As icónicas personagens de Mulder e Scully regressam esta terça às 22h15 para mais uma temporada de The X-Files, na Fox. Passados 14 anos, estes ex-agentes do FBI vão unir-se novamente para investigar mais um mistério. Ao que tudo indica, a temporada de 6 episódios irá estar de alguma forma relacionada com o ataque terrorista de 11 de setembro.

De 1993 a 2002, a série relatou as investigações de Mulder, um crente em vida extraterrestre e em acontecimentos paranormais, e de Scully, uma cética que acredita apenas no que vê e pode provar. Ao longo de nove temporadas, os agentes investigaram os casos mais bizarros e muitas vezes com contornos paranormais. Ainda que tenham tentado fechar a secção de X-Files no FBI muitas vezes, parece que apenas estes dois estão preparados para resolver os mistérios aparentemente sem solução.

Antes de voltarmos ao mundo de Fox Mulder e Dana Scully, recordamos aqui 5 casos que talvez provem a teoria da conspiração defendida por Mulder: o governo está a tentar encobrir a existência de extraterrestres (tenha medo, tenha muito medo…).

1. Raptos extraterrestres?

“The Truth is out There” (a verdade está lá fora) é o mote de toda a série de The X-Files. A primeira temporada da série começa com uma série de raptos estranhos no Oregon, EUA. Fox Mulder acredita serem raptos de extraterrestres, mas nunca conseguiu descobrir nada, porque as provas ficam destruídas num fogo misterioso. Mulder e Scully começam a ser alvo de uma conspiração, que o espectador não sabe bem de onde vem. Mas os agentes do FBI começam a confiar apenas um no outro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

2. Mais raptos extraterrestres, agora a Scully?

No início da segunda temporada, Mulder e Scully não estão a trabalhar em conjunto. Mulder continua à procura de provas sobre as tentativas de encobrimento feitas pelo governo norte-americano, enquanto Scully tem a vida virada do avesso. Um aficionado de extraterrestres rapta-a e leva-a para um monte onde, presumivelmente, a agente é levada por aliens. Depois, Scully aparece, sem mais nem menos, num hospital.

3. Clones meio humanos, meio aliens?

Esta segunda temporada é também das mais emotivas, pois Mulder reencontra a irmã, Samantha, que ele acreditava ter sido levada por extraterrestres quando esta era ainda criança (sim, mais um rapto…). Mas, ao que parece, esta não é a verdadeira irmã de Mulder, é um clone meio humano, meio alien. Toda esta conspiração não acaba aqui. Uma das figuras mais estranhas desta série, o The Smoking Man, aparece para fazer desaparecer “provas” de que o governo está a fazer experiências em corpos humanos.

4. De onde vem o parasita do óleo negro?

Continuando sempre com o foco de provar que o governo está a criar híbridos humanos-extraterrestres, na terceira temporada Mulder e Scully mantêm a sua investigação. Mas são chamados para resolver um estranho caso. Uma equipa de investigadores franceses consegue recuperar um submarino perdido durante a Segunda Guerra Mundial e, quando entra lá dentro, todos os elementos morrem, menos um, que é infetado com uma espécie de parasita do óleo negro. O corpo deste homem é controlado pelo parasita, que depois passa para a sua mulher. Tendo o controlo sobre a mulher, o parasita segue para Hong Kong em busca de um homem que anda a vender segredos do governo e que Mulder também quer encontrar. Este superparasita passa então para o homem que todos procuram, que segue então para um esconderijo de um OVNI. O parasita do óleo negro infiltra-se e toma o comando da nave.

5. A doença de Scully é culpa dos aliens?

Na quarta temporada, Scully revela que tem cancro. Mulder fica devastado e acredita que a doença se deve ao facto de ela ter sido levada por extraterrestres para testes. Por isso, o agente quer fazer um acordo com uma associação secreta de informação sobre extraterrestres chamada Sindicato para que deem a cura a Scully. O chefe de Mulder e Scully, Skinner, proíbe que o acordo seja feito — porque ele já o fez.