Dark Mode 165kWh poupados com o Asset 1
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

iPhone. Esqueça o deslizar para desbloquear. Agora é só carregar no botão

A próxima versão do iOS, que chegará no outono, já não vai permitir o típico gesto de deslizar para desbloquear. Terá de usar a impressão digital sempre que queira aceder ao aparelho.

i

Getty Images

Getty Images

Lá para o outono, o iOS 10 chegará à maioria dos iPhones e iPads em todo o mundo. Foi apresentado oficialmente esta segunda-feira e são várias as novas funcionalidades incluídas na atualização — que, aliás, já resumimos aqui. Mas existem também algumas coisas que vão passar à história. Uma delas é o gesto de deslizar para desbloquear o aparelho, que deixará de existir na próxima versão do sistema da Apple.

De acordo com a CBS News, o desbloqueio dos aparelhos passará a ser feito através de impressões digitais de forma predefinida — o chamado TouchID, através do qual o utilizador pressiona o dedo contra o botão central do telemóvel ou tablet. No lugar das habituais teclas para introduzir o PIN, o gesto de deslizar no ecrã passará a dar acesso à aplicação de câmara ou a um painel de widgets.

A mudança faz parte da remodelação do ecrã de desbloqueio incluída no iOS 10, da qual fazem também parte as novas notificações. Estas deverão também estar adaptadas ao potencial da tecnologia 3DTouch, já presente em alguns telemóveis da Apple e que permite novas formas de interação com o dispositivo.

O gesto de deslizar para desbloquear, conhecido no inglês por Slide to unlock, está presente no iOS desde o lançamento do primeiro iPhone há quase dez anos. Agora, no lugar da indicação, surgirá o aviso Press home to unlock — que, em português, significa “carregue [no botão] home para desbloquear”.

Recomendamos

A página está a demorar muito tempo.