Cardiologia
Cardiologia

PR condecora Sociedade Portuguesa de Cardiologia

357
Marcelo Rebelo de Sousa elogiou a Sociedade Portuguesa de Cardiologia, afirmando que tem tido, nestas sete décadas, "uma vida notável de prestígio científico".
Tecnologia

Foi criado um coração vivo numa impressora 3D

483
O coração tem apenas três centímetros e ainda não é capaz de bombear sangue, mas os investigadores acreditam que é o primeiro passo para, no futuro, se imprimirem corações humanos funcionais.
Tabaco

Deixar de fumar em conjunto é mais fácil

Os casais que deixam de fumar em conjunto parecem ter mais sucesso do que aqueles que deixam de fumar individualmente, segundo um estudo apresentado no congresso da Associação Europeia de Cardiologia.
Psiquiatria

Pode o antidepressivo sertralina provocar a morte?

1348
Morreram dois doentes britânicos que tomavam sertralina. Não foi possível fazer a associação entre a morte e o medicamento, mas terão os doentes que fazem esta medicação razão para se preocuparem?
Doenças Cardiovasculares

Cruz Vermelha com projeto inovador de cardiologia

Uma linha telefónica 24 por dia, uma central de controlo que recebe dados em tempo real e equipamentos de topo. O novo Centro do Coração do Hospital da Cruz Vermelha será inaugurado a 11 de fevereiro.
Reino Unido

O coração de Selwa é uma mochila

Selwa descobriu que sofria de uma cardiomiopatia dilatada familiar. Precisava de um transplante de coração urgente. À falta de um dador, tem agora um coração artificial. E transporta-o às costas.
Genética

"Tenho tido dinheiro para seguir ideias tolas"

Começou por trabalhar com galinhas, mas os ratos acabaram por se revelar muito mais fáceis de usar em laboratório. Agora está concentrado nas células humanas e nas doenças que afetam a humanidade.
Saúde

Que síndrome grave é esta que afeta Salvador?

803
Haverá 400 mil portugueses com insuficiência cardíaca, só 0,13% precisam de um transplante. Salvador Sobral é um deles. Quatro cardiologistas explicam o que tem e de que coração precisa.
Insólito

Homem sobrevive 42 minutos sem pulsação

125
Chama-se John Ogburn e conseguiu sobreviver a uma paragem cardíaca de 42 minutos. O homem estava em casa quando tudo aconteceu, mas as manobras de reanimação de dois polícias evitaram o pior.
Cardiologia

Morte súbita: cardiologistas querem debate

O presidente da Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC), João Morais, cuja direção toma posse esta segunda-feira, disse à agência Lusa que pretende criar uma agenda própria.
Coração

Intensa prática desportiva pode alterar coração

A prática desportiva intensa e a competição na adolescência provocam alterações no coração dos atletas, conclui um estudo da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra que alerta para a necessidade de maior acompanhamento médico.
Cardiologia

O que é o síndrome do coração partido?

211
Sofremos um desgosto de amor e dizemos que temos o coração partido, mas os efeitos no corpo podem ser mais do que figurativos. O síndrome do coração partido parece um ataque cardíaco, mas menos mau.
Ciência

Relaxe. O sexo não provoca ataques cardíacos

165
Como existem poucos estudos que permitam aos profissionais fazer um aconselhamento dos doentes, uma equipa decidiu analisar se o sexo pode conduzir a um enfarte do miocárdio.
Saúde

Coração: Um por todos e todos por um

143
Entrevista, meios complementares de diagnóstico e cirurgia são os três pilares da Unidade do Coração da CUF Porto. Ainda não tem um ano e já reparou mais de 30 corações.
Cardiologia

Menos de meia hora a andar pode prolongar a vida

1246
Vinte e cinco minutos podem ser quanto baste para que a sua esperança média de vida aumente sete anos. Faz bem ao corpo, mas também à mente.
Psicologia

Descubra se tem personalidade tipo A

553
São pessoas ambiciosas, perfecionistas mas muito stressadas. Dois cardiologistas dizem que estes indivíduos podem morrer mais depressa. Quer saber se está em perigo? Faça o teste.
A página está a demorar muito tempo.