A startup liderada pelo português José Neves, Farfetch, ocupa a 23º posição do ranking das empresas mais inovadoras do mundo, divulgada pela Fast Company. No topo da listagem, encontra-se o BuzzFeed, seguido pelo Facebook, a CVS Health, a Uber e a Netflix. A Farfetch é a única startup de origem portuguesa (tem sede em Londres) a atingir o estatuto de unicórnio, ou seja, a valer mais de mil milhões de dólares.

Para a publicação norte-americana, o site de comércio online de moda de luxo pode estar a preparar-se para ser admitida em bolsa (IPO) em 2016 e para fazer crescer a base de designers de moda que estão registados na plataforma.

As vantagens competitivas que a Farfetch apresentou foram, para a Fast Company, a “confiança dos investidores”, um “crescimento contínuo” e uma “plataforma simples que tem uma logística comprovada”. No lado dos desafios, destaque para a necessidade de manter os serviços em diferentes serviços, com uma perspetiva global e ir ao encontro daquilo que são as expectativas dos consumidores.

No site de comércio de luxo da Farfetch, encontra itens de lojas de 35 países que são enviados para clientes em 190 países. Com escritórios em 10 países, a empresa vai começar a vender itens de luxo para crianças e na área da cosmética. A partir de 1 de março. vai ser possível comprar artigos de coleções como a de Stella McCartney Kids ou Burberry Kids.