A solução para os lesados do BES deverá ficar muito mais perto já a partir desta quarta-feira. Após alguma indefinição inicial, o Observador confirmou junto de fonte próxima que tanto António Costa como Carlos Costa irão mesmo participar na cerimónia. A assinatura de um memorando de entendimento para a solução deste problema acontece às 18h no Palácio de São Bento.

Será uma reunião ao mais alto nível, uma vez confirmada a participação de Carlos Costa, o governador do Banco de Portugal. Além de Carlos Costa e do governo, estarão presentes representantes da CMVM e do BES, a instituição que restou da resolução do banco.

A notícia da cerimónia foi, em primeiro, avançada pela SIC Notícias. O Observador confirmou, entretanto, junto de fonte próxima que este documento que deverá ser assinado nesta quarta-feira é uma base de trabalho crucial para que na próxima semana haja novas reuniões para definir, com maior detalhe, os montantes e as modalidades de ressarcimento que serão definidas.

O documento deverá ser de poucas páginas, apurou o Observador, mas criará uma base para que as entidades possam caminhar no sentido de uma solução.

Em fevereiro, António Costa criticou o governador do Banco de Portugal pela “forma como o Banco de Portugal tem vindo a arrastar uma decisão”. Desde então, nas últimas semanas, as partes têm-se sentado à mesa por várias vezes e, num processo com confidencialidade apertada, negociar uma solução para o problema dos chamados lesados do BES.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A primeira reunião em mais de um ano que juntou o Banco de Portugal e os lesados foi no final de fevereiro. E os representantes dos lesados têm, desde então, vindo a demonstrar confiança de que por estas semanas seria possível chegar a uma solução.

Em cima da mesa estará um plano que preveja um ressarcimento progressivo, em que aqueles que investiram menos dinheiro no papel comercial das empresas do grupo GES possam receber uma maior proporção do investimento e aqueles que investiram mais recebam uma menor proporção.

Fonte oficial do executivo confirmou à agência Lusa que o memorando será assinado, além do Governo, por representantes da Comissão do Marcados de Valores Mobiliários (CMVM), do Banco de Portugal, da Associação de Indignados e Enganados do Papel Comercial (AIEPC) e do Banco Espírito Santo (BES).

A resolução da questão dos lesados do BES, pela emissão de papel comercial do GES, tem sido assumida como uma das prioridades de curto prazo do executivo socialista, que alega a urgência de se repor a confiança no sistema financeiro português.

Fonte do Governo fez questão de salientar que hoje será assinado um memorando, com as bases negociais para um eventual entendimento, e não um acordo definitivo em relação ao papel comercial do GES.

Os números estimados apontam para 2048 lesados.