895kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

P. João Basto

Convidado

Artigos publicados

Crónica

O princípio da varanda deslizante

Nas tiranias a primeira queda de uma varanda é “acidental”, a segunda é “inevitável”, a terceira “inocente”, até que viver seja aceitar que qualquer um pode ser “acidentalmente” removido.
Crónica

Herdei demasiadas coisas do patriarcado

É tudo herança do patriarcado, é tudo reflexo de um trauma permanente que não nos larga e que só insiste em estereótipos, mesmo dizendo que os quer combater.
Ciência

Creio numa só ciência, mãe desonipotente

“A ciência vai descobrir tudo” ?! Todos sabemos que é mentira. Mas tem a sua graça.
Sporting

Obrigado Amorim

O desporto, o futebol, esta infinita capacidade da humanidade multiplicar as formas competir é sobretudo uma antropologia. Como sportinguista seria ridículo não escrever hoje senão sobre Rúben Amorim.
Cidadania

Cidadania: posfácio para um debate 

Acontece com a discussão sobre a Cidadania aquilo que acontece na cena do Hipódromo nos Maias: há quem se entusiasme com as apostas, os gritos e os palpites, mas nem há pista decente para a corrida.
Estados Unidos da América

Não é moral. É economia, estúpido

Este texto não é sobre política americana. Na verdade, é muito mais sobre as visões cada vez mais parciais e incompletas de mundo que temos.
Guerra

São danos colaterais, Senhor. São danos colaterais

É difícil chamar dano colateral a mortes civis em guerras. 10 mil danos colaterais na Ucrânia e mais de 20 mil na Palestina são danos colaterais demasiado grandes.
Igreja Católica

Este Sínodo não vai dar em nada

O principal problema da Igreja não é as respostas que dá mas o método e a estrutura através da qual essas respostas são dadas. Respostas essas por agir mais de cima para baixo do que como Povo de Deus
Crónica

A coisa mais próxima da vida

À vida, feita de partidas e chegadas, e que se arrisca a ficar resumida em “meras aventuras no vazio”, a ficção mostrou que a ressurreição era uma forma de “atenção considerável ao pormenor”.
Incêndios

O Sermão do fogo

Os incêndios são sempre alegorias tenebrosas que mostram de forma avassaladora a incapacidade das purgas, o desajuste da raiva e a insuficiência dos desejos de “terra queimada”.
Livros

Literatura, a feitiçaria dos pobres

Segundo os dados de 2023, os dois livros mais vendidos o ano passado foram “A Criada” e “Hábitos Atómicos”, o que nos deve fazer temer um expectável retrocesso civilizacional.
André Ventura

Resumos Europa-Ventura

O mesmo André Ventura que, em 2019, apelava ao pronunciamento das “instituições cristãs e católicas” é o mesmo que hoje diz: o Patriarca que não meta o nariz onde não é chamado.
Viana do Castelo

Havemos de ir a Viana

Para quem é de Viana do Castelo, hoje, é muito difícil escrever sobre outra coisa que não sobre a Romaria da Senhora da Agonia.
Privacidade

Os esqueletos no armário

Torna-se imperioso tirar o tapete a uma espécie ainda mais desprezível de abutres, que usam a vida privada, e ainda mais a vida íntima, como plataforma para ajustes de contas, vinganças e chantagens.
Liberdade de Expressão

Blasfémias a mais. Perguntas a menos.

A exigência de reparações e pedidos de desculpas por uma ofensa ocorrida na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos é, ou não, entrar no mesmo caminho que se tem vindo a denunciar no wokismo?
Eleições EUA

It`s not about me

Todos os políticos prometem servir o seu país, uma causa maior, um desígnio, mas são raros os que assumem que "a melhor maneira de seguir em frente é passar a tocha para uma nova geração".
Igreja Católica

Os padres são palhaços. E ainda bem.

O anticlericalismo cego – tantas vezes tido como intelectualmente sofisticado e superior – é tão nocivo, tóxico e fundamentalista como a beatice mais medieval.
Comportamento

Monstros e Companhia

Os adolescentes gostam de citar o poema "não sei para onde vou, mas sei que não vou por aí". É muito bonito em jovens mas muitíssimo preocupante em adultos, sobretudo se têm responsabilidades sociais.
Mundo

O combustível da raiva

É verdade que o populismo vende uma ilusão? É. Mas não é menos real que as propostas que denominamos como populistas não deixam de ser a vitória possível para quem nunca teve uma vitória na vida.
Riqueza

Elon Musk ou o novo narcisismo

O que este novo narcisismo propõe é o completo desprezo pelos outros, a eliminação de qualquer conceito de bem comum e a culpabilização da miséria.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.