A Google anunciou que vai alargar as valências da aplicação de navegação Waze e passar a oferecer o serviço de partilha de boleias na cidade de São Francisco, noticia o Wall Street Journal. O serviço chamado WazePool oferece a possibilidade aos utilizadores de partilharem um carro com alguém que pretenda fazer o mesmo trajeto. Esta nova funcionalidade concorre o serviço UberPOOL oferecido pela Uber que também permite aos utilizadores partilharem o mesmo carro e dividir o preço da viagem por todos.

A funcionalidade WazePool tem uma vantagem em relação às restantes ofertas: o preço. A boleia vai custar 54 cêntimos de dólar (cerca de 48 cêntimos) por aproximadamente quilómetro e meio (uma milha). O que separa o serviço da Google dos concorrentes Uber, Lyft ou Cabify é que, por enquanto, não terá motoristas e não funcionará como uma alternativa ao táxi, por exemplo.

Nesta fase, o objetivo da WazePool é ligar utilizadores “motoristas” e utilizadores “passageiros” que tenham o mesmo destino final. O preço mais baixo da Waze é justificado para desencorajar os utilizadores “motoristas” a passarem a trabalhar como motoristas de táxi.

Qualquer pessoa com a aplicação Waze, na área de São Francisco poderá participar no serviço já a partir do outono. A Google comprou a Waze em 2013, uma aplicação que fornece aos utilizadores instruções de navegação em tempo real — como o trânsito que está numa determinada rua, as vias onde aconteceram acidentes ou qual é o melhor trajeto para chegar mais rapidamente ao destino. As informações são fornecidas por cada um dos utilizadores e partilhadas na comunidade.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR