Já se sabia que a VW estava a preparar uma versão mais comprida do Tiguan, similar ao Kodiaq em matéria de dimensões e que, tal como acontece no SUV checo, lhe permita transportar sete pessoas. Pois bem, o período de espera terminou, uma vez que não só o fabricante germânico anunciou que a versão XL do Tiguan será apelidada de Allspace, como reservou o Salão de Detroit, o conhecido North American International Auto Show, que abre portas a 22 de Janeiro, para revelar o seu mais recente modelo.

Paralelamente a este anúncio, surgiram na Internet fotos do Allspace na fase final de ensaios, simultaneamente no deserto e em cidade, algures no México. Através das fotos, algumas das quais sem qualquer disfarce que dificulte a identificação das linhas do veículo, é possível constatar que o Allspace (termo que será exclusivo para o mercado europeu, uma vez que na China e EUA continuará a ser apenas o Tiguan) será mais comprido no que respeita ao comprimento total – e outra coisa não seria de esperar –, sendo essa diferença conseguida à custa de uma maior distância entre eixos (11 cm) e na zona atrás do eixo posterior. O objectivo é capacitar o Tiguan para alojar uma terceira fila de assentos e, ainda assim, continuar a oferecer algum espaço para bagagens, mesmo quando os dois bancos extra, que se conseguem fazer desaparecer sob o fundo da mala, estão em uso.

Para além do espaço, o Tiguan Allspace oferece mais equipamento do que a versão mais curta e promete chegar aos consumidores no início do Verão de 2017, pelo que, a partir de Julho, até as famílias mais numerosas poderão circular de Tiguan.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR