Ciências Sociais
Porque Sim Não é Resposta
Os nossos pais influenciam a forma como amamos?
A forma como os pais vivem os seus relacionamentos tem influência na forma como vivenciamos o amor? Por vezes, empenhamo-nos de tal forma em fugir aos erros dos pais que acabamos por cair neles.
Porque Sim Não é Resposta
Pais devem proibir ecrãs às crianças?
Alguns pais optam por banir os ecrãs até aos 2, 3 ou mais anos. Será esta uma opção correta para combater a tecnologia babysitting? Onde está o ponto de equilíbrio?
Porque Sim Não é Resposta
No casamento devemos revelar os flirts?
Há quem encante e se deixe encantar mesmo sendo casado e nos faça a pergunta: devo contar ao meu marido/mulher? Será que conseguimos controlar as borboletas que levantam voo nas nossas barrigas?
Porque Sim Não é Resposta
Pais divorciados: duas casas com regras diferentes
Em muitos casos há regras diferentes em casa do pai e da mãe. Têm de ser assim? E quem deve “mandar” mais: a “mãe semana” ou “pai fim de semana”? Como chegar a um entendimento?
Porque Sim Não é Resposta
“Para encontrar um grande amor basta estar vivo”
Não importa a idade, é sempre possível voltar amar. Hoje, a história de um reencontro 20 anos depois. Uma paixão que pode finalmente acontecer. Mas duas décadas depois ainda seremos os mesmos?
Porque Sim Não é Resposta
É possível deixar de gostar de um filho?
A dúvida é levantada por uma mãe. Por vezes, as relações entre pais e filhos são muito conflituosas e geram animosidades. Mas será possível chegar a tal extremo? O que se pode fazer para o evitar?
Saúde
Os riscos psicossociais nas escolas portuguesas
A preocupação e o foco terão que ir muito mais além e incluir um investimento na valorização da escola e de uma cultura promotora de bem-estar e de saúde psicológica para toda a comunidade educativa.
Resposta Pronta
"Mediatizar justiça tem impacto na opinião"
Paula Fernando, investigadora do CES e do Observatório Permanente da Justiça, apresenta o estudo que indica que a mediatização de casos judiciais tem efeitos adversos, sobretudo, na opinião pública.
Porque Sim Não é Resposta
Ghosting. Quando ele(a) desaparece da relação
Há quem desapareça sem deixar resto de uma relação amorosa. Deixa de haver resposta às mensagens e telefonemas. Sem explicações, aquela pessoa transforma-se num fantasma.
Jovens
Jovens com frieza emocional demonstram psicopatia
O estudo, que é pioneiro, foi realizado com adolescentes da população portuguesa — 47 jovens do sexo masculino — e reuniu as universidades de Coimbra, do Porto e do Minho.
Coronavírus
Ordem alerta para desigualdades na saúde mental
A Ordem os Psicólogos alerta que a Covid-19 agravou as desigualdades na saúde mental: "Não foi igual para todos, porque afetou pessoas que estão numa situação de maior vulnerabilidade".
Porque Sim Não é Resposta
Aquela é a pessoa certa, mas no momento errado?
O Nelson tem 17 anos e está perdidamente apaixonado, mas receia ter desperdiçado a oportunidade. Será que falhamos a pessoa certa por questões de timming? Há momentos certos para lutar pelo amor?
Porque Sim Não é Resposta
Luto de 3 dias para os casos de aborto espontâneo
Aviso: este episódio não deve ser ouvido por crianças. Em Portugal, os casos de aborto prevêem baixa médica, mas não dias de luto. Há uma proposta em análise no parlamento de inspiração neozelandesa.
Justiça
Stress e burnout. AJP promove avaliação no setor
Segundo a AJP, até à data, "não existe qualquer levantamento rigoroso e científico sobre como este fenómeno afeta os profissionais de justiça, especialmente os magistrados".
Porque Sim Não é Resposta
"Estamos a criar uma escola dos pobres"
Os alunos do 2º e 3º ciclos regressam às escolas. Segundo o IAVE, nenhum aluno saiu "ileso" do primeiro confinamento e a Nova SBE diz que recuperar conhecimentos vai custar 3,7 mil milhões de euros.
Porque Sim Não é Resposta
Afinal, é bom mentir?
Aproveitar o “Dia das Mentiras” para reforçar a necessidade de colocar mais verdade nas nossas vidas. Mesmo quando achamos que, com uma mentira, estamos a proteger aqueles de quem gostamos.
Coronavírus
Linha de psicologia do SNS atendeu 75 mil chamadas
Desde que foi criada, no início da pandemia, a Linha de Aconselhamento Psicológico do SNS 24 já atendeu cerca de 75 mil chamadas, das quais quase seis mil foram feitas por profissionais de saúde.
Porque Sim Não é Resposta
E quando os amigos nos traem?
"Amigos são a família que escolhemos" e dói quando nos apercebemos de que nos enganámos na escolha. Quando nos sentimos traídos, a única alternativa será confrontarmos o nosso amigo.
Porque Sim Não é Resposta
Confinamento “não ajudou relações doentes"
É complicado voltarmo-nos a apaixonar por quem perdeu toda a “chama”. Algumas dores servem para percebermos se, de facto, ainda estamos numa relação amorosa.
Porque Sim Não é Resposta
Sexualidade: Como devemos abordar o tema?
Devemos ter uma conversa sobre o tema com os novos filhos? E qual é o momento ideal? Os jovens são mais informados e por isso menos impulsivos.
Psicologia
Sim, tudo é efémero
Conviver com a angústia do prenúncio de morte é inevitável mas ao mesmo tempo a consciência de tal, pode ser suplantada e ser menos dolorosa se conquistarmos um lugar interior de ancoragem.
Porque Sim Não é Resposta
Quando os meus e os teus filhos não se entendem
Uma nova relação com filhos cria muitas dúvidas nos pais. Nem sempre as crianças se relacionam de forma harmoniosa e isso abana as fundações dos relacionamentos. Por vezes é difícil, mas é possível.
Porque Sim Não é Resposta
Como comemos diz muito sobre o que sentimos
Os distúrbios alimentares não escolhem idades e é preciso estar atento aos sinais de alerta. Os alimentos que escolhemos e as quantidades que ingerimos são indicadores de como nos sentimos.
Porque Sim Não é Resposta
Medo de novas relações por causa dos filhos
Quando as novas relações não avançam devido aos filhos. Quanto tempo se pode esperar por uma decisão do outro? Há relações que não avançam pelo receio das reacções.
Porque Sim Não é Resposta
Pais críticos "podem causar muitos estragos"
O que pode acontecer aos filhos de pais rígidos? Terão mais inseguranças, maior dependência e baixa autoestima? Hoje falamos de "pais pouco afetuosos".
Saúde
Um problema inconveniente
A doença mental é vista quase como uma falha de carácter, um defeito, uma fraqueza, ou uma ameaça à sociedade. Deveríamos ter bem mais cuidado com estes juízos de valor.
Saúde
An inconvenient problem
Mental illness is seen almost as a character flaw, a weakness or a threat to society. We should be careful about such judgements.
Psicologia
A culpabilização vivida por passar o vírus
Não tenha vergonha de pedir ajuda se se sentir preocupado, sobrecarregado ou esgotado. Fique atento a sintomas como irritabilidade, hipervigilância, imagens e pensamentos intrusivos.
Política
O problema de Orwell ou Orwell e o populismo
Bem vistas as coisas, a escrita política não tem de ser uma escrita ideologicamente poluída. Ela pode e deve ser algo distinto que aspire, no fundo, à dignidade do que Orwell chamou a «decência comum»
Porque Sim Não é Resposta
Qual o limite daquilo que se aceita numa relação?
Muitas vezes abdicamos de nós numa tentativa de salvar uma relação. Será esta a opção mais correta? Devemos anular-nos ou “voltar a tentar” quando não nos sentimos respeitados e amados?
Eutanásia
Eutanásia. Centro de Bioética saúda decisão
CEB diz que a decisão responde pelo povo português, "que nunca se reviu nem se manifestou a favor de uma lei que permite matar a pedido" e espera que o parlamento "saiba olhar para esta decisão".
Ciências Sociais
A pandemia e a curadoria das ciências humanas
O avanço tecnológico é imparável e acabará por conduzir à nossa desqualificação, ao nosso desprendimento emocional e à corrosão do carácter como nunca tínhamos experimentado antes.
Universidade do Porto
“Haverá um rótulo Covid-19 para recém diplomados” /premium
Ana Gabriela Cabilhas, presidente da FAP, diz que os professores não se souberam adaptar à pandemia. Em entrevista, pede inovação digital e apoio psicológico para combater o abandono escolar.
Porque Sim Não é Resposta
Devemos anular os anos lectivos da pandemia?
As crianças mais novas regressam às escolas na segunda-feira. Este ano não há provas de aferição. Será que devíamos juntar 3 anos lectivos num só?
Porque Sim Não é Resposta
Sharenting: devemos mostrar os filhos nas redes?
Há termos para tudo, como o Sharenting (partilha + parentalidade). Esta é ou não uma prática recomendável? Recuperamos o tema da partilha de fotos e vídeos dos filhos nas redes sociais.
Porque Sim Não é Resposta
OMS: uma em cada três mulheres vítima de violência
Os números são globais, avassaladores e são revelados pela Organização Mundial da Saúde. Uma em cada 3 mulheres em todo o mundo foi vítima de violência física ou sexual.
Porque Sim Não é Resposta
Deve uma criança sobredotada saltar um ano?
Quando as crianças estão à frente dos colegas, qual a melhor opção? E os diagnósticos sobre estes casos são ou não os mais corretos. Hoje falamos destas crianças e das dúvidas dos pais.
Hospital de São João
Psicólogo apoia famílias na urgência do São João
Nas urgências do São João, Cláudia Martins apoia as equipas que são responsáveis todos os dias por dar as notícias difíceis e os pacientes que, dada a situação da Covid-19, ficaram mais sozinhos.
Porque Sim Não é Resposta
Para quando o Dia Mundial da Mulher?
Há um longo caminho a percorrer para igualdade entre homens e mulheres. Elas continuam a trabalhar mais e a ganhar menos. As novas gerações podem mudar isto, mas depende da forma como as educamos.
Psicologia
Como seria tão insonsa a vida sem música
Para onde nos pode levar uma música? Para qualquer lugar onde seja capaz de voar o pensamento. O imediatismo do toque pelo som tanto nos reconcilia com contradições, nos faz sentir o trágico universal
Porque Sim Não é Resposta
5 anos é demasiado cedo para o primeiro ano?
Vão começar as matrículas e há muitos pais com uma dúvida: posso enviar o meu filho de 5 anos para a escola? Será demasiado cedo?
Porque Sim Não é Resposta
Os filhos e o novo(a) namorado(a) do pai ou da mãe
Como reagimos quando os nossos filhos conhecem e se relacionam com o novo parceiro? A situação agrava-se quando há na história uma relação extraconjugal? Hoje partimos de uma mensagem de um ouvinte.
Porque Sim Não é Resposta
Há limites para a privacidade dos filhos?
Os filhos têm direito ao seu espaço, mas não deixam de ser filhos. A privacidade deles não é uma verdade absoluta e os pais devem estar atentos.
Porque Sim Não é Resposta
Há "salvação" para os gabirus?
Afinal de que têm medo os gabirus? Recebemos uma mensagem da Dinamarca e hoje voltamos ao tema. Será que os gabirus têm medo do amor.
Saúde
Cristina Rodrigues propõe "cheque psicológico"
Cristina Rodrigues explica que esta proposta, que a "Ordem dos Psicólogos apresentou em 2014", visa igualmente "reduzir o encargo económico gerado pela doença mental".
Comportamento
Comunicação psicológica em tempos de pandemia
As mensagens têm de ser coerentes, claras, adaptadas à situação e o emissor tem de ser percecionado como credível e de confiança.
Porque Sim Não é Resposta
E a falta que o Carnaval nos faz?
Na edição de hoje, falamos do Carnaval suspenso. Numa altura em que a humanidade "está a jogar xadrez com a morte todos os dias", as celebrações simbólicas fazem especial falta.
Porque Sim Não é Resposta
São Valentim confinado
O dia dos namorados não deve ter data nem hora marcada. É preciso namorar todos os dias.
Porque Sim Não é Resposta
Casados na vida e no trabalho nunca é fácil
Há muitos casais que trabalham juntos, são sócios de empresas e nem sempre é possível deixar o trabalho fora da mesa de jantar. Os sinais de fadiga podem surgir e nesse caso é preciso agir.
Porque Sim Não é Resposta
"Divulgação de nudes é um assassinato de carácter"
O parlamento vai apreciar uma proposta que prevê penas de 2 a 5 anos de prisão para quem divulgar vídeos ou fotografia de cariz sexual sem o consentimento da vítima. Uma prática cada vez mais comum.
Porque Sim Não é Resposta
O difícil papel das madrastas e padrastos
A relação das madrastas e dos padrastos com os filhos do parceiro é, nalguns casos, prejudicada por terceiros. Os equilíbrios familiares são sempre difíceis, mas há soluções.
Porque Sim Não é Resposta
Dois anos de aulas em casa vão ter consequências
As aulas recomeçam com crianças sem computadores, com rede fraca, com pais e miúdos em casa. Estes confinamentos vão ter implicações no futuro.
Porque Sim Não é Resposta
As terríveis birras dos dois anos
Há pais desesperados com birras desesperantes. Hoje falamos de birras e da forma de as combater. Será que as crianças de dois anos são mesmo terríveis?
Porque Sim Não é Resposta
A doença bipolar é grave e não é comum
As oscilações de humor são saudáveis e não podem ser confundidas com doença mental. Perante uma dúvida de uma ouvinte, falamos de doença bipolar.
Porque Sim Não é Resposta
Há em todos nós um lado de gabiru?
Algumas pessoas não mergulham a sério nas relações procuram colecionar conquistas. Na linguagem corrente são gabirus, o dicionário define-os como velhacos ou patifes.
Porque Sim Não é Resposta
Toxicodependência: A brincadeira torna-se o vício
Os adolescentes são informados e têm noção dos perigos. Os pais não podem aceitar um "eu sei o que estou a fazer" como resposta. A experiência transforma-se facilmente num ritual.
Porque Sim Não é Resposta
As crianças vão estranhar o regresso à escola
As crianças estão a crescer num ambiente de stress e de medo. Nunca esquecerão esta pandemia, mas quando tudo voltar à normalidade vão conhecer o verdadeiro sentido da palavra liberdade.
Psicologia
"O toque e a proximidade vão voltar"
Eduardo Carqueja, diretor de Psicologia do São João, fala dos efeitos da pandemia no luto, nos afetos e no futuro, dos erros de comunicação do Governo e do preconceito dos médicos em pedir ajuda.
Porque Sim Não é Resposta
O que vai fazer no dia 1 do pós-pandemia?
Temos de manter viva a esperança e sonhar com o dia em que tudo isto irá passar. Esse dia vai chegar, não sabemos quando, mas vai chegar.
Porque Sim Não é Resposta
Depressão sazonal pode afectar todos até as cri...
Por vezes, a falta de sol, os dias curtos e cinzentos agudizam a tristeza. A ciência chama-lhe Depressão Sazonal e afeta-nos a todos, incluindo as crianças. É fundamental estar atento aos sinais.
Porque Sim Não é Resposta
Não devemos "amar pelos dois"
Em todas as relações há desequilíbrios e devemos enfrentá-los. O que fazer quando se ama e não se é amado na mesma medida?
Pandemia
Pessoas que não cumprem medidas?
É tão urgente quanto possível, que nos lembremos que somos os mesmos cidadãos de Março e que regressemos a uma comunicação pela positiva, validando as dificuldades e o esforço.
Porque Sim Não é Resposta
Estamos a criar uma geração Covid-19?
O confinamento traz consequências para as crianças do ponto de vista académico e de personalidade. Ter noção destes problemas pode ajudar-nos a minimizá-los.
Porque Sim Não é Resposta
Por favor, escreva cartas de amor
São ridículas porque senão o fossem não eram cartas de amor. Apesar dos emojis e sms, as cartas de amor não vão desaparecer e recomendam-se.
Livros
A geração desajustada de Sally Rooney
Se a dor desaparecer por completo, procura-se um substituto. E quanto mais paliativa é a sociedade mais violento será o substituto. Mas as razões para este desajustamento geracional são muitas.
Sociedade
5 razões porque não queremos a eutanásia
A reflexão perante a morte e o acompanhamento de familiares e amigos podem ser momentos inesquecíveis de manifestação de amor, de reconciliação familiar, que não serão possíveis na morte por eutanásia
Conversas de Fim de Tarde
"As mulheres não nascem ensinadas para ser mães"
A depressão pós-parto, uma realidade escondida da gravidez. "Acordava a chorar e tentei reprimir o que sentia". Sofia Arruda lançou o livro "Calma, vai correr tudo bem": "Era a frase que me acalmava".
Porque Sim Não é Resposta
Onde podemos encontrar a esperança?
Precisamos dos outros para acreditar na vida. Lidar olhos nos olhos com a morte torna-nos capazes de "tratar a vida por tu". A esperança está em cada dia.
Porque Sim Não é Resposta
O sofrimento de quem está na linha de frente
Cada vez que não somos cuidadosos criamos dilemas para aqueles que estão na "linha da frente" do combate à pandemia. E depois da pandemia, como vai estar a saúde mental destes profissionais?
Porque Sim Não é Resposta
Covid19. Perdemos o medo?
Cada vez mais novos casos, o número de mortes é assustador. Parece que perdemos o medo do vírus. Talvez o discurso tenha que ser mais claro, mais nítido e por vezes, se for preciso, mais rígido.
Porque Sim Não é Resposta
Timidez não é "defeito de fabrico"
É o lado mais tristonho e cabisbaixo que caracteriza a adolescência. Mas depois passa! Tudo o que é bem gerido na vida acaba por passar.
Porque Sim Não é Resposta
Gerir expectativas? Não
Porque somos incapazes de controlar as expectativas? Esperamos dos outros aquilo que somos capazes de dar. E por vezes questionamo-nos se damos demasiado. A solução é simples: não gerir expectativas.
Porque Sim Não é Resposta
Este confinamento vai ser mais duro
Voltámos à estaca zero. O segundo confinamento vai ser mais duro e conflituoso para as famílias. As escolas ficam abertas, o teletrabalho é obrigatório e já estamos cansados do tema pandemia.
Porque Sim Não é Resposta
A importância das histórias de encantar
Todas as noites, "aquela" história de encantar é importante para o crescimento das crianças. Mesmo as histórias sobre príncipes e princesas. As entrelinhas dos contos ficam para toda a vida.
Porque Sim Não é Resposta
Os pais têm de ser "melgas" em tempos de pandemia
Pais mais inseguros e desconfiados. "Põe a máscara, atenção ao distanciamento". Como é que os filhos veem estas "exigências"? Com amor, claro.
Porque Sim Não é Resposta
Crianças em prisões são crianças em perigo
A China baixou a idade de responsabilidade criminal para os 12 anos, em crimes graves. Em Portugal é aos 16 anos. Um castigo severo, uma sentença para a vida de crianças "abandonadas" pela família.
Coronavírus
Quarentena trouxe sofrimento psicológico a 7 em 10
Estudo do Instituto Nacional Ricardo Jorge (INSA) revela que sete em cada 10 portugueses que estiveram em quarentena acusaram sofrimento psicológico. Mais de metade apontou sintomas de depressão.
Porque Sim Não é Resposta
Alunos tremem de frio
Num inverno rigoroso durante uma pandemia, há crianças a passar frio nas escolas. Num ano letivo tão estranho como este, não é de admirar que os resultados escolares estejam também "constipados".
Porque Sim Não é Resposta
A quem ligaria se o mundo acabasse daí 15 minutos?
A pergunta é difícil, mas o conselho é simples: não espere pelo fim do mundo para dizer "amo-te".
Porque Sim Não é Resposta
Quando os avós não gostam dos netos
Nem todos os avós são dedicados e "babados". É uma situação difícil que obriga a grandes doses de bom senso por parte dos pais.
Porque Sim Não é Resposta
Famílias de acolhimento não são uma boa solução
Eduardo Sá defende que o modelo das Famílias de Acolhimento está errado. Nesta edição partimos de uma pergunta de uma ouvinte para falar das diferenças entre adopção e famílias de acolhimento.
Porque Sim Não é Resposta
Estamos em 2021. Está tudo igual?
Primeira segunda-feira do ano, regressamos à escola e ao trabalho, com a esperança que o novo ano traga uma nova vida. Estamos preparados?
Ano Novo
Foi você que pediu… um local de trabalho saudável?
Se os administradores, gestores e colaboradores portugueses desejassem locais de trabalho saudáveis para o país, 2021 seria um ano de regresso a um novo normal: de saúde, bem-estar e sustentabilidade.
Psicologia
A Maria vai com todos
Na prática, a Maria é uma pessoa porreira, faz o que os outros mandam e adora ajudar toda a gente. Mas raramente escolhe o que é o melhor para si.
Oficina da Liberdade
O ano do "Great Reset"
Sempre que uma pequena elite sonha redesenhar o mundo, o resultado é o totalitarismo. E quanto mais nos informarem que tal é feito para nosso bem, mais assustados devemos ficar.
Porque Sim Não é Resposta
Vamos (mesmo) superar 2020
Tiquetaque, tiquetaque… este ano terrível acaba hoje. Renasce a esperança numa nova oportunidade para todos trazida pela vacina, Este é o nosso especial de fim de ano. Vamos conseguir dar a volta.
Porque Sim Não é Resposta
E no final de contas só queremos ser felizes
O que o futuro nos reserva é sempre fascinante. Achamos que a felicidade é uma sorte que nos cai no colo e não é verdade. Nós desenhamos o nosso futuro todos os dias.
Porque Sim Não é Resposta
E se pudéssemos começar tudo do zero?
Pensar é um exercício permanente de possibilidades, mas não podemos ter tudo. A vida é feita de escolhas, temos que aceitar. E as nossas escolhas e mudanças têm rosto.
Porque Sim Não é Resposta
Querido diário...
Um livro de desabafos, quase um "muro das lamentações". Escrever um diário ajuda-nos a pensar e a ser mais humildes. Um cantinho só nosso que devemos levar para o resto da vida.
Porque Sim Não é Resposta
"O Natal é quando alguém nos quiser"
Estamos a horas da consoada mais estranha das nossas vidas. As ausências forçadas lembram-nos como somos importantes uns para outros. E sim, também temos um presente.
Porque Sim Não é Resposta
Não há presentes difíceis
Os presentes são uma prova de vida e nada é válido quando aquilo que está em causa e dizermos: "Gosto de ti".
Sociedade
Filhos de dezembro
Celebrar os anos são das datas mais apetecidas. É um festejo da singularidade e da história do percurso de cada um. Cada chama das velas que se sopra simboliza os anos de vida, experiências acumuladas
Porque Sim Não é Resposta
A felicidade só é possível com lágrimas
Vamos sempre a tempo de ser felizes? É a pergunta de partida para esta edição. Não conseguimos ser felizes sem enfrentar obstáculos e sem lágrimas.
Coronavírus
Vaticano admite vacinas que usam células de feto
Em 2005, a Pontifícia Academia para a Vida aceitou o uso de células derivadas de fetos abortados desde que não houvesse alternativa. Agora, confirma isso mesmo em relação às vacinas contra a Covid-19.
Porque Sim Não é Resposta
Quando travamos o amor pelos nossos filhos
Por vezes, travamos o coração para não magoarmos a pessoa com quem vivemos, os nossos filhos e até para evitar os solavancos de um divórcio. Com o tempo podemos perder "o amor da nossa vida".
Saúde
A terapia não é de graça
No final do dia, importa perguntar: Quero investir no meu bem-estar? Quanto pagaria para me sentir bem comigo e com os outros?
Psicologia
E uma vacina para a saúde mental?
Há uma pandemia oculta da saúde mental. E, tal como a pandemia da Covid-19, esta pandemia oculta da saúde mental é contagiosa e provoca muitas hospitalizações e mortes.
Porque Sim Não é Resposta
Não podemos tirar o Natal àquelas crianças
A juíza do Tribunal de Oliveira do Bairro não autorizou que as crianças e os jovens acolhidos em lares de infância e juventude a visitarem as famílias no Natal. Falta humanidade.
Porque Sim Não é Resposta
A pandemia nega-nos o luto
As consequências de não nos despedirmos de quem mais gostamos e o estudo de quatro universidades portuguesas sobre o impacto que as restrições impostas pela pandemia têm no luto.
Porque Sim Não é Resposta
Será mesmo hiperativo?
Há muitos diagnósticos errados de hiperatividade nas crianças. Neste programa tentamos perceber as diferenças entre uma criança hiperativa e uma criança "cheia de vida".
Porque Sim Não é Resposta
Partir a loiça é melhor que não partir um prato
Todos temos a direito a "ir abaixo" e a "explodir". É saudável que aconteça. Não conseguimos trancar para sempre a pressão.
Porque Sim Não é Resposta
Somos genuinamente bons
Dois atos de heroísmo, um deles com consequências trágicas, levam-nos a perguntar o que leva alguém a colocar-se em perigo para salvar os outros? Eduardo Sá explica-nos que todos podemos ser heróis.
Governo
Ignorar a Saúde Mental é adiar o bem-estar
O Governo continua a não compreender a verdadeira dimensão dos conceitos de bem-estar e saúde mental, como também continua a ignorar o seu impacto no desenvolvimento do país.
Sociedade
Porque podem entristecer os dias de chuva?
Não tem de ser necessariamente mau encarar os momentos de maior recolhimento e introspeção convocados pelos dias chuvosos. Pode até ser um meio reconfortante para reparar questões internas.
Porque Sim Não é Resposta
"Querido Pai Natal..."
Devemos continuar a escrever cartas com pedidos, mas quem gosta verdadeiramente de nós consegue encontrar o presente perfeito sem "grandes ajudas". Esta edição é um alerta para os indecisos.
Porque Sim Não é Resposta
Podemos desistir do amor da nossa vida?
A pergunta foi nos enviada por um ouvinte. O que fazer quando o amor da nossa vida não nos ama? Como sabemos que aquele é amor da nossa vida?
Porque Sim Não é Resposta
Porque estamos pior na matemática e ciências?
Em destaque as conclusões do estudo da Associação Internacional para a Avaliação do Desempenho Educacional, que mede o desempenho a Matemática e a Ciências dos alunos do 4.º e do 8.º ano.
Porque Sim Não é Resposta
Quando perdemos um filho morremos por dentro
Quando se perde um filho, torna-se muito difícil voltar a dar sentido às coisas. A morte de um filho é uma dor enlouquecedora, é um luto que nunca se faz.
Porque Sim Não é Resposta
Porque é que os homens são tão irritantes?
Hoje falamos do que nos divide. Viver a dois não tem de ser complicado e os homens são cada vez melhores, mais afetivos. Ainda assim, há sempre coisas que nos tiram do sério.
Porque Sim Não é Resposta
A Covid-19 e os casos de bulliyng
Há crianças a sofrer bullying no regresso às aulas depois de testarem positivo à covid-19. Professores devem zangar-se, se necessário, e os pais não devem esquecer que amanhã podem ser os seus filhos.
Porque Sim Não é Resposta
E quando os filhos não largam a mamã?
Os pais são invariavelmente uma segunda figura, mas não podem assumir esse papel tempo demais nem devem amuar. Uma dica: brincadeiras tontas e cavalitas podem fazer milagres.
Resposta Pronta
"Linha de Aconselhamento Psicológico salva vidas"
Pedidos de ajuda psicológica através da linha SNS 24 aumentam. O bastonário da Ordem dos Psicólogos considera que "a melhor forma de combater o estigma é disponibilizar este apoio de forma acessível".
Porque Sim Não é Resposta
Nada substitui o contacto presencial
Hoje falamos sobre as videochamadas como alternativa à relação presencial com os avós durante a pandemia e nas consequências que o afastamento prolongado pode ter na relação entre avós e netos.
Serviço Nacional de Saúde
Covid-19. Mais de 47 mil pessoas pediram ajuda
Em setembro cerca de 7 mil pessoas ligaram para a linha de aconselhamento psicológico e em outubro foram mais de 7.600. Quase 4 mil chamadas foram de profissionais de saúde.
Sociedade
Perda gestacional. Os testemunhos de 3 mulheres /premium
Apesar de comum, pouco se fala sobre perda gestacional, o que torna tudo ainda mais difícil para quem passa por ela. Para pôr fim ao tabu e ajudar outras, 3 mulheres falam sobre os bebés que perderam.
Psicologia
Bastonário da Ordem dos Psicólogos reeleito
A lista B, liderada por Francisco Miranda Rodrigues, conquistou mais de 58 por cento dos votos para a Direção Nacional, nas eleições realizadas durante o dia de sexta-feira, reconduzindo o bastonário
Porque Sim Não é Resposta
Maradona, um génio que nos uniu
Um dia após a morte de Maradona, falamos da capacidade de admirar alguém e da comunhão que essa experiência proporciona. Maradona dançou com a vida e quem dançou com ele vai guardá-lo para sempre.
Porque Sim Não é Resposta
Violência doméstica deve ser discutida nas escolas
Assinalamos hoje o dia pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres. Não podemos alimentar relações violentas com silêncio. Se precisar de ajuda ligue para 800 202 148 ou envie um SMS para o 3060.
Porque Sim Não é Resposta
Os desafios da adoção
O processo continua a ser lento e complicado. Os pais devem entregar-se e estar prontos para as provas a que as crianças os sujeitam enquanto encontram o seu espaço.
Porque Sim Não é Resposta
Não se deve antecipar "a conversa"
Partindo de uma questão de uma ouvinte, falamos de sexualidade na adolescência. Ao antecipar "a conversa", os pais podem dar mais informação do que os filhos são capazes de processar.
Psicologia
Vão de retro, ratos malvados
Façamos uso da nossa inteligência ao serviço de um pensamento profundo e abrangente. Pensar não é agir e podemos fazer melhor a nós e aos outros quando, com verdade, pensamos.
Porque Sim Não é Resposta
Não andamos a ser amigos das crianças
No Dia Internacional dos Direitos das Crianças falamos de cicatrizes profundas, do direito à parentalidade e da escola: o novo "trabalho infantil" que retira o direito de brincar às crianças.
Porque Sim Não é Resposta
O queixinhas
Ser o queixinhas da escola. As crianças sabem muito bem o que é um queixinhas. Por vezes, o queixinhas roça a mentira e pode ser o protagonista de episódios de bullying.
Saúde
A Psicologia, o medo e a pandemia
A Linha de Apoio Psicológico é um paliativo. Onde é que estão as intervenções de continuidade? Onde estão as intervenções de promoção da saúde junto dos profissionais que estão em desgaste?
Porque Sim Não é Resposta
Proteção em excesso cria crianças frágeis
Pais, mimem os filhos, mas não alimentem o vício da insegurança. Quanto mais os protegem mais os fragilizam.
Explicador
Saúde mental em lista de espera?
Ordem dos Psicólogos Portugueses alerta para falta de recursos humanos. Renata Benavente, membro da direção, sublinha que o tempo de resposta dita o prognóstico. "A demora pode agravar as situações."
Porque Sim Não é Resposta
Alma gémea é o resultado de um longo percurso
Não são porta de entrada e por vezes é apenas o coração a pensar mais rápido que os nossos pensamentos. As almas gémeas não são iguais, usam as diferenças e criam uma cumplicidade que as torna únicas.
Porque Sim Não é Resposta
Saúde mental e os companheiro de mimos
Há muitas pessoas em sofrimento psicológico que parecem assintomáticas. As consequências na saúde mental não são imediatas. Espera-se um boom quando a preocupação com o vírus se começar a desvanecer.
Envelhecimento
A sós
O mundo semi-aberto não é o mesmo. É pior. Os miúdos voltaram à escola, os pais ao trabalho, mas não à casa da avó. "Para me proteger. Mas quantos anos é que vou viver? Estes são os meus últimos anos"
Porque Sim Não é Resposta
Ser mãe solteira
Ser mãe solteira: uma boa ou má opção? A maternidade independente é um ato de amor e de coragem. É a afirmação do grande desejo de ser mãe, mas não deixa de ser um ato egoísta.
Coronavírus
Psiquiatra alerta para problemas psicológicos
Júlio Machado Vaz afirma que a "patologia psiquiátrica" poderá "exigir uma atenção aturada" dentro de seis meses a um ano, apesar de haver "a esperança de uma ou mais vacinas" contra a Covid-19.
Porque Sim Não é Resposta
Não tenho legenda para o meu estado de alma
Quantas vezes não conseguimos responder à pergunta: "Como é que te sentes?". Às vezes sentimos tão depressa que não conseguimos perceber o que estamos a sentir.
Porque Sim Não é Resposta
Estar solteiro é algo que merece ser celebrado
Para a sociedade, viver a vida a dois é um motivo de orgulho. Estar solteiro é celebrar a coragem de avançar sozinho e desejar algo maior no amor.
Porque Sim Não é Resposta
Os pais têm o direito a estar fartinhos!
Os pais estão autorizados a estar fartos dos filhos? A resposta é... sim! Os "bons" pais não são aqueles que não passam sem os filhos, mais sim os que não fazem tudo bem feito.
Lifestyle
Autoestima: sabe como fomentá-la nos mais novos?
Ajudar crianças e jovens a crescer com autoestima elevada é determinante para que se tornem adultos confiantes. Veja aqui as melhores estratégias e avalie os seus conhecimentos sobre o tema.
Porque Sim Não é Resposta
77 anos e então?
Joe Biden foi eleito presidente dos Estados Unidos da América aos 77 anos. Vai tomar posse aos 78. Será que todos temos uma validade? Muito pelo contrário, o mundo precisa de almas velhas.
Porque Sim Não é Resposta
A importância de um abraço
Abraçar alguém é abrirmo-nos para o outro. Não abraçamos quem não conhecemos. Em tempos de pandemia, de máscara, com as mãos desinfetadas e sem respirar, venha de lá esse abraço.
Saúde
Desordem na Psicologia em Portugal?
A mobilização da Psicologia faz-se construindo, não tentando desvalorizar. A mobilização da Psicologia faz-se colaborando, não boicotando.
Porque Sim Não é Resposta
Não podemos ter medo do medo
Conseguimos aprender a viver com os medos? Quanto mais fugimos deles mais os alimentamos. Quando bem utilizados, os medos podem tornar-se um grande instrumento.
Porque Sim Não é Resposta
Ouse ser verdadeiro
Falar verdade não é ser pessimista. Encarar a realidade é perceber até que ponto é legítimo termos esperança. Em tempos de pandemia os discursos otimistas são uma ilusão.
Saúde
DesOrdem na Saúde Mental em Portugal
A Ordem dos Psicólogos está fora do Programa Nacional de Saúde Mental, está fora das reuniões com o INFARMED e outras instituições, que durante estes meses decidiram o caminho a traçar para a saúde.
Porque Sim Não é Resposta
Casais divididos: Trump ou Biden?
Podemos amar alguém que não ouve a mesma canção e que vota noutro partido?
Porque Sim Não é Resposta
Os meninos da "bolinha vermelha" na escola
Verde, amarelo ou vermelho. Este é o método utilizado para avaliar o comportamento das crianças na sala de aula. Será o melhor? Como devem os pais lidar com as contantes "bolinhas vermelhas"?
Porque Sim Não é Resposta
O nosso, o meu e o teu filho são diferentes?
Filhos de anteriores relações são muitas vezes tratados de forma diferente pelas novas famílias. Partimos de um caso concreto para uma realidade que afecta muitos casais.
País
Jovens mais confiantes serão adultos mais felizes
Desenvolver autoconfiança e autoestima é crucial para que os mais jovens cresçam felizes, sobretudo num mundo em que a imagem impera. A boa notícia: estas questões podem ser trabalhadas desde cedo.
Porque Sim Não é Resposta
Bebés 2020: efeitos de nascer no ano da pandemia
Haverá consequências para os bebés privados de colo dos familiares? Em tempos de pandemia, a nossa relação com as crianças alterou-se em nome da segurança. Onde está o equilíbrio e o bom senso?
Sociedade
Eu vou ao psicólogo
Este não é um daqueles momentos de "vejam o que eu fiz, eu sou tão fixe". Ainda não. Estou a trabalhar afincadamente para encontrar o meu equilíbrio.
Porque Sim Não é Resposta
A ligação excessiva entre pais e filhos
Existe uma altura cerca para cortar o cordão umbilical? As crianças têm dificuldade em separar-se dos pais, quando os próprios pais não conseguem "deixar ir" os filhos.
Porque Sim Não é Resposta
A 'missão' de viver as dores dos outros
Não há como fugirmos às dores dos outros. Mas viver constantemente para os outros não é qualidade é esquecer que existimos.
Porque Sim Não é Resposta
"Guarda partilhada exige bom senso"
A gestão da guarda partilhada não é fácil e raramente corre bem nos primeiros meses. Para funcionar, os pais "têm de se forrar, por dentro e por fora, de bom senso" e não alimentar ódios de estimação.
Porque Sim Não é Resposta
Escolas limitadas pela Covid-19. Até quando?
Relatos de alunos a comer à chuva, as portas e janelas das salas ficam abertas mesmo com as temperaturas a descer e ainda uma providência cautelar. Isto não vai mesmo correr bem.
Porque Sim Não é Resposta
A idade é um posto?
Nós sabemos que tudo o que é novo parece melhor. Mas a ideia de que os mais velhos não dominam muita coisa, que são jurássicos e produtos com defeitos, tem de acabar. A idade já não é um posto!
Porque Sim Não é Resposta
Vou atirar-me de cabeça para o amor
Às vezes o grande amor começa com uma bela trapalhada. Quando nos fechamos para o amor, muitas vezes por medo, há sempre uma luz que se acende. E se eu não voltar a ter esta oportunidade?
Porque Sim Não é Resposta
A menopausa não é o fim
Envelhecer é uma coisa que dói, mas à medida que ficamos mais velhos ficamos mais bonitos. Às vezes uma crise é positiva para sentirmos que não controlamos tudo e reavaliarmos as nossas escolhas.
Mudar de Vida
Amigos tóxicos: como identificar quem nos faz mal
Quais os sinais que apontam para uma relação tóxica e como podemos lidar com uma falsa amizade. Um programa com a psicóloga Filipa Jardim da Silva
Psicologia
Adultos pelo Peter Pan’s
As caraterísticas dos adultos Peter Pan’s traduzem-se numa imaturidade emocional, pelo modo como lidam com a realidade que implica compromisso e obrigações.
Porque Sim Não é Resposta
Este ano letivo vai ser pior que o anterior
Nesta edição, voltamos a falar das escolas e da gestão difícil em tempos de pandemia. É que parece que a fatura cai sempre no colo dos professores.
Porque Sim Não é Resposta
Não existe um dia ideal para terminar uma relação
Prolongar um casamento adoentado pode condicionar as relações futuras dos nossos filhos. É preferível dar-lhes uma má notícia do que assistirem aos maus exemplos dos pais durante toda a vida.
Coronavírus
Psicólogos alertam para aumento de doentes
A Ordem dos Psicólogos alertou para o aumento de procura de cuidados de saúde psicológica e mental, lembrando o Serviço Nacional de Saúde têm menos de três psicólogos para cada 100 mil habitantes.
Porque Sim Não é Resposta
Perder os pais é morrer com eles
Somos pequeninos até ao dia em que perdemos os pais. É uma dor que não se aprende a lidar e torna-se trágica quando percebemos que não dissemos que os amávamos vezes suficientes.
A página está a demorar muito tempo.