Os cinemas portugueses registaram mais espectadores e receitas de bilheteira, no primeiro semestre deste ano, comparando com os mesmos seis meses de 2015, com a animação “Zootrópolis” a ser o filme mais visto.

De acordo com dados do Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA), entre janeiro e junho deste ano, as salas de cinema tiveram 6,8 milhões de espectadores, o que traduz uma ligeira subida (com mais 168 mil bilhetes emitidos) em relação ao mesmo período de 2015.

Quanto a receitas brutas de bilheteira, houve uma subida de quase 700 mil euros, de 33,9 milhões de euros para 34,6 milhões de euros.

A animação “Zootrópolis” foi o filme mais visto este ano pelos portugueses, com 391.128 espectadores e 1,8 milhões de euros de receita de bilheteira.

O filme português com mais espectadores, este ano, foi a comédia “O amor é lindo… porque sim!”, de Vicente Alves do Ó, com 31.109 espectadores.

Entre os dez filmes portugueses mais vistos estão ainda “Axilas”, o último filme de José Fonseca e Costa, com 4.335 espectadores, o premiado “John From”, de João Nicolau, com 1.404 espectadores, e o documentário “Mudar de Vida – José Mário Branco, vida e obra”, com 1.227 espectadores.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR