A fadista Mariza inicia esta sexta-feira, em Boston, uma digressão de 12 concertos pelos Estados Unidos e Canadá, cerca de um mês depois da edição norte-americana do seu último álbum, “Mundo”, que está nomeado para os prémios Grammy Latinos.
Mariza abre a digressão no Berklee Performance Center, em Boston, seguindo depois para Nova Iorque, onde atua no The Town Hall, no sábado. No domingo, apresenta-se no New Jersey Performing Arts Center, em Newark.
Na quinta-feira, 20 de outubro, a criadora de “Cavaleiro monge” sobe ao palco do Fine Arts Center, da Universidade de Massachusetts, em Amherst. A 22, vai estar no Zeiterion Theatre, em New Bedford, e, no dia seguinte, atua no Quick Center for the Arts, na Universidade de Fairfield, na Califórnia.
Nos últimos dias do mês, de 27 a 30 de outubro, vai atuar no San Francisco Jazz Center, em São Francisco, partindo depois para o estado de Washington, onde se apresentará na cidade de Seattle a 01 de novembro.
A fadista encerra a sua digressão em Vancouver, no Canadá, no Chan Centre for the Performing Arts, em Vancouver, no dia 02 de novembro.
A digressão assentará em particular no último álbum da cantora, “Mundo”, que teve edição nos Estados Unidos no início de setembro, e que se encontra nomeado para os prémios Grammy Latinos, a conhecer em novembro, à semelhança de “Fados do fado”, de Marco Rodrigues.
Os dois intérpretes já estiveram nomeados em anteriores edições, Mariza com o álbum “Terra” (2008), produzido por Javier Limón, que também produziu “Mundo”, e Marco Rodrigues através da participação no álbum “El alma del son – Tributo a Matamoros”, do cubano Alain Perez, que esteve entre os finalistas, no ano passado.
“Mundo” foi editado em Portugal em outubro do ano passado, e marcou o regresso de Mariza a estúdio, cinco anos depois de “Fado tradicional”.
O álbum está nomeado na categoria de “Melhor Álbum Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa”.
Os vencedores dos Grammy Latinos serão conhecidos no dia 17 de novembro, numa cerimónia a realizar na Mobile Arena, em Las Vegas, nos Estados Unidos.
Antes, no final da digressão norte-americana, Mariza regressará aos Coliseus de Lisboa e Porto, para dois espetáculos especiais, intitulados “Mundo 360”, a realizar a 09 de novembro, no Porto, e a 11 de novembro, em Lisboa.