Houve uma altura em que usar franja significava ter dez anos e a nossa mãe cortar-nos o cabelo em frente ao espelho da casa de banho. Hoje, a franja tornou-se um símbolo de feminilidade e, de ano para ano, tem sido cada vez maior o seu impacto nas tendências de cabelos a cada estação. Naquelas alturas do ano — rentrée, fim do verão, ano novo — em que surge a vontade de mudar qualquer coisa, uma franja acaba por ser uma forma fácil de o fazer sem se ser (muito) drástica.

A verdade é que a franja adapta-se a qualquer corte de cabelo, cria uma moldura no rosto e funciona muito melhor no inverno do que no verão (calor, testa suada e protetores solares a deixarem a franja oleosa são uma má combinação). E se acha que com um franja não vai conseguir fazer mais nenhum penteado, é aí que se engana. Com a franja consegue criar penteados muito mais versáteis. Olá inverno.

NEW YORK, NY - MARCH 31: Actress Dakota Johnson attends the CHANEL Paris-Salzburg 2014/15 Metiers d'Art Collection at Park Avenue Armory on March 31, 2015 in New York City. (Photo by Dimitrios Kambouris/Getty Images)

Dakota Johnson é uma das atrizes que se rendeu à franja. (Foto: Dimitrios Kambouris/Getty Images)

A manutenção de uma franja

Se é daquelas mulheres mais, digamos, preguiçosas, optar pela franja pode não ser boa ideia porque a verdade é que uma franja obriga a uma manutenção muito mais regular do que um simples corte de cabelo. Implica que vá ao salão cortá-la todos os meses — cabelos nos olhos são um incómodo — e que grave bem esta mensagem na sua cabeça: nunca, nunca, nunca corte a franja em casa. Nem que descubra o melhor tutorial na Internet, vai sair desastre em 99 por centro dos casos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Três dicas para conseguir manter a franja no lugar:

  • Seque a franja mal saia do banho. A franja seca muito mais rápido do que o resto do cabelo e mal começar a secar à temperatura ambiente, vai ganhar jeitos naturais, o que faz com que depois seja praticamente impossível conseguir penteá-la da forma que quer que ela fique. Isto é importante para quem não tem cabelo liso.
  • Use produtos anti-frizz. O único senão de franjas no inverno é o frizz. Um bom spray e um ferro de alisar são o suficiente para a manter lisa e penteada.
  • Menos é sempre mais. Que é como diz, se exagerar nos produtos, a franja vai ficar imediatamente oleosa. O truque é usar o que normalmente usa no cabelo (spray anti-frizz, spray de textura, spray protetor, leave-in pode ver o que já escrevemos sobre produtos de cabelo) e, no fim, aplicar o que restar na franja. Não use uma dose no cabelo e outra na franja.

Que penteados funcionam com franja?

Praticamente todos. Um rabo de cavalo? Sim. Um meio apanhado? Sim. Um penteado lateral? Claro. É só estilizar a franja para o lado. E mesmo nos dias em que simplesmente só lhe apetece arrancar o cabelo dos olhos, há acessórios, como ganchos, que pode usar para tirar um dia de férias da sua franja.

Lembre-se que nem todas as franjas funcionam em todos os tipos de cabelo e de rosto. Antes de decidir adotar uma tendência, só porque acha que lhe vai ficar bem, fale com quem percebe do assunto. Se tem cabelo ondulado ou com volume e pouca paciência para a manutenção diária, uma franja a direito não vai funcionar. Mas uma mais assimétrica não vai dar muito trabalho. Por outro lado, quem tem cabelo fino deve apostar nas franjas com volume e textura.

Na fotogaleria, em cima, reunimos penteados e formas de usar franja em todos os tipos de cabelo, mesmo com caracóis.