O gigante chinês Geely prepara-se para alargar o seu portfólio, fundando uma marca automóvel, denominada Lynk & Co, que será também, assegura o fabricante, “uma nova forma, algo radical” de olhar o automóvel e, “acima de tudo, diferente daquilo que é conhecido”.
A notícia correu mundo depois de a companhia ter começado a enviar os convites para a apresentação aos media do país, aliciando-os com a possibilidade de conhecerem uma nova marca que “poderá mudar a ideia que o mundo tem de mobilidade”.
A par do desafio, a Geely fez acompanhar o convite de um teaser, assim como do endereço de um website, onde é possível ver uma série de jovens a dançar, caminhar, andar de bicicleta, correr, comer e a passear. Sendo que, em toda esta actividade, apenas por uma vez é possível ver a imagem de um automóvel.
Algumas fontes avançam que a Lynk & Co poderá vir a ter como destino mercados já maduros, como a Europa ou os Estados Unidos da América, confirmando assim uma notícia divulgada em Abril pela agência Reuters, segundo a qual a Geely estaria a planear uma aventura do género, através de um projecto que teria o nome de código “L”.
De acordo com a CarAdvice, os futuros veículos da nova marca Lynk & Co deverão ter por base a mesma plataforma Compact Modular Architecture (CMA) desenvolvida em conjunto pela Geely e pela Volvo, e que a marca sueca se prepara para utilizar, por exemplo, na nova geração da Série 40. Já a Autocar prevê que o primeiro modelo Lynk & Co deverá ser um pequeno SUV, espécie de primo direito do futuro Volvo XC40.
A par dos modelos automóveis, a nova marca deverá entrar igualmente no mercado da partilha de automóveis.