Sete das nove ilhas dos Açores vão estar este domingo sob aviso amarelo, devido à passagem pelo arquipélago de uma superfície frontal fria, que poderá provocar precipitação “pontualmente forte”.

Segundo um comunicado emitido pelo Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), o agravamento do estado do tempo irá verificar-se nos Grupos Ocidental (Flores e Corvo) e Central (Faial, Pico, São Jorge, Graciosa e Terceira).

Segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a passagem desta “superfície frontal fria com ondulações”, provocará um agravamento do estado do tempo nos Açores, no Grupo Ocidental (entre as 2h e as 17h de domingo), e no Grupo Central (entre as 11h e as 21h de domingo).

A Proteção Civil lembra que o eventual impacto do agravamento do estado do tempo poderá ser minimizado através da adoção de “comportamentos adequados”, recomendando, por isso, que sejam tomadas as “medidas de autoproteção habituais nestas situações”.

“Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas e a retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento”, são algumas das recomendações da Proteção Civil. O Serviço de Proteção Civil dos Açores apela também para que as pessoas estejam “atentas aos alertas” que entretanto venham a ser lançados.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR