Mais um título de campeão mundial para Portugal: os irmãos Pedro e Diogo Costa venceram o Campeonato Mundial de Vela na classe de 420, na competição realizada em San Remo, Itália. A vitória foi conquistada no sábado, depois de uma série de 12 regatas e de uma estratégia bem-sucedida.
Na sexta-feira, os irmãos tinham terminado o dia em segundo lugar. No sábado, um dia de vento forte, decidiram atacar o primeiro lugar, mas em dois momentos:
Saímos para a água numa primeira regata, com esse espírito, espírito de atacar, e na regata seguinte, na segunda regata, a última do Campeonato, fizemos as contas e só tínhamos de controlar uma tripulação americana. E assim o fizemos: controlámos os americanos. Não tínhamos de fazer uma regata excelente, tínhamos de ficar nos dez primeiros só”, contou Diogo Costa, à SIC.
A dupla acabou a última regata do Campeonato em sétimo lugar, mas com os pontos suficientes para vencer o campeonato.
No segundo lugar do pódio ficaram os norte-americanos Wiley Rogers e Jack Parkin e no terceiro lugar os gregos Vasilios Gourgiotis e Orestis Batsis.
Ainda no Grupo de Ouro da frota Open, os portugueses Tomás Barreto e João Prieto foram 23ºs, Rita Lopes e Pedro Cruz ficaram no 35º lugar e João Bolina e Francisco Rodrigues acabaram em 45º.