Vendas de 1 milhão de automóveis eléctricos por ano a partir de 2025, lançamento do primeiro membro da nova família I.D. já em 2020, disponibilização de um sistema de condução totalmente autónoma em meados da próxima década. A VW quer que a mobilidade eléctrica e inteligente seja a sua nova imagem de marca e, quatro meses depois do I.D., desvendado em Paris, a gama acaba de conhecer um novo elemento, na forma do I.D. Buzz. O protótipo de um monovolume que não deixa de fazer lembrar o emblemático “Pão de forma”, e pode muito bem ser o modelo ideal para a Moia, a nova marca do grupo germânico, utilizar no seu serviço destinado a rivalizar com o oferecido por empresas como a Uber.

Segundo modelo a fazer uso da plataforma modular MEB para automóveis eléctricos, aqui numa versão ampliada, denominada MEB XL, o I.D. Buzz mede 4.942 mm de comprimento por 1.976 mm de largura e 1.963 mm de altura, para uma distância entre eixos de 3.300 mm, ou seja, superior à de uma VW Transporter. Entre os dois eixos, sob o piso, para baixar o centro de gravidade e assegurar uma correcta repartição do peso, está colocada a bateria que garante uma autonomia de até 600 km no ciclo de homologação NEDC, a qual pode ser recarregada por indução e, num posto de carregamento a 150 kW, garante 80% da autonomia em apenas meia hora de carga.

Bateria esta que se destina a alimentar os dois motores eléctricos, um por cada eixo, e cada qual com 204 cv, que asseguram a tracção integral e uma potência combinada de 374 cv – o suficiente para permitir ao I.D. Buzz cumprir os 0-100 km/h em 5,0 segundos, estando a velocidade máxima limitada a 160 km/h. Para um conforto de marcha de referência, a suspensão com um sistema de amortecimento activo de controlo electrónico.

O interior, a par de uma elevada comodidade, oferece um generoso espaço, ideal para a realização de viagens mais longas, podendo transportar objetos mais volumosos, como bicicletas ou pranchas de surf ou snowboard, ou um máximo de oito passageiros. Para além do mais, os bancos dianteiros estão aptos a rodar 180°, permitindo aos respectivos ocupantes ficar de frente para os da segunda fila, mesmo em andamento. E todos os bancos são reguláveis, possibilitando múltiplas configurações interiores.

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O que só é possível porque o I.D. Buzz dispõe já do sistema de condução totalmente autónomo I.D. Pilot Mode, cujo lançamento está previsto para 2025. Dotado de sensores de radar e ultrasónicos, lasers e câmaras de visão panorâmica, para o activar basta uma ligeira pressão no volante, que automática e instantaneamente recolhe, de forma a libertar mais espaço na zona dianteira do habitáculo.

Outro elemento que prova que o convencional posto de condução, como hoje o conhecemos, já não existe no I.D. Buzz é o sistema de realidade aumentada, que projecta a informação necessária à utilização do veículo diretamente no campo de visão do condutor, através do head-up display. Por seu turno, os sistemas de infoentretenimento e de climatização são controlados através de um tablet removível, enquanto que o volante multifunções dispensa os habituais braços e botões, que aqui dão lugar a um touchpad capacitivo para comando de várias funções.

Quanto à chegada ao mercado deste possível monovolume eléctrico da “nova” VW, ainda nada foi adiantado. Mas sabendo-se que o primeiro modelo da “nova” VW, o compacto I.D., tem lançamento agendado para 2020, só depois desta data será possível adquirir este “Pão de forma” eléctrico de linhas deliciosas.