Há modas a aparecer e a desaparecer a toda a hora. Ontem só falávamos dos contornos de Kim Kardashian e agora, de repente, a moda é iluminar, iluminar, iluminar. E no meio de tantas tendências a saltar de estação em estação, de produtos novos a surgir e de YouTubers de beleza, cada uma com dicas diferentes, é fácil para uma mulher perder-se no que é que pode, ou não, funcionar. E porque até as veteranas neste quesito da maquilhagem não dispensam um bom truque, o site Daily Makeover falou com alguns dos melhores profissionais desta área — Kara Yoshimoto Bua, makeup artist de Chanel, Carmindy, famosa maquilhadora do programa americano What Not To Wear, e Bobbi Brown, entre outros — para descobrir os truques intemporais que todas as mulheres precisam de saber. Reunimos os oito melhores.

  • Para rosto: Para não sair de casa todas as manhãs com a cara feita num “bolo”, que é como quem diz com um efeito de máscara, espalhe a base e, no fim, passe um lenço de papel nas maçãs do rosto para retirar o excesso. Desta forma, quando aplicar uma camada de blush, não vai ter um efeito tão artificial.
  • Para olhos: Quem já tem pestanas naturalmente longas, não precisa de grandes camadas para as destacar. O ideal será aplicar máscara na base da pestana e deslizar para fora e para cima. O truque para um olhar sexy é tornar a base das pestanas mais espessa e deixar as pontas naturais, ao invés de criar um efeito de pestanas “patas de aranha” com pontas grossas e pegajosas.
  • Rosto sem olheiras: As olheiras estragam qualquer maquilhagem mas, para conseguir um olhar desperto, aplique um creme hidratante de rápida absorção para permitir que os produtos se fundam bem na pele. Num primeiro passo, aplique um corretor para neutralizar os tons de roxo ou verde da olheira. Depois, um concealer para uniformizar. Aqui o truque é usar um concealer um tom mais claro que a base e, no fim, passar um pó para ajudar a durar mais tempo. A diferença entre um corretor e um concealer é simples: o corretor neutraliza os tons mais escuros (manchas, cicatrizes e olheiras, por exemplo) e o concealer uniformiza os tons de pele.
  • Fingir um contorno perfeito: Se não se entende com todas as regras de fazer contouring e strobbing, o truque é apenas um: fingir. Aplique um pouco de pó iluminador ao longo das maçãs do rosto. De seguida, sugue as suas bochechas para dentro para encontrar exatamente a zona onde elas vão afundar. É aí que vai aplicar um blush em tons de nude. Para finalizar, sorria (para encontrar a zona certa das bochechas que, ao sorrir, vai ficar levantada) e aplique um blush em tons de pêssego em movimentos circulares, começando na maçã do rosto e, lentamente, fazendo círculos cada vez maiores. Não vai ficar como a Kim Kardashian mas vai conseguir criar um efeito de contorno e de maçãs do rosto definidas.

  • Lift de sobrancelhas: Para um efeito de sobrancelhas mais levantadas, aplique iluminador ao longo do osso da sobrancelha e esbata. Pode também fazer uma linha por cima da sobrancelha para dar brilho.
  • Saber iluminar: Para quem não gosta de muitos brilhos — por exemplo quem tem pele oleosa que tende a ficar brilhante ao longo do dia –, uma forma de conseguir dar luz ao rosto sem criar um aspeto demasiado brilhante é aplicar o iluminador antes da base. Isto vai criar um brilho mais natural.
  • Rosto uniforme: Coordenar os lábios com as maçãs do rosto cria uma aparência uniforme que parece natural independentemente dos tons que usar. Alguns maquilhadores usam mesmo o lápis de lábios para criar um rubor do mesmo tom do batom. Como? Faça alguns rabiscos na sua mão e, de seguida, passe com um dedo nos rabiscos e esbata nas bochechas.
  • Para lábios: Para criar lábios tridimensionais sem usar um gloss, é simples: aplique um pouco de pigmento brilhante branco, amarelo ou dourado no centro dos lábios, desde o interior, para criar uma aparência molhada e brilhante sem ter de usar um gloss.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR