheu Duarte Silva, adjunto do ex-secretário de Estado das Comunicações, para vogal do regulador de aviação civil. Cresap deu parecer favorável mas com condicionantes.
ANA

ANA defende flexibilidade nos voos noturnos 

O presidente da comissão executiva da ANA - Aeroportos de Portugal - defende que "há companhias aéreas baseadas que precisam de alguma flexibilidade em termos de voos noturnos".
Açores

PSD, CDS e PPM dos Açores querem auditoria à SATA

O três partidos açorianos, PSD, CDS-PP e PPM solicitam "à Secção Regional dos Açores do Tribunal de Contas uma auditoria à situação financeira e operacional do Grupo SATA".
Coronavírus

Continuam suspensos voos com Brasil e Reino Unido

Continuam a ser permitidos apenas os voos de natureza humanitária, para repatriamento de cidadãos nacionais, da União Europeia e de países associados ao Espaço Schengen.
Coronavírus

AirNorth suspende voos para Díli até fim de março

Companhia aérea australiana AirNorth suspendeu pelo menos até final de março todos os voos com passageiros entre Darwin e Díli que está sem voos comerciais desde março do ano passado.
ANA

Sindicato acusa ANA de "desvalorizar carreiras"

A empresa ANA - Aeroportos de Portugal está a ser acusada pelo Sindicado dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos de querer alterar o acordo da empresa de forma a "desvalorizar as carreias".
TAP

Pilotos da TAP votam acordo a 20 de fevereiro

O presidente da mesa da assembleia convocou a Assembleia de Empresa dos Pilotos da TAP Air Portugal para reunir no próximo dia 20 de fevereiro pelas 10h30, à distância.
Brasil

Droga. Portugal recusou viagem de avião do Brasil

Ao contrário do referido pelas autoridades brasileiras, Portugal diz ter recusado o pedido de autorização para que um avião com droga que estava em Salvador da Bahia viajasse para território nacional.
Sata

SATA. Detalhes da reestruturação conhecidos quinta

Presidente do Governo Regional dos Açores ficará a saber esta quinta-feira o que vai ser, em traços gerais, o plano de reestruturação da SATA.
Tráfico de Droga

Apreendidos 500kg de cocaína com destino português

A droga foi encontrada num avião particular após o piloto se ter queixado de um problema. Quando os mecânicos foram averiguar a situação, depararam-se com parte da droga, tendo sido chamada a polícia.
TAP

O que significa o acordo na TAP e próximos passos  /premium

Há um mês poucos acreditavam que fosse possível negociar estas "medidas muito duras" com os sindicatos da TAP. Dez pontos que explicam os acordos, como lá se chegou e o que ainda é preciso fazer.
TAP

Pilotos. Cortes salariais entre 50% e 35% até 2024

Acordo entre o sindicato dos pilotos (SPAC) e a TAP prevê reduções salariais de 50% a 35%, entre 2021 e 2024. Empresa vai propor medidas voluntárias para saída, mas não estão afastados despedimentos.
TAP

Sindicato dos pilotos anuncia acordo com a TAP

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) anunciou ter chegado a acordo de emergência com a TAP e o Governo, mas só divulgará detalhes no fim das negociações, que ocorrerem no final de hoje.
Crime

Brasil investiga droga em aviões militares 

A operação chamada "Quinta Coluna" investiga o uso de aeronaves militares por traficantes de drogas para transportar cocaína com destino a Espanha.
Sata

Avião da SATA faz descida de emergência

Um avião da companhia aérea açoriana SATA efetuou "uma descida de emergência" na ilha da Madeira, sem feridos entre os passageiros, aquando detetado um problema técnico,
Ryanair

Ryanair perde 950 milhões. Covid-19 a criar "caos"

Transportadora aérea "low cost" confirmou que deverá terminar este ano fiscal, que termina no final de março, com um prejuízo entre 850 milhões e 950 milhões de euros.
Ryanair

Despedimento de tripulantes da Ryanair é ilícito

O despedimento de nove tripulantes da Ryanair foi declarado ilícito, pelo tribunal do trabalho da Maia e o mesmo exigiu ainda "a consequente reintegração" dos trabalhadores até decisão judicial final.
Coronavírus

Alemanha. Viajantes de Portugal não podem entrar

Viajantes de Portugal, Reino Unido, África do Sul e Brasil serão impedidos de entrar na Alemanha, lista que poderá vir a ser alargada nas próximas semanas. 
TAP

Aviação. Que ajudas, quem paga e os cortes /premium

Estados já foram autorizados a meter mais de 22 mil milhões de euros em companhias aéreas. TAP é uma delas, mas há diferenças na avaliação de Bruxelas e naquilo que pode exigir.
Groundforce

Groundforce perto de ter aval do Banco de Fomento

324
A empresa de handling está a perto de obter um aval do Estado, através do Banco de Fomento, para um empréstimo de até 35 milhões de euros. Situação da empresa é preocupante.
Coronavírus

Voos de e para o Brasil suspensos esta sexta-feira

160
Os voos desde e para o Brasil ficarão suspensos a partir de sexta-feira, devido à "evolução da situação epidemiológica a nível mundial", à "deteção de novas estirpes" e ao "aumento dos casos.
Aviação

Agência europeia dá luz verde ao Boeing 737 MAX

A Agência Europeia para Segurança da Aviação aprovou o regresso da aeronave Boeing 737 MAX aos céus da União Europeia, desde que cumpra os requisitos técnicos e de pilotagem.
Aeroportos

Aeroporto chinês: o mais movimentado em 2020 

O principal aeroporto da província chinesa de Guangdon foi o mais movimentando do mundo ultrapassado mesmo o de Atlanta nos Estados Unidos da América.
Mundo

Timor-Leste. Aprovado acordo de serviços aéreos

Foi esta terça-feira aprovado pelo Parlamento Nacional timorense o Acordo de Serviços Aéreos com a Austrália, considerado um passo essencial para que empresas aéreas possam realizar voos comerciais.
Tráfico de Droga

Apreendida mala com 27 quilos de cocaína em avião

A mala foi encontrada numa zona de cargas acessível apenas ao pessoal da manutenção, que não era zona de bagagens e cuja etiqueta não correspondia ao voo.
Os Verdes

PEV questiona Governo sobre "abusos" da Ryanair

O grupo parlamentar pretende saber que medidas já foram tomadas para resolver os problemas que afetam os trabalhadores da Ryanair, e para impedir que a empresa continue a desrespeitar a legislação.
TAP

TAP propõe acordo para vigorar até final de 2024

A TAP propôs ao Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil um acordo de emergência que estabelece a suspensão "das tabelas salariais e remuneratórias em vigor".
Coronavírus

Reino Unido. Portugueses procuram alternativas

Vários portugueses têm tentado arranjar maneira de regressarem ao Reino Unido desde Portugal. Verónica Guerreira, por exemplo, conseguiu regressar ao país através de uma escala em Madrid.
Sata

Açorianos têm direito a ser informados sobre SATA

Secretário das Finanças do Governo dos Açores declara ter um "compromisso com a democracia e o Estado de direito", acrescentando que os açorianos têm o direito a serem informados sobre a SATA.
TAP

TAP. Pessoal de terra pede "bom senso"

337
O sindicato pediu "bom senso" à administração da TAP e seria "uma enorme injustiça" caso sejam impostos "mais sacrifícios" aos trabalhadores de terra da companhia aérea.
Ryanair

Ação em tribunal dos ex-tripulantes da Ryanair

Os ex-tripulantes da Ryanair vão entrar com uma ação em tribunal de modo a recuperar os subsídios de férias, de Natal e os dias de férias não gozados. Os valores rondam os 100 mil euros.
Aeroportos

Queda de 69,6% nos aeroportos portugueses

O tráfego de passageiros nos aeroportos portugueses diminuiu 69,6% no ano passado face a 2019. A maior quebra foi registada no aeroporto de Faro, onde o tráfego de passageiros recuou 75,5%.
Aviação

TAP: as lições do Montenegro e de Richard Branson

288
Quem explicará, daqui a alguns anos, a lógica que presidiu à decisão de dotar o SNS com um reforço de apenas 500 milhões de euros, mas de salvar sete mil empregos na TAP investindo 3 mil milhões?
TAP

TAP. Companhia propôs dispensa de 458 pilotos

260
O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil informou que a TAP apresentou uma contraproposta com a dispensa de 458 pilotos, "redução de remunerações e supressão de cláusulas do acordo de empresa".
Transportes Aéreos

Tráfego aéreo recuou para nível de há 22 anos

Movimento de aviões em 2020 recua para níveis de 1998, rompendo ciclo de crescimento constante. "Ninguém julgou ser possível que a aviação chegasse à quase total imobilidadade", diz presidente da NAV.
Coronavírus

1.615 passageiros recusaram teste no aeroporto /premium

137
Desde 21 de dezembro, chegaram a Lisboa 3.080 passageiros sem teste à Covid-19 feito. Houve 1.615 que não o fizeram no aeroporto e, por isso, foram notificados pelo SEF para o fazer: 16 desobedeceram.
Aeroportos

Aeroporto evacuado devido a objeto suspeito

O terminal 2 do aeroporto de Heathrow, em Londres, foi evacuado esta sexta-feira, após ser encontrado um "objeto suspeito". As autoridades estão a investigar o caso.
Lisboa

Associação Zero não quer voos noturnos em Lisboa

Presidente da associação ambientalista Zero insistiu que a existência de voos noturnos no Aeroporto de Lisboa "é completamente inadmissível". Por outro lado, salientou os problemas do ruído para saúde
União Europeia

Bruxelas quer avanços na lei do Céu Único Europeu 

Legislação do Céu Único Europeu visa reduzir atrasos e poluição no transporte aéreo dentro da UE. Comissão Europeia espera agora que a nova lei consiga ser aprovada durante a presidência portuguesa
Aviação

Aviação europeia estima menos 50% dos voos em 2021

Está previsto que o tráfego aéreo para 2021 se mantenha 50% abaixo dos níveis antes da Covid-19. O setor aeronáutico é considerado um do mais afetados pela pandemia.
Coronavírus

LAM cancela ligação entre Maputo e Lisboa 

464
Devido à pandemia da Covid-19, a companhia Linhas Aéreas de Moçambique anunciou que a partir desta terça-feira, chega ao fim a operação que ligava Maputo e Lisboa.
Acidentes de Aviação

Indonésia. Tripulação do avião não pediu socorro

Tripulação do Boeing que caiu no sábado ao largo da Indonésia com 62 pessoas a bordo não enviou qualquer sinal de socorro. A informação surgiu após as autoridades terem encontrado as caixas negras
Sata

SATA com prejuízos de 61 milhões de euros

Grupo SATA fechou o terceiro trimestre de 2020 com prejuízos de 61 milhões de euros, superior aos 38,6 milhões negativos do mesmo período de 2019. SATA tinha pedido um auxílio estatal de 133 milhões.
TAP

TAP. Raffael Quintas de saída da empresa

O vogal da Comissão Executiva da TAP Raffael Quintas está de saída da gestão da empresa. Sindicato considera que administrador deveria ter sido sido substituído "há muito".
Morte no SEF

Diretor do SEF manda recolher armas não letais

153
Novo diretor pede que bastões, sprays gás pimenta e armas elétricas sejam entregues até 15 de janeiro. Inspetores não sabem se vão tê-las de volta. No caso de Ihor, no aeroporto, havia bastões.
Meteorologia

Mau tempo. Dois voos desviados (um com o Sporting)

Dois voos provenientes de Lisboa com destino à Madeira foram deslocados para Porto Santo. Num dos voos viajava a equipa do Sporting, que joga quinta-feira com o Nacional.
A página está a demorar muito tempo.