314kWh poupados com o
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo MEO

Veja as melhores ofertas de telecomunicações aqui.

Cardiologia

Fact Check

Rogério Samora morreu depois de paragem cardíaca?

O ator português, que teve uma paragem cardiorrespiratória, permanece internado no hospital onde deu entrada em meados de julho passado. É falso que tenha morrido, como alega um post do Facebook.
Resposta Pronta

Christian Eriksen. "Não volta a jogar futebol"

Ex-futebolista, que acabou a carreira aos 22 anos devido a problemas cardíacos, diz que a maior preocupação de Eriksen "vão ser as depressões" e relembrou outros casos marcantes no desporto português.
Cardiologia

Presidente da Cardiologia defende telemedicina

O responsável sublinha as vantagens do seguimento à distância para alguns casos, dando o exemplo de um projeto piloto na área da telemonitorização no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.
Saúde

Maio, mês do coração

A atividade física regular reduz o risco de ataques cardíacos em mais de 30%. Por outro lado, a inatividade física confere um risco semelhante ao da obesidade e do tabagismo.
Coronavírus

Doentes com enfarte demoraram mais a pedir ajuda

As pessoas com sintomas de enfarte pediram ajuda mais tarde em 2020 e o tempo que levou entre a chamada de emergência e o doente ser assistido no hospital aumentou quase 20 minutos.
Medicina

Disfunção diastólica pode aumentar risco de morte

Um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto concluiu que pessoas com disfunção diastólica, uma perturbação do relaxamento cardíaco, apresentam um risco de morte três vezes superior.
Projetos Observador

O microchip que nos diz como vai o coração

No Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, em Braga, a cientista Inês Mendes Pinto está a criar um biossensor portátil para controlar a insuficiência cardíaca... através das lágrimas.
Fact Check

Cardiologia. Há listas de espera de cinco anos?

Segundo a Administração Central dos Sistemas de Saúde, o tempo de espera nas consultas das duas especialidades é inferior a um ano.
Coronavírus

Teve Covid? Tenha cuidado antes de fazer desporto

Se recuperou do novo coronavírus, deve consultar um cardiologista antes de voltar a realizar exercício físico, mesmo que só tenha tido sintomas leves. O alerta é feito por entidades de saúde.
E=mc²

Covid-19 com efeitos cardiovasculares em crianças?

Adelino Leite Moreira, cirurgião e professor do Departamento de Fisiologia e Cirurgia Cardiotorácica, explica a síndrome inflamatória multi-sistémica pediátrica e a relação da mesma com a covid-19.
Coronavírus

Cardiologista lembra as outras doenças não-Covid

A cardiologista Fátima Pinto lamentou que se perca "todos os dias" horas a escrever sobre a Covid-19 e se esqueça os milhares que já morreram este ano com doenças cardiovasculares e de cancro.
Medicamentos

Cardiologistas querem receitas médicas renováveis

Cardiologistas consideram que medicamentos anticoagolantes orais diretos devem ser prescritos em receita renovável pois "as suas indicações incluem doenças que carecem de tratamentos prolongados".
Projetos Observador

Este novo pacemaker pode salvar (ainda mais) vidas

A insuficiência cardíaca afeta 250 mil portugueses. Na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, o cirurgião Adelino Leite-Moreira está a desenvolver uma terapia inovadora para tratá-la.
Saúde

AVC: é importante controlar os fatores de risco

O AVC é responsável pela maioria das mortes em Portugal e é responsável pelo internamento de mais de 23 mil doentes por ano e por incapacidade permanente em 50 por cento dos sobreviventes.
Cardiologia

SPC recomenda vacinas da gripe e pneumonia

A Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC) recomenda as vacinas da gripe e da pneumonia a quem tem doenças cardíacas por causa dos riscos acrescidos das infeções respiratórias para estes doentes.
Doenças Cardiovasculares

Cardiologia promove rastreios ao colesterol

Até 4 de outubro decorrerá em Alfragide uma campanha destinada a transmitir informação sobre os efeitos nefastos do colesterol elevado na saúde cardiovascular, bem como, fazer rastreios gratuitos.
Cardiologia

Sociedade Portuguesa de Cardiologia promove estudo

Estima-se que em Portugal existem 400 mil pessoas a sofrer da insuficiência cardíaca e prevê-se um aumento de 30% no número de doentes até 2034.
Fact Check

Hospital recomendou aspirina para travar ataque?

Circula no Facebook uma mensagem alegadamente do Hospital Santa Maria que recomenda dissolver duas aspirinas na boca e engolir. Nem a mensagem é do Santa Maria nem o procedimento é válido.
Saúde

Mortes por AVC em Portugal são o dobro de França  

Há cardiologistas suficientes em Portugal, mas o número de enfermeiros é duas a três vezes inferior ao da média da Europa Ocidental. Morre-se duas vezes mais em Portugal por AVC do que em França.
Cardiologia

Santa Marta trata os corações dos bebés há 50 anos

Cerca de 900 bebés nascem anualmente em Portugal com problemas cardíacos. Muitos são acompanhados no Hospital de Santa Marta, onde agora os doentes chegam a pesar pouco mais de meio quilograma.
Cardiologia

PR condecora Sociedade Portuguesa de Cardiologia

Marcelo Rebelo de Sousa elogiou a Sociedade Portuguesa de Cardiologia, afirmando que tem tido, nestas sete décadas, "uma vida notável de prestígio científico".
Tecnologia

Foi criado um coração vivo numa impressora 3D

O coração tem apenas três centímetros e ainda não é capaz de bombear sangue, mas os investigadores acreditam que é o primeiro passo para, no futuro, se imprimirem corações humanos funcionais.
Tabaco

Deixar de fumar em conjunto é mais fácil

Os casais que deixam de fumar em conjunto parecem ter mais sucesso do que aqueles que deixam de fumar individualmente, segundo um estudo apresentado no congresso da Associação Europeia de Cardiologia.
Psiquiatria

Pode o antidepressivo sertralina provocar a morte?

Morreram dois doentes britânicos que tomavam sertralina. Não foi possível fazer a associação entre a morte e o medicamento, mas terão os doentes que fazem esta medicação razão para se preocuparem?
Doenças Cardiovasculares

Cruz Vermelha com projeto inovador de cardiologia

Uma linha telefónica 24 por dia, uma central de controlo que recebe dados em tempo real e equipamentos de topo. O novo Centro do Coração do Hospital da Cruz Vermelha será inaugurado a 11 de fevereiro.
Reino Unido

O coração de Selwa é uma mochila

Selwa descobriu que sofria de uma cardiomiopatia dilatada familiar. Precisava de um transplante de coração urgente. À falta de um dador, tem agora um coração artificial. E transporta-o às costas.
Genética

"Tenho tido dinheiro para seguir ideias tolas"

Começou por trabalhar com galinhas, mas os ratos acabaram por se revelar muito mais fáceis de usar em laboratório. Agora está concentrado nas células humanas e nas doenças que afetam a humanidade.
Saúde

Que síndrome grave é esta que afeta Salvador?

Haverá 400 mil portugueses com insuficiência cardíaca, só 0,13% precisam de um transplante. Salvador Sobral é um deles. Quatro cardiologistas explicam o que tem e de que coração precisa.
Insólito

Homem sobrevive 42 minutos sem pulsação

Chama-se John Ogburn e conseguiu sobreviver a uma paragem cardíaca de 42 minutos. O homem estava em casa quando tudo aconteceu, mas as manobras de reanimação de dois polícias evitaram o pior.
Cardiologia

Morte súbita: cardiologistas querem debate

O presidente da Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC), João Morais, cuja direção toma posse esta segunda-feira, disse à agência Lusa que pretende criar uma agenda própria.
Coração

Intensa prática desportiva pode alterar coração

A prática desportiva intensa e a competição na adolescência provocam alterações no coração dos atletas, conclui um estudo da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra que alerta para a necessidade de maior acompanhamento médico.
Cardiologia

O que é o síndrome do coração partido?

Sofremos um desgosto de amor e dizemos que temos o coração partido, mas os efeitos no corpo podem ser mais do que figurativos. O síndrome do coração partido parece um ataque cardíaco, mas menos mau.
Ciência

Relaxe. O sexo não provoca ataques cardíacos

Como existem poucos estudos que permitam aos profissionais fazer um aconselhamento dos doentes, uma equipa decidiu analisar se o sexo pode conduzir a um enfarte do miocárdio.
Atualidade

Coração: Um por todos e todos por um

Entrevista, meios complementares de diagnóstico e cirurgia são os três pilares da Unidade do Coração da CUF Porto. Ainda não tem um ano e já reparou mais de 30 corações.
Cardiologia

Menos de meia hora a andar pode prolongar a vida

Vinte e cinco minutos podem ser quanto baste para que a sua esperança média de vida aumente sete anos. Faz bem ao corpo, mas também à mente.
Psicologia

Descubra se tem personalidade tipo A

São pessoas ambiciosas, perfecionistas mas muito stressadas. Dois cardiologistas dizem que estes indivíduos podem morrer mais depressa. Quer saber se está em perigo? Faça o teste.
A página está a demorar muito tempo.