O PSOE anunciou que votará contra o Orçamento de Estado de Mariano Rajoy para 2017. A afirmação foi feita esta terça-feira por Antonio Herdado, porta-voz do partido no Congresso, durante uma conferência de imprensa.

Para Herdado, vai ser “impossível” votar num orçamento “de continuidade” e “anti-social”. “Apesar de não conhecermos o orçamento, é evidente que vai ser impossível que o apoiemos porque serão de continuidade e anti-sociais”, assegurou, citado pelo jornal El País. Segundo o porta-voz do PSOE, a abstenção também está fora de questão.

Caso os socialistas mantenham esta posição, o início da legislatura de Mariano Rajoy poderá complicar-se. Para conseguir que o orçamento seja aprovado, necessitaria de uma maioria simples dos votos favoráveis, conseguidos a partir da abstenção do PSOE e com o apoio do Ciudadanos e da Coligação Canárias. Com a negativa dos socialistas, teria de negociar os votos com partidos nacionalistas. Caso não consiga aprovar o orçamento, o líder do PP teria de governar seguindo as mesmas contas do exercício orçamental de 2016.

Segundo destaca o jornal El Mundo, Javier Fernández, presidente da comissão gestora do PSOE, tinha dado declarações contraditórias sobre o apoio ao orçamento do PP, tendo sido esta a primeira vez que o partido posiciona-se de maneira mais clara sobre a matéria.

Durante o debate de investidura, em outubro, Rajoy pediu aos deputados não apenas “uma investidura”, mas um “Governo capaz de governar” com a aprovação do Orçamento de Estado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR