478kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Crise no GES

Noticiário

7h. Mais de 1500 bombeiros combatem incêndios 

Incêndios no distrito do Porto e de Bragança são os que mais preocupam as autoridades. Governo devolve 844 mil euros a Bruxelas no caso das golas antifumo.
Noticiário

21h. GES. Decisão inédita na Justiça portuguesa

Trata-se de uma decisão do juiz de instrução Ivo Rosa. Concedeu o estatuto Elisa Sousa, que permite que passe para o topo da lista dos credores a indemnizar, em caso de condenação dos arguidos.
Noticiário

8h. Pinho: a "habilidade" para esconder património

Pinho confessa ter continuado a receber dinheiro do GES mesmo no governo, graças a "uma habilidade". Portugal volta hoje a ter Governo. Personalidades pedem "task force" para aplicar sanções à Rússia.
Lesados do BES

Concedido estatuto de vítima a 94 lesados do BES

O juiz Ivo Rosa concedeu o estatuto de vítimas a 94 lesados do BES, conferindo-lhes uma redução substancial das custas judiciais e um reembolso mais imediato. Ricardo Salgado pode recorrer da decisão.
Caso BES

Ivo Rosa exige um só advogado para 118 assistentes

Juiz de instrução queixa-se da dimensão do processo e da falta de condições no tribunal, por isso quer que assistentes tenham só um advogado na sala. Advogados dizem que há interesses diferentes.
Noticiário

16h. Queda do BES. Mais 5 arguidos no processo

Maria Beatriz Páscoa, Frederico Ferreira, Luís Miguel Neves e Rui Santos, estão indiciados pelos crimes de abuso de confiança e burla qualificada. Alexandre Casado Monteiro responde só por burla.
BES

BES. Alegações dos recursos a coimas da CMVM 

Tribunal da Concorrência ouve alegações sobre os recursos às contraordenações aplicadas pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários. Haitong Bank diz ser "uma grande injustiça".
Banif

Lesados do Banif e BES destacam passo para solução

Nuno Silva Vieira notou que existem "diferenças efetivas e produtos diferentes", mas reconheceu "um total empenho" para que seja encontrada uma solução para os lesados das duas instituições.
Noticiário

20h. Pinho nega ter recebido dinheiro indevido

Manuel Pinho deixa a garantia de que foi sempre independente dos grupos Espírito Santo e EDP. Ainda neste jornal, editor-adjunto de política, Miguel Santos Carrapatoso, antecipa o congresso do PSD.
Lesados do BES

BES. Lesados emigrantes em grupo de trabalho

Associações constituídas após o colapso do grupo BES/GES, que reclamam "a constituição de um fundo de recuperação de créditos", participam numa reunião de trabalho com o Governo.
Noticiário

18h. Presidente já foi operado e encontra-se bem 

Neste jornal, a operação do Presidente da República a duas hérnias inguinais. Ainda nesta edição, Manuel Pinho fica em prisão domiciliária. E as Festas do Povo, agora Património Imaterial.
Novo Banco

Lesados admitem recorrer a tribunal europeu

Associação de Obrigacionistas Sénior Particulares Lesados do Novo Banco "mantém a sua crença na justiça portuguesa que, apesar da demora, acredita no fim lhe será favorável".
Crime

Matou a ex-mulher a tiro, mas queria "só assustar"

Homem de 62 anos, acusado de ter matado companheira com dois tiros de caçadeira, alegou que o seu objetivo não era o homicídio, mas apenas assustar a vítima.
Lesados do BES

AOSPNB diz estar a ser discriminada pelo Governo

A associação AOSPNB afirma que está a ser discriminada por não fazer parte do grupo nomeado pelo Governo para encontrar soluções aos lesados do BES e Banif.
Novo Banco

Novo Banco "tentou abusar" do mecanismo das perdas

João Freitas, Secretário Geral do Fundo de Resolução e Diretor do Departamento de Resolução do Banco de Portugal, diz que Novo Banco tentou usar abusivamente o mecanismo que compensa pelas perdas.
Novo Banco

Ativos garantidos ou não? "O Excel é o mesmo"

Volkert Reig, presidente da GNB Real Estate, garante que não se faz qualquer distinção na forma como se gerem os ativos que estão ao abrigo do mecanismo de capital contingente e aqueles que não estão.
Novo Banco

"Hacker" Rui Pinto não vai ser ouvido na CPI

O “hacker” Rui Pinto não vai ser chamado à comissão parlamentar de inquérito, depois de uma votação ter dado um empate (8 contra 8), o que anula o requerimento do PAN para ouvir o “hacker”.
Novo Banco

Novo Banco enviou 2 créditos ao Ministério Público

Nelson Martins, ex-diretor de Auditoria Interna do BES/Novo Banco, diz que só a partir de "início de 2014 houve uma consciência forte de que algo de grave se estava a passar" no Novo Banco.
Rádio Observador

Veja em direto o Contra-Corrente aberto a ouvintes

Luís Filipe Vieira não sabia que é o segundo maior devedor do Novo Banco e até disse que apanhou um susto. Esteve quatro horas a rir-se de nós? Entre no Contra-Corrente em direto.
Relatório Costa Pinto

BES. O braço de ferro pela garantia angolana

Como o relatório secreto do Banco de Portugal conta a história dos avanços, recuos e desconfianças do Banco de Portugal, que nunca aceitou uma garantia angolana para cobrir o risco do BES Angola.
Relatório Costa Pinto

BES. O relatório secreto do Banco de Portugal

O Observador revela em exclusivo o conteúdo do "Relatório Costa Pinto", escrito pela comissão que apontou as falhas no BES. Documento defende que o Banco de Portugal podia ter feito mais e melhor.
Novo Banco

BES: "Alguns dos créditos tinham péssimo rating"

Carlos Calvário, ex-diretor de risco do BES, diz que créditos (que viriam a ser ruinosos) como a Moniz da Maia, Ongoing e empresas de Luis Filipe Vieira foram dados sem rating (ou com mau rating).
Lesados do BES

Mau tempo adia manifestação dos lesados do BES 

A depressão Bárbara obrigou os emigrantes lesados do BES a adiarem as manifestações marcadas para esta terça-feira. Os lesados vão agora marcar uma nova manifestação para a próxima terça.
Banco de Portugal

Carlos Costa podia ter afastado Salgado em 2013

O famigerado "Relatório Costa Pinto", que analisou a forma como o Banco de Portugal reagiu ao agravar dos problemas do BES, confirma que havia ferramentas legais para afastar Ricardo Salgado do banco.
Novo Banco

Novo Banco teve "interações" com acusados do BES

Revista "Sábado" diz que Ministério Público notou "interações" com Alexandre Cadosch e Michel Creton e a Eurofin. Em causa está o "desaparecimento" de 60 milhões em obrigações que estavam arrestadas.
Lesados do BES

Lesados do BES com esperança em Centeno 

A Associação Lesados do Sistema Bancário espera que "Mário Centeno não siga a mesma política do antigo governador do BdP" e tem esperança que o ex-ministro das Finanças possa desbloquear o processo.
Caso BES

BES. Arrestos podem pagar indemnizações a clientes

Cerca de mil clientes podem vir a pedir indemnizações a Ricardo Salgado no âmbito do processo criminal. Declaração de perda de bens arrestados a favor do Estado financia indemnizações.
Ricardo Salgado

Como o MP descreve crimes de Salgado no GES

O rol de alegados crimes de Salgado no GES é imenso: o MP refere-o mais de 2.500 vezes no despacho em que acusa 25 arguidos. Estas são 25 citações do documento, que arrasam o antigo banqueiro.
Lesados do BES

Lesados BES. Paga última prestação de 74 milhões

Ministério das Finanças diz que com o pagamento da terceira e última prestação aos lesados do papel comercial vendido pelo BES, no prazo estipulado, o Governo cumpriu o compromisso assumido.
Lesados do BES

Lesados do BES vão pedir indemnização milionária 

Os lesados do BES estão a preparar um pedido de indemnização milionária, na ordem dos 1,8 mil milhões de euros. O pedido cível por danos morais tem em conta bens arrestados a Salgado e ex-gestores.
Lesados do BES

Lesados da Venezuela "impacientes" 

Os lesados têm enviado e-mails para o Governo a pedir reuniões, mas não têm obtido qualquer resposta. Os emigrantes da Venezuela querem solução similar à encontrada para os lesados do papel comercial.
EDP

Carlos Alexandre conduz processo de Mexia e Pinho

O processo das rendas da EDP vai transitar do juiz Ivo Rosa para o juiz Carlos Alexandre. O antigo ministro Manuel Pinho e o presidente da EDP António Mexia são arguidos neste processo.
Grupo Espírito Santo

Como “Ninita” se tornou a portuguesa mais rica

Bisneta, neta, sobrinha e filha única, casada com um primo que liderou os Espírito Santo. Herdou várias fortunas mas manteve uma vida quase invisível. A saga e as fotos inéditas de Maria do Carmo.
Grupo Espírito Santo

Morreu a matriarca da família Espírito Santo

A viúva de Manuel Ricardo Espírito Santo, homem que presidia ao BES durante a revolução, morreu esta quinta-feira, avançou o Eco. Em 2010 era a mulher mais rica de Portugal, com 510 milhões de euros.
António Costa

BES. Lesados acusam Costa de esquecer famílias

Faça chuva ou faça sol. Os lesados do BES estiveram junto do edifício do Novo Banco, no Porto, e queixaram-se de que nada foi feito por Costa em duas legislaturas.
Setúbal

Dragagens no Sado começaram na quinta-feira 

Na terça-feira, o TAF de Almada mandou suspender provisoriamente o início das dragagens no estuário — que deveriam ter começado na quarta-feira —, na sequência de uma providência cautelar.
Lesados do BES

BES e Banif. Indícios de práticas ilegais na venda

Mais de 3000 reclamações de lesados do BES e do Banif de 500 milhões de euros podem entrar em fundo para recuperar crédito. Peritos detetaram indícios de violações reiteradas na venda de produtos.
Caso BES

Assistente quer suspender venda da Comporta

Advogado Ricardo Sá Fernandes insta juiz Carlos Alexandre a suspender escritura de compra e venda de 157,8 milhões de euros que está marcada para a próxima 2.ª feira.
BES

Banco de Portugal aplica coima a Salgado: 75 mil €

Mais uma condenação a Ricardo Salgado por parte do Banco de Portugal, que aplica coima de 75 mil euros por violação de regras e prestação de informações falsas ao supervisor.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.