Sabemos que o verão finalmente começou quando, às 11h da manhã, a nossa pele já está brilhante e até a melhor das bases à prova de água já está a escamar. É sinal, não de que a primavera está em flor, mas de que o calor nos vai deixar pegajosas até meados de setembro. E isto podia ser a desculpa que dávamos antigamente. Mas não agora com as prateleiras cheias de sprays, águas termais, águas de beleza, brumas com proteção solar, fixantes de maquilhagem e águas celulares. O que é que todas têm em comum? Hidratam a pele, refrescam, reduzem a oleosidade ao longo do dia e – o sonho de quase todas as mulheres – fixam a maquilhagem.

O que são? Quais os seus benefícios? Vale a pena ter uma na mala durante o dia? Como se aplicam? Não borram a maquilhagem? Respondemos a todas estas perguntas. É só continuar a ler.

O que são estas águas em spray?

Já há no mercado diversas fórmulas mas a maioria contém ingredientes poderosos, como minerais, que vêm de fontes termais e têm propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Falando de forma prática, hidratam a pele, nutrem, acalmam, ajudam a proteger a pele de fatores externos e, quando aplicadas ao longo do dia, estimulam a pele a hidratar-se continuamente.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em que situações estes sprays são uma mais valia?

Nós diríamos… Durante o dia. Todos os dias. No verão, quando a pele está irritada pelo sol, no inverno quando está seca do frio, para quem trabalha o dia todo num escritório com ar condicionado, para quem não consegue fixar a maquilhagem, para quem tem tendência a ficar com a pele demasiado oleosa a meio do dia, antes da maquilhagem para durar mais, depois da maquilhagem para fixar, antes de dormir para hidratar durante a noite, ao acordar para limpar, durante uma viagem de avião para não deixar a pele ressecar, depois de tratamentos de pele para acalmar, depois de queimaduras solares para cicatrizar e até para limpar os pincéis de maquilhagem… Resumindo e concluindo, em qualquer situação.

Se são apenas águas, posso fazê-las em casa?

Bem… Não. As águas normais não têm os minerais que as águas termais têm. O site Skinacea explica: por exemplo, o spray de La Roche-Posay tem selénio (com funções antioxidantes) e o de Vichy tem enxofre (combate as inflamações), a água termal de Avène tem sílica (dá vitalidade à pele) e a de Evian tem um pH de 7.2 (a água normal da nossa torneira varia entre 6.5 e 9, segundo a EPAL). Além disso, um dos pontos fortes destes produtos é serem exatamente em formato bruma e spray e seria bastante difícil conseguir, em casa, criar estes frascos que pulverizam tão finamente como a névoa térmica que estes produtos produzem.

Quais são os benefícios?

Proteger. Estas águas criam uma espécie de película protetora que faz com que a pele não resseque ao longo do dia. Quantas mais vezes aplicar, mais hidratada vai ficar a pele.

Hidratar. A revista Elle Canadá explica que a nossa pele tende a ficar irritada e a perder a sua capacidade de se proteger e de manter a humidade ao longo do dia por uma série de razões, mas podemos culpar o stress, o estilo de vida que levamos, os alimentos que comemos, o tempo que passamos em escritórios com ares condicionados, o excesso de álcool, cafeína… O nosso corpo está constantemente a usar água para o funcionamento do metabolismo celular mas todas estas condicionantes vão diminuir o seu bom funcionamento. Estas águas termais atuam exatamente neste ponto ao hidratar e ajudar a manter a água na pele.

Profundidade. Ao serem uma espécie de brumas, as suas microgotas penetram profunda, imediata e intensamente na pele.

Acalmar. Qualquer coisa — desde o stress à poluição — pode diminuir a barreira de proteção da pele, comprometendo a sua capacidade de cumprir o seu papel protetor. E quando a permeabilidade da pele e a micro-circulação superficial são comprometidas, podemos dizer olá às vermelhidões, às irritações e à sensibilidade cutânea. É aqui que entram as águas termais e minerais porque têm ingredientes como magnésio, cálcio e potássio que reduzem estas inflamações. Mas há outros benefícios: apaziguam a pele sensível, ajudam a cicatrizar peles irritadas por fatores externos com o sol, a poluição e até após tratamentos mais invasivos como lasers e peelings.

Anti-age. Estes sprays funcionam como um antioxidante natural que ajuda a prevenir o envelhecimento da pele.

Longevidade da maquilhagem. Há mesmo sprays fixantes que não existem só para os maquilhadores profissionais — todas nós os podemos usar. Estas águas são mágicas para manter a maquilhagem decente ao longo do dia porque, ao manterem a humidade da pele, evitam o ressecamento e a oleosidade que, normalmente, são os culpados para, na hora de almoço, já termos máscara de pestanas nas bochecas. Por serem em formato bruma, não borram nem retiram a maquilhagem.

Na fotogaleria, em cima, mostramos alguns dos melhores sprays que existem atualmente no mercado: desde águas termais a águas celulares, passando por águas vitalizantes, fixantes de maquilhagem, águas protetoras e brumas. Existem para todos os gostos e necessidades. Leve uma consigo na mala e aplique-a várias vezes ao longo do dia.