Esta transcrição foi gerada automaticamente por Inteligência Artificial e pode conter erros ou imprecisões.

Sim, hoje ainda um dia com condições bastante adversas no que a incêndios diz respeito, com umidade relativa muito baixa, o vento ainda a soprar, por vezes, com alguma intensidade nas serras do Norte e Centro. A próxima noite também ainda continua, com vento a aumentar um pouco de intensidade e o Norte e Centro bastante seco. Amanhã também ainda um dia sem ocorrência de precipitação, portanto, com umidade relativa ainda baixa. O vento tende a diminuir um pouco de intensidade a partir da tarde, mas será no dia 19, quinta-feira, que esperamos, aí sim, já a ocorrência de alguns aguaceiros. A umidade relativa também tem tendência a aumentar um pouco por todo o território, e o vento deverá soprar essencialmente fraco a moderado, por vezes, só um pouco mais intenso na região Sul, nomeadamente as serras do Algarve. Mas isto é o que esperamos nos próximos dias. A temperatura também tem tendência a diminuir gradualmente nos próximos dias.

E até quando é que há risco de incêndio?

O risco de incêndio não desaparece só porque alguns parâmetros meteorológicos eventualmente melhorem. Hoje ainda é um dia em que o perigo de incêndio rural está muito elevado a máximo, essencialmente no Norte e Centro, mas também no Algarve. Amanhã mantêm-se esses níveis de perigosidade. Tem alguma tendência a diminuir nos dias seguintes com a ocorrência de precipitação, mas também chamo a atenção que a precipitação vai ser essencialmente em regime de aguaceiros, não irá chover em todos os locais e, portanto, é sempre necessário manter a cautela.

E que comportamentos a população pode ter pra evitar o risco de incêndio?

Seguir as indicações da Proteção Civil e do governo. Está tudo lá. É apenas seguir essas recomendações e evitar os comportamentos de risco.