Além de ter o prazer de subir ao pódio com uma medalha ao pescoço, quanto ganha um atleta por alcançar este feito? Os prémios e os valores variam muito entre países.

Dos 206 países participantes, há alguns bem generosos, como é o caso da Singapura, que paga 753 mil dólares a quem conquistar uma medalha de ouro. Mas outros, como o Reino Unido, Noruega ou Suécia, não pagam absolutamente nada aos atletas medalhados, como foi o caso do tenista britânico Andy Murray.

Estes pagamentos são independentes do Comité Olímpico Internacional e são atribuídos pelos países e, assim sendo, cada uma estipula o valor a oferecer.

Portugal paga 40 mil euros a quem ganhar o ouro olímpico, 25 mil euros para a prata e 17,5 mil para o bronze, quantia que Telma Monteiro recebeu pelo seu terceiro lugar no judo.

O Comité Olímpico Brasileiro paga cerca de 11 mil dólares aos atletas que subam ao pódio individualmente, qualquer que seja a medalha ganha. No caso de uma prova de equipa, são entregues 5,5 mil dólares para cada um.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mas vencer muitas medalhas não é sinal de receber muito dinheiro. Singapura é um país com grande capacidade financeira, mas também não tem uma grande história olímpica, visto que venceram a primeira medalha de ouro nestes Jogos do Rio, e por isso recompensam “bastante bem” os seus atletas. Por outro lado, países como os EUA ou a Alemanha, habituais vencedores de inúmeras medalhas, dão 25 mil e 20 mil dólares, respetivamente, por cada ouro. Ou seja, as cinco medalhas de ouro de Michael Phelps garantiram-lhe 125 mil dólares nestes Jogos, valor ainda distante dos 753 mil dólares que Joseph Schooling arrecadou ao roubar-lhe a medalha de ouro em mariposa.

Contudo, estes prémios podem passar bem despercebidos a certos atletas que, fora dos Jogos, estão habituados a ganhar autênticas fortunas. A revista Forbes reuniu os atletas que mais dinheiro ganham e que estão no Rio de Janeiro.

Dos 14 selecionados pela publicação, temos seis basquetebolistas, cinco tenistas, um futebolista, um velocista e um golfista, sendo que consta apenas uma mulher na lista, a número 1 do mundo do ténis, Serena Williams.

Kevin Durant, basquetebolista dos Golden State Warriors, representa a seleção norte-americana e ganha mais de 50 milhões de euros por ano, sendo que “apenas” 18 milhões são de salário. Para Durant, os 25 mil dólares em caso de vitória dos EUA parece algo insignificante.

Já Andy Murray, não recebeu nem uma libra por ter vencido a medalha de ouro frente ao argentino Del Potro na final de ténis. Contudo, ganha mais de 20 milhões de euros por ano e só na última edição do Open da Austrália ganhou três milhões de euros.

Mas o dinheiro não é tudo. Segundo conta o Telegraph, há países que não dão dinheiro mas oferecem outras regalias. A Coreia do Sul dá isenções militares e os alemães podem ter cerveja ilimitada para o resto da vida.