Ciências Sociais

Psicologia

Porque os Vascos… esses são felizes! /premium

Há dias, quando revisitava o clássico “A Canção de Lisboa”, não pude deixar de me lembrar do Pedro [nome fictício] e da sua triste história. Da ficção à realidade nem sempre vai uma grande distância.
Bioética

Conselho de ética condena modificação genética

Após o polémico anúncio de um investigador chinês que afirma ter modificado geneticamente embriões humanos, o Conselho de Ética para as Ciências da Vida de Portugal veio condenar veemente o anúncio.
Genética

Edição genética: universidade não conhecia projeto

A instituição à qual está ligado o cientista chinês que alegou ter feito nascer primeiro bebé com ADN geneticamente modificado diz que não conhecia o projeto e que não foi feito na universidade.
SIC

Casados à Primeira Vista: psicólogos investigados

1.187
A participação de dois psicólogos no novo programa da SIC está a ser analisada. Código deontológico diz que psicólogos não podem dar consultas em público. Um dos neuropsicólogos é, afinal, estagiário.
Psicologia

Adolescentes… pffff!

250
Moem a paciência a um santo! Mas mães e pais de adolescentes: é imperioso o alargamento dos espaços individuais no seio da família sem que isso deteriore o espaço e a coesão do grupo que é a família.
Entrevista

"Nada justifica quotas para homens e mulheres" /premium

5.232
Casamento vs. filhos. Trump. Confusão de género. Fascismo. Popularidade. E um capote alentejano. Grande entrevista ao psicólogo Jordan Peterson, autor do bestseller mundial "12 regras para a vida".
Ciência

Orca partilha traços de personalidade com humanos

147
As orcas exibem características de personalidade semelhantes aos humanos e chimpanzés, como a brincadeira, a alegria e o afeto. A investigação foi divulgada pela Associação Americana de Psicologia.
Violência

Cerca de 140 grávidas queixam-se de coerção sexual

648
Um inquérito da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra a mil grávidas revela que 14% foram forçadas pelos companheiros a manterem práticas sexuais. E 40% foram alvo de violência psicológica.
México

Hospital das Emoções ajuda 43 mil jovens infelizes

Um estudo de 2013 revelou que 55% dos jovens mexicanos eram infelizes. Foram criadas cinco clínicas de saúde mental na Cidade do México para lidar com o problema. Em cinco anos já viram 43 mil jovens.
Ciência

Sim, a Bial também estuda a telepatia com cães  /premium

198
Surgem na lista de financiamentos, entre estudos sobre os neurónios, o envelhecimento do cérebro ou o funcionamento das hormonas. A Bial não estranha. Diz que a ciência tem de olhar para o paranormal.
Condução Autónoma

As escolhas morais de um carro autónomo 

Em cada situação, uma carro autónomo terá de avaliar as opções disponíveis. Mas quando qualquer uma das opções provoque a morte de alguém, como é que o carro toma a decisão?
Fact Check

Hiperatividade. Medicamentos devem ser proibidos? /premium

667
PAN leva o tema ao parlamento esta 4ª feira. Médicos concordam com mais psicólogos nas escolas e no SNS e que haja uma discussão sobre a hiperatividade, mas não aceitam condicionamentos.
Depressão

Casos sobem 43%. Doentes pedem mais acompanhamento /premium

2.066
Doentes e psicólogos dizem que o tratamento falha por estar focado nos medicamentos. DGS admite que a saúde mental é um problema crescente, mas garante que estão a ser feitos progressos.
Ciências Sociais

Heteronormatividade abatida pela porta dos fundos /premium

2.588
Três académicos publicaram, propositadamente, artigos fraudulentos em algumas das melhores revistas científicas de certas áreas de estudo para mostrarem como se vende ideologia como se fosse ciência.
Ano Letivo

Um outro olhar sobre os professores /premium

711
Os professores não são máquinas de “debitar” matéria, que ali estão sempre que toca a campainha para a aula, são pessoas e que muitas vezes se tornam referências nas nossas vidas.
Ordem dos Médicos

Médicos e psicólogos não querem psicoterapeutas

O bastonário da Ordem dos Médicos disse que "não é preciso, nem é necessário, nem sequer é útil ter a profissão de psicoterapeuta", uma "profissão independente" à margem dos Médicos e dos Psicólogos.
Psicologia

Quatro de setembro, Dia Nacional do Psicólogo

1.520
As evidências científicas e os resultados positivos da intervenção psicológica são muitos e sólidos, atravessam toda a experiência humana e permitem poupar no investimento económico na saúde.
Centros de Saúde

Centros de saúde precisam de duplicar psicólogos 

Os centros de saúde precisam de duplicar o número de psicólogos disponíveis, atualmente menos de 250, o que dá um rácio inferior a 2,5 profissionais por 100 mil habitantes, diz a Ordem dos Psicólogos.
Psicologia

Espelho meu, há alguém mais bonito do que eu?

Quanto maior a nossa autoestima, mais capazes de lidar com as adversidades da vida, mais criativos seremos no trabalho e maiores serão as possibilidades de mantermos relações saudáveis.
Cultura

Pensadores da Nova Esquerda: Eduardo Prado Coelho /premium

Porque é que um método das ciências sociais acaba por se transformar na grande forma de legitimar a esquerda? Carlos Maria Bobone aborda a questão no terceiro de uma série de cinco artigos.
Acesso ao Ensino Superior

Então, já sabes o que vais seguir?

A tomada de decisão vocacional não se faz por decreto, como muitos parecem crer, como se aos 18 anos todos os jovens ficassem a saber de imediato o que pretendem fazer profissionalmente.
Saúde Pública

Depressão?! Isso é psicológico…

201
Por vezes, acontecimentos de vida negativos marcantes podem gerar reacções depressivas que se distinguem do estar triste pela intensidade, profundidade, prolongamento no tempo e impacto no dia-a-dia.
Identidade de Género

Não há relatório médico sem "relação com doença"

PS, BE, PAN e PSD apresentaram propostas de alteração à nova lei da identidade de género. Médicos dizem que esquerda quer um "relatório pericial". Psicólogos alertam para perigo da patologização.
Psicologia

A app que quer ajudar quem sofre de depressão /premium

909
Investigadora em psicologia em Stanford, Alison Darcy fundou a app que quer ajudar quem sofre de depressão ou ansiedade. Como? Pondo as pessoas a trocar mensagens com um robô que vale 34 milhões.
Literatura

Estar apaixonado é semelhante a uma doença mental /premium

434
Há uma linha ténue que separa o amor e a paixão da doença mental. Quem o diz é o psicólogo Frank Tallis, autor de "O Romântico Incurável", que relata histórias verídicas de amores enlouquecedores.
Internet

Internet. Mãe quer filho diagnosticado com vício

181
O Serviço Nacional de Saúde britânico prepara-se para reconhecer, pela primeira vez, que um jovem sofre de um vício de jogo na Internet. Não sai de casa há um ano.
Psicologia

Medo de umbigos, balões, ratos e outras fobias /premium

220
Joana Marques Alves reuniu 41 histórias de pessoas reais que aprenderam a viver com o medo. E, a estes relatos, juntou uma lista de mais de 250 fobias, algumas delas bem inesperadas.
Pré-Publicação

Pré-publicação. Da ciência ao amor /premium

Clínico, empresário e um curioso da espiritualidade, Luís Portela assina novo livro em que cruza ciência e parapsicologia. Na véspera da apresentação, deixamos dois capítulos em antecipação.
Psiquiatria

"Abuso sexual é devastador na saúde mental" /premium

299
A violência sexual e a pobreza são os fatores que melhor permitem prever o aparecimento de doenças mentais. Perda e abandono na infância também têm um impacto importante na saúde mental das crianças.
Livros

Pré-Publicação. Relatos de amores enlouquecedores /premium

O livro "O Romântico Incurável" relata histórias de amores que levaram à loucura e que o psicólogo Frank Tallis acompanhou. O Observador publica um dos capítulos da obra.
Saúde da Mulher

Quando o medo do parto se apodera das mulheres

1.342
Dor, procedimentos sem consentimento, indiferença dos médicos, o medo do desconhecido, mitos à volta do parto e relatos de terror das amigas são alguns dos factores que podem levar ao medo do parto.
Bioética

Eutanásia: ouvir os avisos da Holanda

2.418
Os factos e a realidade da Holanda estão à vista de quem os quiser ver, não podem ser ignorados, e suportam a inconveniência de fazer uma lei que permita a eutanásia na linha das propostas existentes.
Obesidade

Comer por prazer não justifica obesidade

Os obesos comem mais do que precisam em termos energéticos, mas comer muito não explica só por si o excesso de peso na maior parte dos casos. A conclusão é de um grupo de investigadores portugueses.
Ciências Sociais

Universidade, fonte de vícios

A academia instiga a sobreposição entre atitudes analíticas e atitudes referenciadas a vários moralismos, para mais politicamente comprometidos, o que compromete a racionalidade do trabalho académico
Comportamento

Acreditar, sem mais

Não há nada como o discurso político para por vezes revelar o perigo da abolição do intervalo entre a crença e a realidade, pois trata-se de um discurso inteiramente colocado sob as ordens da vontade.
Comportamento

Sinais de fumo, telegramas e... “emojis”

Mantenhamos a comunicação escrita e os símbolos. E também os “emojis”. Tentemos apenas assegurar-nos que estes têm o mesmo significado para quem envia e para quem recebe.
Neurociência

Da união do Neuro com a Ética nasce a Bioética 4.0

Hoje, a neuroética, já adulta, não é apenas a "ética das neurociências", mas também a "neurociência da ética": as neurociências podem iluminar o que sucede no cérebro quando enfrentamos dilemas éticos
Crianças

SuperNanny: contra "princípio da competência"

281
As técnicas usadas por Teresa Paula Marques no programa SuperNanny foram colocadas em causa no segundo dia do julgamento. Apresentadora fala ainda hoje.
Cuidados Paliativos

"Eutanásia e cuidados paliativos são compatíveis"

978
Não são as pessoas mais vulneráveis que procuram a eutanásia, mas as que estão mais bem informadas, que são relativamente novas, de personalidade forte e que tiveram acesso a bons cuidados paliativos.
Global Shapers

Vencer ou ter sucesso? Precisamos de mais Mallorys

623
Em 20 anos ligado ao desporto, aprendi que o verdadeiro crescimento vem da adversidade e do desafio, de nos afastarmos do que é confortável e familiar e sair em busca do desconhecido.
Psicologia

Pedido de ajuda aos youtubers portugueses

3.638
Deparo-me cada vez mais com crianças e pré-adolescentes com sintomas de ansiedade, insónias a despertares nocturnos, pesadelos e medos que estão, de alguma forma, relacionados com os vossos vídeos.
Entrevista

Maria Filomena Mónica vem ao Observador

A socióloga reeditou a sua autobiografia, "Bilhete de Identidade". Vai ser entrevistada em direto na redação esta terça-feira a partir das 15h30. Envie-nos as suas perguntas para leitor@observador.pt
Educação

Mais psicólogos, mais sucesso educativo

554
Não é difícil concluir que só com a suficiência de recursos técnicos colocados atempadamente, os psicólogos poderão contribuir para a eficácia das medidas educativas em curso.
Educação

Educar filhos "brilhantes"? Cientistas explicam

5.077
Um adolescente nascido em 2000 terá até 15 empregos ao longo da vida. Oito deles deles ainda não estão inventados. Duas cientistas contam ao Observador como educar crianças para este futuro.
Psicologia

Afinal, porque é que temos medo de palhaços?

499
Com a nova versão de "It" a chegar aos cinemas, muitos são os que voltam a lembrar o medo que têm dos sorrisos rasgados dos palhaços. A fobia tem raízes na História mas é na nossa mente que habita.
Politicamente Correto

Eu sou Gentil Martins!

24.541
Nem todos falam como Gentil Martins, poucos hoje dizem o que pensam. Vivemos no tempo onde este fascismo higiénico travestido de liberdade intimida, condiciona e persegue por delito de opinião.
Escolas

200 psicólogos serão integrados em escolas

197
No âmbito do Programa Operacional de Capital Humano, foi aprovado um investimento milionário para integrar 200 psicólogos nas escolas.
Conversas

Uma conversa olhos nos olhos

A importância de fazer um uso equilibrado das tecnologias, criando espaço para estar com os outros, foi a principal conclusão desta conversa da série Observamos Mais, dedicada ao tema Mais Perto.
Sexismo

"Infiltrada" revela assédio nas universidades

4.006
Uma investigadora esteve "infiltrada" nas universidades portuguesas para trazer à luz uma realidade de bastidores, só conhecida de estudantes e docentes: discriminação e assédio na academia.
Conversas

Observámos de Mais Perto. Para ver na íntegra

Helena Garrido conversou com Cristina Velozo, Rita Gomes e Catarina Mexia. Estaremos a precisar de férias da tecnologia?
Psicologia

Quintino Aires não deverá ser expulso da Ordem

1.866
Quintino Aires, psicólogo e comentador da TVI, disse que 75% dos consumidores de cannabis têm relações homossexuais. É mais uma polémica, mas a Ordem dos Psicólogos não pensa em expulsá-lo.
Fogo de Pedrógão Grande

Pedrógão. Habitantes pedem mais psicólogos

130
Habitantes de aldeias afetadas pelo incêndio que deflagrou em Pedrógão Grande, pedem mais psicólogos no terreno. Administração Regional de Saúde garante que as equipas estão nos concelhos afetados
Fogo de Pedrógão Grande

Ordem dos Psicólogos quer reforços no SNS

1.005
Psicólogos alertam para falta de apoio no terreno para casos considerados "menos graves", como casos de isolamento e ansiedade. Bastonário quer reforços no SNS. Segurança Social cria linha de apoio.
Fogo de Pedrógão Grande

Como se faz a recuperação psicológica das vítimas

131
Este tipo de "experiências muito marcantes" podem “deixar problemas para o futuro” e contribuir para depressões, uso de substâncias ou stress pós-traumático, diz bastonário dos Psicólogos.
Entrevista

“As crianças saudáveis também ficam tristes”

Eduardo Sá respondeu às perguntas mais complicadas. Desmistificou a Baleia Azul, criticou a forma como a escola está organizada e pediu aos pais mão dura quando ela é necessária. Veja a entrevista.
Pais e Filhos

"Não sei quem é que inventou que o colo estraga"

15.058
A relação entre pais e filhos, o papel da escola na vida das crianças e importância de dedicar horas do dia para brincar foram alguns dos temas abordados pelo psicólogo numa entrevista ao Observador.
Psicologia

"Não sei quem é que inventou que o colo estraga"

425
Baleia azul, vacinação e comunicação com os adolescentes são os grandes temas da conversa com o psicólogo Eduardo Sá. Veja em direto e envie as suas questões para leitor@observador.pt.
Decoração

Arrume a sua cabeça como arruma o seu armário

171
Roupas amontoadas, documentos espalhados por todo o lado, a taça do casamento da avó Maria desaparecida… Sabia que a sua casa diz mais de si do que você pensa? Prepare-se! Vem aí o Dia da Arrumação
Adolescentes


O jogo viral da “Baleia Azul”

414
A “Baleia Azul” é um jogo que procura como vítimas aqueles que se encontram de alguma forma mais fragilizados (problemas emocionais), e que por isso são alvos mais fáceis de manipular.
Polémica

PHDA e metilfenidato: mitos e realidade

809
Sociedade Portuguesa de Défice de Atenção 
responde a vice-presidente da Ordem dos Psicólogos sobre hiperatividade, défice de atenção e consumo de metilfenidato em Portugal.
Jovens

30 anos, sem "anel" nem emprego fixo. Importa?

16.399
Chegam a um aeroporto como quem chega a uma paragem de autocarro. Têm trinta ou à volta disso, cursos e mestrados, mas falta "o anel" e o "emprego estável". Como é, afinal, ser millennial?
Psicologia

Hiperactividade: O problema estará nas crianças?

1.570
É forçoso concluir que são hoje prescritos medicamentos que podem ter impacto negativo no desenvolvimento das nossas crianças e jovens, nomeadamente a nível psicológico.
Psicologia

Psicólogos ofendidos com diretor da Saúde Mental

180
Psicólogos sentem-se desrespeitados na sequência de declarações do diretor do Programa Nacional para a Saúde Mental e acusam-no de "desconhecimento" sobre a prevenção e tratamento da depressão

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)