Separador-NORTE

Música

Esta sexta e sábado, Barcelos recebe o melhor da nova música moderna portuguesa. Allen Halloween, Tó Trips (Dead Combo) & João Doce (Wraygunn), HHY & The Macumbas, PISTA, Alek Rein e Fugly constituem o cartaz da edição de 2016 do festival Cellos Rock. Os bilhetes diários custam 5 euros, para os dois dias custam 8 euros.

Esta sexta-feira, dia 18 de novembro, Franz Bargmann dá um concerto na Livraria Mavy, Braga, às 22h30. O guitarrista alemão foi fundador dos berlinenses Camera e toca atualmente com Michael Rother tendo já percorrido o mundo em diversas digressões. A entrada é gratuita.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Este sábado às 21h30 há concerto no Teatro Cinema de Fafe: 48/20 – Residências Artísticas. O 48/20, na sua fase experimental, conta com a realização de uma residência artística em que desafia os cantautores e multi-instrumentistas Homem em Catárse (Afonso Dorido) e Gobi Bear (Diogo Alves Pinto) a criar um tema original inspirado na estadia em Fafe, com os seus ambientes e suas gentes, apresentando o seu resultado com um concerto conjunto no palco do Teatro Cinema de Fafe. A entrada é gratuita.

Este sábado o CAE de Sever do Vouga celebra 15 anos com um concerto com Joana Ferreira & Atão Era Pastor. Uma viagem onde o destino não se vê aos olhos de quem não o ouve. Da soul aos blues vamos caminhando, tropeçando no travo a jazz até cairmos num misto ímpar, sem igual. A remar o barco temos Joana Ferreira que se tem afirmado no mundo da música como se do seu habitat natural se tratasse. Nesse mundo cruzam-se outros sabores e Atão… Atão era pastor.

A Casa da Guitarra, no Porto, apresenta um Recital de Guitarra com Ricardo Brito. Este sábado, dia 19 de novembro, pelas 18h o tempo é de ouvir e apreciar a guitarra neste concerto único. A entrada é gratuita.

A Casa da Música, no Porto, apresenta um concerto com entrada livre este sábado às 22h30 com Francisco Almeida e Juan de la Fuente. Francisco o Juan começaram a trabalhar juntos no projeto Fado Violado, tendo reparado que as suas linguagens se assemelhavam bastante, resolveram, em duo, por em prática algumas ideias, na sua maioria repertório do Francisco. No seu espectáculo poder-se-ao escutar interpretações de alguns temas tradicionais portugueses e espanhóis, mas também alguns originais.

fuente

O Plano B no Porto apresenta este sábado às 22h00 um concerto com os Fogo Fogo. Os músicos que formam a banda são profundos conhecedores dos múltiplos grooves de inspiração africana e atiram-se a funanás e coladeras e a música de baile de festa africana como se 1987 tivesse sido anteontem. Os bilhetes custam 6 euros.

Exposições

Este sábado, dia 19 de novembro, a Clarabóia — Casa do Professor, em Braga, apresenta a exposição fotográfica “Re-Imaginar a Escola”. Simone André da Costa apresenta pessoalmente o Projeto Globetrotter e as Escolas e Comunidades Alternativas no Mundo: Viagem à volta do Mundo em busca de “Lugares da infância encantada”. A autora explica ainda alguns dos projetos visitados: Escolas da Floresta, Escolas e Jardins de infância Waldorf, Montessori, Ecoaldeias, Escolas Verdes, como a Green School Bali, na Indonésia, exemplo contemporâneo de arquitetura sustentável, etc.

reimaginar

Palco

O Centro Lúdico de Oliveira de Azeméis apresenta “Histórias do Arco da Velha em Noites de Lua Cheia” este sábado, às 15h30. A peça tem enredos das criaturas que habitam o imaginário da noite. São manos papões, feiticeiras e feitiços, medos e tantas surpresas. São histórias feitas para iluminar a noite de Halloween, personagens que nos fazem recuar ao tempo dos nossos avós e das lendas contadas à volta da lareira. Histórias para crianças curiosas e intrépidas. Histórias de aventuras maravilhosas que iluminam as noites de luar. A entrada é gratuita e sujeita a marcação.

noites de lua cheia

O Cinetetatro Alba, em Albergaria-a-Velha, apresenta a peça “Perdição – Exercício sobre Antígona“, da escritora Hélia Correia, este sábado, às 21h30. Esta é uma revisitação da tragédia grega de Sófocles. Na abordagem contemporânea da Companhia do Jogo, os atores partilham o palco com elementos da comunidade Albergariense e do Programa Idade Maior, que dão corpo ao Coro de Bacantes e ao Coro dos Anciãos.

Cinema

Está a decorrer até dia 18 de dezembro em Serralves, no Porto, o ciclo de cinema Edgar Pêra: Uma Retrospetiva. Este domingo, dia 20 de novembro, há sessão às 17h30. A Retrospetiva de Edgar Pêra agora apresentada por Serralves assinala os trinta anos decorridos sobre a sua primeira realização (o videoclipe Dunas, para os GNR).

Mercados

A primeira edição WINE FEST 2016 PORTO acontece já este sábado, dia 19. O evento vai realizar-se no Salão Nobre do edifício da Alfândega do Porto, entre as 15h00 e as 20h00 horas. Estarão presentes 34 produtores criteriosamente selecionados, representando 90% das regiões produtoras de vinhos em Portugal e mais de duzentos vinhos Premium disponíveis para prova. Os bilhetes custam entre os 10 e os 20 euros.

wine fest

Separador-CENTRO

Música

O Teatro Aveirense apresenta Rita Redshoes em concerto este sábado às 21h30. Este é o início da digressão nacional para promover o mais recente disco “Her”. Os bilhetes custam entre os 8 e os 10 euros.

O Nariz Teatro, em Leiria, apresenta o concerto de Luís Formiga e Cabaret Malícia, c/ Rapaz Improvisado. Subnutridos, o álbum de estreia do cantautor Luís Formiga, é constituído por 12 temas folk à guitarra e voz, acompanhado por Pedro Campos no contrabaixo e uma instrumentação que mantém o foco na voz e nas composições do autor. Apresenta-se agora ao vivo com Cabaret Malícia, composto por Bruno Pinho na guitarra elétrica, Jorge Pandeirada no baixo e sintetizadores, e Micael Lourenço na bateria e percussões.

Cinema

Os Caminhos Film Festival realizam a sua XXII edição entre os dias 19 e 26 de novembro. A edição deste ano apresenta-se por novos caminhos e pela primeira vez, leva o melhor cinema português à cidade de Leiria e Coimbra. O festival arranca já este sábado às 21h45 no convento de Santa Clara-a-Nova, em Coimbra, com a estreia da curta-metragem, produzida no curso de cinema ‘Cinemalogia’, Banho de Paragem cuja realização foi coordenada por Nuno Rocha, #Lingo, uma animação de Vicente Niro e a longa-metragem “Refrigerantes e Canções de Amor” de Luís Galvão Teles (argumento de Nuno Markl). No final das sessões, irá realizar-se uma confraternização entre o público e os convidados. Os bilhetes custam desde os 3 euros aos 20 euros para o geral.

https://www.youtube.com/watch?v=qBgRrWqk9qo

Mercados

De 17 a 20 de novembro, o Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça recebe a VIII Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais. Alcobaça tem, na Doçaria Conventual, um legado riquíssimo, herdeiro das tradições gastronómicas dos monges e monjas de Cister, senhores dos antigos Coutos de Alcobaça com mais de oito séculos de ocupação na região. Permanecem até aos dias de hoje as famosas cornucópias, o Pão de Ló de Alfeizerão, as trouxas de ovos, a Ginja de Alcobaça, entre muitas outras delícias de tradição conventual. Durante 4 dias o Mosteiro de Alcobaça acolhe mais de 30 participantes nacionais e internacionais, com a presença confirmada do Mosteiro de Sta. Maria do Sobrado (Espanha), Abadia de Fécamp ( França) e Abadia de Herkenrode (Bélgica).

Separador-SUL

Música

Este fim de semana há Festival Termómetro por todo o país. São 20 bandas portuguesas que foram selecionadas para a 22.ª edição do festival organizado por Fernando Alvim. Este ano conta com 4 eliminatórias e a primeira é em Lisboa no Sabotage Club, na sexta-feira, passando por Braga, Leiria e Porto.

termómetro

Esta quinta há concerto no Auditório Liceu Camões, Lisboa, com Afonso Pais & Rita Maria. A dupla vem apresentar o lançamento do trabalho Além das Horas. Afonso Pais escreve uma música inspirada, sem temer estender a mão a outras áreas musicais, e tem a ousadia e o talento necessários para fazê-lo convincentemente. Rita Maria dá voz a esta viagem musical, cantando com ou sem letra (quase sempre com) e improvisando com um domínio absolutamente invulgar da harmonia. Os bilhetes custam 5 euros.

O Forum Luísa Todi, em Setúbal, apresenta este sábado às 21h00 um concerto dedicado à obra de Ludwig van Beethoven e Sergei Rachmaninoff. Os bilhetes custam entre os 12 e os 15 euros.

Emil Tabakov dirige a Orquestra Sinfónica Portuguesa.

O Cineteatro Grandolense recebe este sábado, às 21h30, um espetáculo de Guitarra Clássica e Altgitarren por John Fletcher. O músico é o único intérprete em Portugal de Altgitarren, guitarra alto de 11 cordas, instrumento de origem sueca, raríssimo e único exemplar no nosso país. A entrada é gratuita.

john

Palco

O Teatro Meridional, em Lisboa, apresenta a peça Gente Muito Perto. Até 27 de novembro pode ver este espetáculo de quinta e sábado às 21h30 e ao domingo às 16h00. Gente Muito Perto é um espetáculo de teatro construído a partir da ideia de casal. Publicaram um anúncio nos Classificados de vários jornais nacionais, à procura de histórias de casais e ouviram quem lhes quis contar o que aconteceu quando decidiram ficar muito perto de alguém. Convidaram casais a dar opiniões e partilhar experiências, participando no processo criativo. Trocaram fotografias de (des)amor. Os bilhetes custam entre os 3 e os 10 euros.

teatro gente

A Galeria Zé dos Bois, Lisboa, apresenta Amorzinho até dia 26 de novembro. O espetáculo é um volume de correspondência entre um casal de namorados, Maria de Lourdes e Alfredo, selecionado de entre quase 600 cartas trocadas entre 1934 e 1943 e que fazem parte da biblioteca Ephemera, de Pacheco Pereira. Os bilhetes custam entre os 5 e os 7,50 euros.

Amorzinho-FOTO-LUIS-MARTINS

Até dia 30 de novembro acontecem Os Dias do Desassossego. Os livros, a leitura e a literatura ocupam a cidade de Lisboa, num programa organizado pela Casa Fernando Pessoa e pela Fundação José Saramago, que inclui concertos, mesas-redondas, teatro, passeios literários, arte urbana e atividades para a infância. A programação e os preços dos bilhetes pode ser consultada no site da Casa Fernado Pessoa.

dias

Cinema

O Cinema São Jorge apresenta SAL | Surf At Lisbon Film Fest. O festival que decorre até domingo, 20 de novembro, dedica-se à divulgação da cinematografia do Surf. Com a exibição de longas e curtas metragens numa vertente mais artística, a par de atividades paralelas como exposições de fotografia, pintura e muita música.

sal

Mercados

A começar já esta sexta-feira há Fim de Semana com Sabor a Laranja, em Silves. São 3 dias inteiramente dedicado à gastronomia feita com este fruto e permitirá realçar as respetivas características e qualidades. São 18 restaurantes que apresentam os mais variados pratos, desde o prato de carne ou peixe ao doce. Tudo feito com o fruto rei do concelho: a laranja.

laranja