Quando pensávamos que as Kardashian não podiam dominar mais nada, elas voltam a entrar em cena. No início do ano, quando escrevemos sobre as tendências de beleza mais pesquisadas na internet, foi impossível escapar à influência da irmã mais nova do clã. O “desafio dos lábios de Kylie Jenner”, virtualmente conhecido por #KylieJennerLipChallenge, tornou-se viral com uma premissa: conseguir uns lábios (ainda) maiores do que os da socialite.

A dois meses e alguns dias do fim do ano, a Google já partilhou, nos seus famosos relatórios, uma grande tendência de 2016: pela primeira vez em muitos anos, o termo “batom vermelho” foi ultrapassado nas pesquisas da categoria de beleza. O recorde deve-se ao termo “batom líquido” que invadiu toda a internet. E de quem é a influência? Dos batons líquidos Lip Kit de Kylie Jenner que chegaram a esgotar em 60 segundos (mas que nós conseguimos comprar e testar, para perceber se valem a pena).

Afinal, o que são estes produtos?

Apesar de serem líquidos e terem a aparência de um gloss, estes batons são, na sua grande maioria — ou, pelo menos, os desta nova geração –, mate e opacos. A diferença para com os batons comuns é a intensidade da cor (oferecem maior pigmento), a fixação de longa duração, a textura seca e as fórmulas com ingredientes hidratantes. Há outras abordagens de batons líquidos, uns com acabamento brilhante, mas os campeões são mesmo os mate, considerados até mais elegantes do que os comuns e velhinhos batons.

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Depois da febre dos lábios pegajosos e com efeito molhado, comuns no final dos anos 90 e início deste século, 2016 fez renascer das cinzas as bocas completamente mate. Se, há alguns anos, estas fórmulas líquidas preenchiam apenas um mercado de nicho, poucas são as marcas, nos dias de hoje, que ainda não têm um batom líquido nas suas coleções.

O site Fashionista escreve mesmo que plataformas como o Instagram deram um empurrão nesta tendência viral. O que explica o porquê de muitas marcas, como Estée Lauder, NYX ou MAC, terem apostado em força no batom líquido. Mas ainda estão para vir grandes lançamentos das principais maisons da beleza de alta costura — Yves Saint Laurent vai lançar a sua versão mate, Vernis a Levres Vinyl Cream, Giorgio Armani vai lançar os Lip Magnets e Chanel vai lançar a sua própria versão, Rouge Allure Inks.

Desde marcas mais acessíveis como Maybelline ou The Body Shop, até às marcas de maquilhagem de luxo, o batom líquido veio para ficar. Na fotogaleria, em cima, mostramos algumas sugestões que já pode encontrar em Portugal. Das selfies no Instagram, os batons líquidos saltaram definitivamente para a rua e são uma das grandes tendências para lábios pintados todo o dia e à prova de tudo — até de chuva.