Todos os anos, a Google revela os tópicos que mais foram pesquisados no mundo dentro de vários temas. E a beleza não foge à regra. Enquanto 2014 foi um ano apostado em disfarçar — como ocultar olheiras, fazer os dentes parecerem mais brancos e tornar os olhos maiores foram algumas das questões mais googladas –, em 2015 o foco parece ter estado no cabelo, nas unhas e nos lábios. E se os preenchimentos labiais, as unhas de gel e as coroas de tranças ainda suscitam dúvidas, estamos aqui para as esclarecer.

Seguindo a própria ordem da Google, eis tudo o que precisa de saber:

Como fazer o “desafio dos lábios de Kylie Jenner”?

No início do ano, quando a mais nova das Kardashians ainda não tinha assumido que havia feito preenchimentos de lábios, a internet foi invadida por uma hashtag: #KylieJennerLipChallenge onde, basicamente, meio mundo inventou formas caseiras de conseguir ter, artificialmente, uns lábios maiores do que a socialite. Tal como o “Ice Bucket Challenge” que correu um pouco por todo o lado, o”Kylie Jenner Lip Challenge” levou milhares de raparigas (e não só) a insuflar o ar contido em garrafas até provocar um inchaço nos lábios. Os resultados rapidamente começaram a surgir: lábios roxos, danos, feridas e uma série de complicações. Desafio aceite? Claro que não. Até porque há outros segredos de maquilhagem capazes de tornar uma boca volumosa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O que são preenchimentos labiais?

Em setembro, fizemos um artigo a explicar este “bicho papão” da beleza. E, pelos vistos, os preenchimentos suscitaram muitas pesquisas — provavelmente graças a toda a exposição dos lábios de Kylie Jenner. Os preenchimentos são injeções de ácido hialurónico (naturalmente presente no organismo e absorvível pelo corpo) nas zonas que queremos preencher (como rugas) ou dar volume (como lábios). Não é um procedimento doloroso, é rápido, fácil de fazer e tem uma duração de cerca de seis a nove meses.

Como remover verniz gel?

O verniz gel remove-se com a mesma facilidade com que se remove um verniz normal. Mas por ter propriedades que o tornam mais duro e permanente, não basta passar uma camada de removedor ou de acetona e dar o trabalho por terminado. Vai precisar de quatro coisas: discos de algodão, removedor, papel de alumínio e uma espátula. Comece por embeber o algodão no removedor, coloque na unha e embrulhe o dedo com papel de alumínio. Repita o processo com todas as unhas e deixe atuar cerca de 10 minutos. No fim, e com a ajuda de uma espátula, raspe os restos de verniz que possam ficar. Nota: nunca “descasque” um verniz gel porque vai enfraquecer e danificar a sua unha natural.

Como remover unhas acrílicas em casa?

Nós diríamos para não se aventurar nestas coisas e ir ao salão onde as fez para serem retiradas. Mas se, por qualquer razão, não puder e for obrigada a desfazer-se das suas unhas em casa, corte-as (com um corta-unhas) e lime-as até ao seu comprimento real. Depois, siga os mesmos passos da pergunta anterior. Ao embeber as unhas em acetona e prata, a unha acrílica deve soltar-se ao fim de 10/15 minutos. Com um polidor, remova os restos que possam ficar colados à unha natural. Alertamos para o facto de que o resultado pode ser desastroso.

Como usar um bálsamo de barba?

Os homens pesquisaram muito sobre barbas e como, por cá, também estão na moda, esta pergunta faz todo o sentido. Um bálsamo de barba destina-se a quem tem barbas grandes e é um creme que vai manter o estilo da barba, torná-la mais macia e suave. A Pente Zero, marca de Barcelos, tem uma série de óleos, bálsamos, cremes e sabonetes destinados aos nossos homens.

Como fazer uma coroa de trança?

As tranças estão definitivamente na moda e entrançar o cabelo em formato coroa — efeito Guerra das Estrelas? – não é tão complicado como parece. Siga as dicas que Alice Trewinnard, autora do livro Alice no Mundo das Tranças e dos Penteados, deu num vídeo que fez para o Observador em agosto.

penteados_770x433

Alice Trewinnard é uma autora de 24 anos que deu várias dicas de penteados ao Observador.

Como espremer uma borbulha profunda

Antes de começar a fazer uma cara de nojo, admita que já deu por si ao espelho a tentar espremer uma espinha. Tenha alguns cuidados:

  • Se a borbulha ainda não tem a “cabeça branca” não force nem “escarafunche” a pele porque vai acabar com uma inflamação. Aplique algum produto próprio para dissolver e secar o sebo interior.
  • Se já tiver a cabeça branca (ou no caso de pontos negros) e não conseguir sair de casa com ela, lave as mãos antes e não esprema com os dedos mas sim com a ajuda de um algodão ou lenço. No fim, aplique um produto próprio para desinfetar e ajudar a cicatrizar.

Como ter uma pele brilhante?

Esta pergunta pode ter uma infinidade de respostas e, ao longo do ano, demos imensas dicas para conseguir uma pele saudável, cuidada e brilhante. Desde um SOS para recuperar a pele depois dos excessos das festas ao poder das máscaras faciais, falámos dos riscos de dormir com maquilhagem, explicámos como sincronizar os cremes com o horário da pele para melhores efeitos, relembrámos-lhe 10 hábitos de beleza que deve ter todas as noites, mostrámos como cuidar da pele em cada idade e até desvendámos os segredos de beleza das mulheres coreanas que todas querem copiar e que garantem uma pele perfeita.

Como fazer um apanhado com tranças

O mundo dos penteados com tranças é infinito e pela internet fora encontra centenas e centenas de tutoriais. É tudo uma questão de se sentar e de se divertir a procurar. Ao Observador, Alice Trewinnard fez, além da coroa de trança de que falámos em cima, um apanhado entrançado em nó que pode aprender no mesmo artigo.

Como controlar a eletricidade estática do cabelo

Quem usa ferros de alisar conhece bem a sensação de acabar de esticar o cabelo e ficar com tudo no ar. Aparelhos com tecnologia iónica são uma forma de diminuir este problema porque vão reequilibrar a carga de iões do cabelo. Mas há outras dicas: não pentear com muita fricção, fazer a finalização (com sprays ou óleos) a uma temperatura fria (e não logo após acabar de esticar com o ferro quente) para que o cabelo volte à posição inicial e ainda pode aplicar uma bruma de laca apenas para fixar tudo no sítio.