Atualmente o Facebook é a rede social mais utilizada no mundo inteiro. Foi através dela que muitos descobriram uma maneira mais fácil de manter o contacto com diversos amigos e até mesmo encontrar velhos companheiros.

O Workplace surge um pouco dentro deste conceito. O Facebook espera que esta nova plataforma consiga fazer o que o LinkedIn não conseguiu na totalidade: ser uma rede social ativa mas no mundo empresarial. Assim será possível os empregadores e empregados interagirem entre si num local apropriado. Permite ainda que a empresa procure novos colaboradores e, ao mesmo tempo, que se divulgue de uma maneira diferente.

Captura de ecrã 2016-10-11, às 17.28.08

A nova plataforma tem como objetivo fazer a interligação entre todos os colaboradores, de pequenas e grandes empresas, de forma equivalente. Sendo exclusiva a empresas, nenhum utilizador poderá entrar em nome pessoal, apenas como funcionário de uma companhia especifica. As funcionalidades oferecidas são, em tudo, iguais ou semelhantes às que existem no Facebook, o publico é que é diferente. A funcionalidade de pesquisa, os diretos, as mensagens privadas, será tudo igual, no entanto, acresce os Grupos Multi-Empresa, uma forma mais fácil para entidades corporativas colaborarem entre si por serem fornecedores ou mesmo parceiros.

A fim de competir com o LinkedIn, o Facebook não oferece, na sua versão completa, uma hipótese gratuita (apenas 3 meses de teste), mas propõe um valor mais baixo que o concorrente direto, variando entre $1 e $3 (aproximadamente 1€ a 3€) por mês.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR