Inicialmente desenhado para os pilotos militares, o bomber ganhou asas neste início de ano. Liso, às flores, em pele, acetinado, curto, justo ou “largueirão”, é o casaco favorito da moda e tem sido tão reinterpretado que já nem sequer é exclusivamente masculino ou desportivo.

Bomber, o que é isso?

Mostrar Esconder

O bomber distingue-se por ser um casaco com os punhos e a gola elástica, sendo que originalmente foi desenhado para os pilotos militares enfrentarem as baixas temperaturas e por isso era acolchoado, impermeável, tinha bolsos com fecho éclair nas mangas e o forro interior cor de laranja, para servir de sinalização caso os pilotos caíssem à água. Hoje em dia existe em versões muito diferentes e pode até ser de seda ou vender-se coberto de lantejoulas. Tornou-se também habitual incluir na designação bomber o varsity, o blusão mais popular dos jogos de basebol e futebol americano e que se distingue por geralmente ser feito de lã, com as mangas de pele noutra cor e o emblema da equipa cosido no peito.

Presente nas coleções femininas para a primavera/verão de Stella McCartney, Saint Laurent, Alexander Wang, Elie Saab, Phillip Lim ou Kanye West para a Adidas Originals, entre muitos outros, o blusão que deixou de ser sinónimo de Tom Cruise em Top Gun para passar a transmitir descontração, conforto e qualquer coisa que se pode chamar de “cool urbano” (por muito horrível que a expressão soe), não esperou pelas temperaturas amenas para sair à rua e invadir as grandes cadeias de roupa.

Do prateado ao oriental, escolha o seu estilo nas sugestões de compras que reunimos em fotogaleria e veja também algumas formas de conjugar o casaco que começou por se chamar MA-1 e foi inventado quando os aviões militares passaram a voar mais alto — alguns deles sem um cockpit fechado, durante a Primeira Guerra Mundial — e as temperaturas baixas sentidas nas alturas obrigaram as companhias de aviação a desenvolver um blusão que fosse ao mesmo tempo leve, quente e impermeável.

View this post on Instagram

Camouflage is back @pernilleteisbaek #NYFW #detail

A post shared by Sandra Semburg (@sandrasemburg) on