435kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Lembra-se da gafe de Humberto Bernardo? Voltou com os Óscares

Este artigo tem mais de 5 anos

O que aconteceu a Warren Beatty nos Óscares fez soar campainhas por cá. Lembra-se da gafe no anúncio da miss Portugal 1997?Humberto Bernardo sim e já mostrou solidariedade para com o norte-americano.

Tem acesso livre a todos os artigos do Observador por ser nosso assinante.

É o pesadelo de qualquer apresentador: anunciar o nome errado do vencedor de um prémio. Mas acontece e com mais frequência do que pensa – até já aconteceu numa edição do concurso de Miss Portugal. Desta vez foi na cerimónia dos Óscares, em Los Angeles, mas a enorme gafe do norte-americano Warren Beatty fez soar campainhas do lado oposto do Atlântico com os portugueses a lembrarem-se prontamente de um episódio ocorrido há 20 anos. Humberto Bernardo, que entretanto tem estado ausente do pequeno ecrã, trocou o nome de Miss Portugal 1997 com o de uma das damas de honor – e o lapso ficou para a história.

Se os portugueses, pelo menos os que viam televisão há 20 anos, se lembraram imediatamente do episódio, o próprio Humberto Bernardo também fez para ser recordado. Na sua página de Facebook, o ex-apresentador reagiu com humor à gafe de Hollywood e deixou conselhos a Warren Beatty, que na última noite leu o cartão errado com o nome do vencedor do Óscar de Melhor Filme.

“Hey Warren, um conselho: se estragas o espetáculo e se entrares numa de dizer ‘não fui eu’ prepara-te para nunca mais seres convidado para apresentar. NUNCA mais”, escreveu, numa primeira reação.

Depois, voltaria à carga, com mais humor, sugerindo a Warren Beatty (sempre em inglês) que visse o lado positivo: “pelo menos o espetáculo que estragaste não era patrocinado pelo Correio da Manhã”. E outra tirada: “a propósito, ainda bem que estavas a usar saltos altos. Eu não estava e também fui gozado por isso”, escreveu, aludindo ao facto de a apresentadora que o acompanhava na altura, Carla Caldeira, ser bastante mais alta do que ele.

Estávamos em 1997 quando o então apresentador Humberto Bernardo se enganou ao revelar o nome da Miss Portugal. Em boa verdade, o homem que se tornou um rosto familiar do pequeno ecrã com a ajuda de programas como Não se Esqueça da Escova de Dentes e Minas e Armadilhas trocou o nome da vencedora, Icília Berenguel, pelo da segunda dama de honor.

“Bom, bom, bom… A culpa, a culpa, é minha. Carla, e agora? Eu enganei-me!”, ouve-se Humberto Bernardo dizer para a coapresentadora depois de chamar Icília Berenguel ao centro do palco. A cena aconteceu em direto numa cerimónia emitida pela RTP e está agora imortalizada num dos sketchs da rubrica “Tesourinhos Deprimentes” dos Gato Fedorento. “Isto não é possível, pois não?”, perguntava ainda Humberto Bernardo, na altura com 25 anos.

Não é bem a mesma coisa, é certo, mas é impossível não pensar em Humberto Bernardo depois da gafe que destronou La La Land do título de melhor filme passando a estatueta para Moonlight. Em todo o caso, Humberto Bernardo está ironicamente “orgulhoso”. “Orgulho por o meu país sentir que a gafe na TV é uma invenção nossa”, escreveu ainda.

Trocaram o nome à Miss Universo? À Miss Portugal também

Loja Observador Lifestyle

A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.