Artigo actualizado este domingo, depois da morte de Kobe Bryant

A estrela dos LA Lakers Kobe Bryant jogou 20 temporadas pela equipa amarela e roxa. Ganhou cinco campeonatos pelos Lakers e despediu-se da sua carreira no basquetebol profissional marcando uns estrondosos 60 pontos num só jogo.

No jogo contra o Utah de uma quarta-feira, há quaase quatro anos — 16 de abril de 2016 — que terminou 101-96 para a equipa de Los Angeles, Kobe marcou 60 dos pontos da sua equipa, batendo o seu recorde pessoal daquela época, 38 pontos.

Bryant, que jogou 42 minutos dos 48 que dura um jogo, teve os olhos postos em si durante todos os momentos. Desde que a lenda da NBA Magic Johnson falou sobre a carreira do basquetebolista de 37 anos, até depois do apito final do jogo.

Embora tenha começado mal o jogo — falhou as cinco primeiras tentativas de encestar –, Kobe deu a volta, marcando mais de metade dos pontos dos L.A. Lakers, e fazendo 23 pontos na última parte do jogo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Eu dei tudo o que tinha a este jogo” disse Bryant depois de terminado o jogo. E ao dirigir-se ao público que cantava e gritava o seu nome, Kobe afirmou:

“Sabem… Não acredito que já passaram 20 anos, é de loucos… Tivemos os nossos altos e baixos, mas o mais importante de tudo é que nos mantivemos juntos durante este tempo. (…) Meu Deus, eu adoro-vos pessoal!”

https://twitter.com/Lakers/status/720505896896503810

O recorde pessoal da sua carreira foi de 81 pontos, conseguidos em 2006 frente aos Toronto Raptors, no Staples Center, o mesmo local onde terminou a sua carreira, naquela quarta-feira.

Foi a 25.ª vez que o jogador marcou mais de 50 pontos, ao longo da sua carreira, tendo feito, ao todo, 39.283 pontos pelos Lakers. Curiosamente, a carreira de Kobe não terminou com um cesto, mas sim com uma assistência. “É engraçado, o facto de eu ter jogado 20 anos com toda a gente a gritar-me para passar a bola e, na minha última noite, toda a gente gritava ‘Não a passes'”, brincou Kobe.

A despedida final aos adeptos foi feita referindo-se a si próprio pela alcunha por que era conhecido:

Mamba out

Morreu este domingo, aos 41 anos, na queda do helicóptero em que seguia.