O presidente-executivo da Uber, Travis Kalanick, foi apanhado pelas câmaras de vídeo-vigilância de um carro da empresa onde seguia, envolvido numa acesa discussão com o motorista. A causa foi a situação atual da empresas e das condições precárias dos motoristas.

O jornal The Guardian classifica o momento de embaraçoso e essa é uma realidade que atormenta agora o líder da empresa de transporte particular Uber. A discussão, tornada pública pela agência Bloomberg, teve início quando a viagem terminou e duas mulheres, que seguiam também no carro, já tinham saído. A sós, Kalanick e o motorista da Uber, se seu nome Fawzi Kamel, iniciaram uma conversa sobre a situação atual dos motoristas da empresa. A conversa até começou por ser calma e cordial, no entanto, acabou por subir de tom e terminou com um bater de porta por parte do presidente da empresa.

O motorista abordou o ponto sensível que levou à discussão entre os dois: Kamel afirmou que o CEO da Uber estava “a elevar os padrões e a deixar cair os preços.” O motorista prosseguiu dizendo que “as pessoas já não confiam em si [Kalanick]. Eu perdi 97 mil dólares (cerca de 91.500 euros) por sua causa. Estou na falência por sua culpa.” Perante tais afirmações Kalanick contrapôs negando aquilo que tinha sido dito pelo motorista, dizendo que tudo aquilo eram “tretas”. E prosseguiu, dizendo que “algumas pessoas não gostam de assumir a responsabilidade pela sua própria porcaria”. A discussão terminou com o bater de porta de Kalanick. No fim, o motorista da Uber classificou ainda o seu cliente com apenas uma estrela.

Mas, pormenores à parte, depois da publicação do vídeo, Travis Kalanick fez um pedido de desculpas aos colaboradores da empresa, que foi, depois, tornado público no site oficial da Uber. Com o título “Um profundo pedido de desculpas” o texto apresenta o arrependimento do CEO da empresa por ter tratado de “forma desrespeitosa um motorista” e classifica de inexplicável o seu comportamento. Kalanick fez ainda uma espécie de declaração de ajuda dizendo que deve de mudar “fundamentalmente como líder e crescer. Esta é a primeira vez que estou disposto a admitir que preciso de ajuda na liderança e tenho a intenção de a obter.” No fim dirige desculpas concretas ao motorista Fawzi Kamel e a toda a equipa que trabalha para a Uber.

Pode ver o vídeo da discussão aqui:

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