762kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Cardiologia

Serviço Nacional de Saúde

Barreiro: cardiologia sem urgência e internamento

Unidade Local de Saúde do Arco Ribeirinho comunicou que apesar dos esforços para reforçar a equipa, não é possível assegurar, cumulativamente, atividade assistencial na área do internamento/ urgência.
Neurociência

AVC e enfartes: Observador lança novo projeto 

A partir de 18 de março, o Observador terá uma secção totalmente dedicada às doenças cérebro-cardiovasculares. Com entrevistas, reportagens, explicadores, podcasts, vídeos, opinião e muito mais.
Fact Check

Mortes súbitas aumentam por causa da vacina Covid?

Uma publicação garante que número de mortes súbitas está a aumentar e que isso se deve à vacinação anti-Covid. No entanto, nem uma nem outra afirmação são verdadeiras, diz a cardiologista Ana Abreu.
Alterações Climáticas

Mais problemas de coração devido ao calor extremo

Quanto mais dias de calor extremo e ondas de calor, maior o risco para as pessoas que já têm problemas cardiovasculares. Os mais idosos são um grupo particularmente vulnerável.
Leiria

Urgências com noites sem cardiologia e cirurgia

Os profissionais de cirurgia, cardiologia e pediatria (entre outros) vão exercer, em outubro, o direito de recusa legal de ultrapassar as 150 horas de trabalho suplementar.
Coronavírus

Potenciais lesões do coração após vacina de mRNA

Equipa de investigadores suíça avaliou o risco de as pessoas desenvolverem sinais de lesões cardíacas depois de terem recebido a vacina de reforço contra a Covid-19. É maior do que esperavam.
Doenças Cardiovasculares

Risco de hemorragia cerebral com toma de aspirina

Para quem tem mais de 70 anos e nunca teve problemas cardíacos ou cardiovasculares, tomar aspirina poderá trazer mais riscos do que benefícios de acordo com um ensaio clínico com 19.114 pessoas.
Cardiologia

41 mil novas doenças cardíacas devido ao ruído

A presença de ruído está cada vez mais presente vida das pessoas e uma exposição prolongada pode provocar vários problemas. Cerca de 20% da população europeia está exposta a ruído prolongado.
Exercício Físico

Passeio de 20 minutos melhora saúde cardíaca

"Muitos grupos com má saúde cardíaca têm níveis baixos de atividade física". A Associação Americana de Cardiologia considera o exercício físico como chave para um bom desempenho cardíaco.
Serviço Nacional de Saúde

Trás-os-Montes sem convencionados em três áreas

Segundo a ERS, Trás-os-Montes não tem prestadores convencionados em três especialidades médicas, sendo que 96,7% da população mora a 60 minutos de um convencionado em MCDT de cardiologia.
Cardiologia

Hospital com técnica inovadora para taquicardia

Com vista a tratar as arritmias mais complexas, o Hospital de Santa Cruz cruz está a utilizar há seis meses uma técnica inovadora, que destrói as células musculares que mantêm a taquicardia.
Hospitais

Guimarães abre serviço pronto há 5 anos

Concluído em 2018, a justificação inicial da Administração para impedir a abertura do serviço foi a de que Guimarães estava de fora da rede de referenciação para os serviços de hemodinâmica do país.
Cardiologia

Fundação quer taxar alimentos com muito sal 

"O objetivo da OMS está nos 5g/dia de sal e estamos em cerca de 10g/dia. Já baixou um pouco, especialmente no pão, mas é preciso tomar mais medidas", lembra o responsável da Fundação de Cardiologia.
Cardiologia

Coimbra pioneira em intervenção cardíaca

Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra diz que técnica tem impacto grande na redução da mortalidade e morbilidade dos doentes com insuficiência cardíaca, conforme estudos clínicos o demonstram.
Medicina

Morreu Fernando Pádua aos 95 anos

O cardiologista dedicou grande parte da vida à divulgação de hábitos de vida saudável. Presidente da República e ministro da Saúde lembram o papel pioneiro do médico.
Cardiologia

CHMT. Diretor destituído por falhas nas escalas

David Durão "evidenciou um total desalinhamento com os objetivos da instituição" pelo que não garantiu um nível satisfatório do serviço de cardiologia tendo sido destituído, anunciou a administração.
Iniciativas Observador

Vaso com grafeno para tratar doença coronária

O GO-Graft é um vaso sintético inovador constituído por um hidrogel reforçado com óxido de grafeno para o bypass coronário, prevenindo trombose e evitando infeções bacterianas.
Saúde

60% dos doentes cardíacos não chamam o INEM

Coordenador do plano da DGS considera que "as pessoas não estão tão esclarecidas como deviam estar" e apelou a que doentes em situação cardíaca grave não se desloquem pelos próprios meios.
Arouca

Teleconsulta evita viagem de 80km a 200 utentes

Teleconsulta de Cardiologia com médico instalado em Santa Maria da Feira e doentes no Centro de Saúde de Arouca testada durante um ano "funcionará em moldes definitivos em Arouca a partir de outubro".
Medicina

Cesariana. CHUC usam técnica inovadora

Aplicação inédita de balões hemostáticos nas artérias uterinas de uma grávida com o feto in útero, com patologia cardíaca e risco de hemorragia, "nunca foi utilizada antes da retirada de um bebé".
Fact Check

Enfartes ocorrem mais durante o banho?

Publicação viral alega que os enfartes ocorrem com mais frequência no banho. Cardiologista Henrique Cyrne Carvalho nega qualquer relação.
Cardiologia

Porto em desafio para detetar sopros cardíacos

O desafio internacional George B. Moody PhysioNet foca-se na "deteção automática da presença de sopros a partir da análise de gravações de auscultação cardíaca".
Cardiologia

Cardiologia quer atenção nos doentes crónicos

A Sociedade de Cardiologia considera que a Covid-19 trouxe oportunidades, como a telemedicina e a telemonitorização, mas alerta que "nem todos os doentes podem ser acompanhados à distância".
Transplante

Coração de porco: "Estará a uns anos de distância"

David Bennett foi um caso particular — agora faltam os ensaios clínicos. E está por perceber como os genes modificados e a solução de cocaína ajudam. José Fragata destaca a importância deste passo.
E=mc²

Homem recebe coração de um porco nos EUA

Foi feito o primeiro transplante de coração geneticamente modificado de um porco a um homem nos EUA. José Fragata, cirurgião cardiotoráxico, diz mesmo que "se pode ter aberto uma caixa de pandora". 
Cardiologia

Inédito. Coração de porco transplantado num homem

David Bennett, de 57 anos, recebeu um coração de porco geneticamente modificado e será monitorizado durante as próximas semanas para analisar a reação ao novo órgão.
Coimbra

Coimbra implantou o primeiro "coração artificial"

Trata-se de uma nova opção terapêutica para doentes em insuficiência cardíaca terminal e não candidatos a transplantação cardíaca.
Saúde

Trombina. Hospital de Coimbra em rede europeia

"Apesar de uma em cada quatro pessoas em todo o mundo morrer anualmente devido a condições causadas por trombose, este facto não é amplamente conhecido, sendo uma questão urgente de saúde pública."
Iniciativas Observador

Morte súbita: a cura está cada vez mais perto?

Uma das doenças responsáveis pela morte súbita em atletas – como a que vitimou Fehér – parte de um erro genético e não tem cura. A investigadora Maria Carmo-Fonseca está a desenvolver um tratamento.
Coronavírus

Pandemia reduziu hospitalizações por AVC e enfarte

Em 2020, o número de pessoas internadas com acidente vascular cerebral ou enfarte agudo do miocárdio diminuiu em Portugal devido ao receio de infeção com coronavírus no hospital ou falhas na triagem.
Ciência

Porque importa o coração de uma mosca assustada?

Estudar moscas-da-fruta pequenas, de corações simples e fáceis de reproduzir em laboratório é fácil e pode dar respostas sobre como funcionam os outros animais, incluindo o homem.
Doenças Cardiovasculares

Idosos não devem tomar aspirina como prevenção

As autoridades dos Serviços Preventivos dos EUA abandonaram a recomendação de toma diária de aspirina para pessoas com 60 ou mais anos com risco de doenças cardíacas.
Cabo Verde

Menos cabo-verdianos em hospitais portugueses

Número de doentes cabo-verdianos tratados em hospitais portugueses desce em cerca de 28% face a 2019, tendo sido enviados, este ano, 229 doentes. Em 2019, o número chegou a 549.
Doenças Cardiovasculares

Sociedade faz campanha sobre doenças do coração

A campanha da Sociedade Portuguesa de Aterosclerose decorre online, de 24 a 29 de setembro, de modo a aconselhar doentes e desmistificar conceitos sobre as doenças cardiovasculares.
Fact Check

Rogério Samora morreu depois de paragem cardíaca?

O ator português, que teve uma paragem cardiorrespiratória, permanece internado no hospital onde deu entrada em meados de julho passado. É falso que tenha morrido, como alega um post do Facebook.
Resposta Pronta

Christian Eriksen. "Não volta a jogar futebol"

Ex-futebolista, que acabou a carreira aos 22 anos devido a problemas cardíacos, diz que a maior preocupação de Eriksen "vão ser as depressões" e relembrou outros casos marcantes no desporto português.
Cardiologia

Presidente da Cardiologia defende telemedicina

O responsável sublinha as vantagens do seguimento à distância para alguns casos, dando o exemplo de um projeto piloto na área da telemonitorização no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.
Saúde

Maio, mês do coração

A atividade física regular reduz o risco de ataques cardíacos em mais de 30%. Por outro lado, a inatividade física confere um risco semelhante ao da obesidade e do tabagismo.
Coronavírus

Doentes com enfarte demoraram mais a pedir ajuda

As pessoas com sintomas de enfarte pediram ajuda mais tarde em 2020 e o tempo que levou entre a chamada de emergência e o doente ser assistido no hospital aumentou quase 20 minutos.
Medicina

Disfunção diastólica pode aumentar risco de morte

Um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto concluiu que pessoas com disfunção diastólica, uma perturbação do relaxamento cardíaco, apresentam um risco de morte três vezes superior.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.