O Bluetooth Special Interest Group (SIG) aprovou o Bluetooth 5, a nova ligação sem fios que promete uma maior integração com a Internet das Coisas. Esta nova geração vai permitir uma ligação mais fácil entre o crescente número de aparelhos que utilizam esta tecnologia oferecendo melhores velocidades, transmissões de dados mais rápidas e um alcance superior.

O SIG confirmou ainda que vão ser implementadas melhorias que permitam uma maior limitação nas interferências com outras tecnologias sem fios. A nova geração de Bluetooh vai permitir uma rapidez duas vezes maior, um alcance quatro vezes superior ao conseguido atualmente e uma capacidade de transmissão de mensagens oito vezes superior. As melhorias foram implementadas a pensar no futuro da tecnologia, que caminha para a existência de um maior número de casas inteligentes (habitações com diversos aparelhos que possam ser ligados através de ligações sem fios, maioritariamente através de Bluetooth ou Wi-Fi.

“Isto significa uma cobertura em toda a casa e até mesmo em todo o edifício, e ainda será uma realidade novos usos no exterior, tanto a nível industrial como comercial”, afirmou Mark Powell, diretor executivo do Bluetooth SIG.

Espera-se que esta nova geração venha implementada em alguns dispositivos nos próximo seis meses.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR