“Vista-o e sinta a emoção de cada explosão, tiro e luta com espadas em Realidade Virtual”, é assim que Hardlight VR Suit é apresentado na página do Kick Starter. Este fato tem como objetivo tornar mais real a experiência dos jogos em Realidade Virtual (RV), através de vibrações em diversas zonas do corpo que pretendem recriar sensações de impacto tais como o tiro e o murro, vividos no mundo virtual.

Equipado com 16 sensores vibratórios (haptic) à prova de suor, permite que o utilizador consiga ter uma experiência mais real num jogo de Realidade Virtual. A cada toque que a personagem sentir, o fato encarrega-se de fazer com que o jogador também o sinta.

O fato funciona com equipamentos RV ou com jogos de computador normais. Para o utilizar, só precisa de ligar o equipamento ao dispositivo onde vai jogar. Alguns jogos já estão pré-programados para responder ao fato da forma mais eficiente, nos restantes apenas acrescenta um pouco de realismo, sem que a interação entre o jogo e o fato seja a mais fiel.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O equipamento é composto pelas partes que cobrem o tronco e braços, por completo, e está disponível num único tamanho capaz de servir a quase todos. O projeto ainda está em desenvolvimento mas começa a ser distribuído a partir de setembro de 2017.

Atualmente o projeto já conseguiu angariar mais fundos do que era inicialmente pedido e, segundo a informação disponibilizada na página, existirá uma versão sem fios. O modelo atual custa cerca de 500 euros.