A Semana Mundial do Glaucoma, doença que ‘rouba’ silenciosamente a visão e que afeta cerca de 150 mil portugueses, assinala-se entre os dias 12 de 18 de março. Segundo o comunicado oficial do Grupo Português do Glaucoma (GPG) da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO), durante esta semana irá realizar-se uma campanha pública de sensibilização que tem como objetivo alertar para o caráter silencioso desta doença.

A campanha terá lugar em 210 faces da rede MUPI e 72 faces digitais de centros comerciais em Lisboa, Porto e Coimbra, entre 8 e 14 de março, de acordo com comunicado da SPO.

Com a campanha pretende-se sensibilizar a população para os perigos desta doença que tende a aumentar a sua incidência com a idade e que se estima afetar cerca de 150 mil portugueses. A doença é ainda desconhecida para muitos. Sendo “silenciosa”, provoca danos progressivos na visão, sem qualquer tipo de aviso até às fases mais avançadas.

Ainda que o tipo de tratamento existente seja eficaz na estabilização da doença, o mesmo é incapaz de reverter os danos que já foram causados. Ou seja, quanto mais cedo a doença for diagnosticada, melhor se pode preservar a visão do paciente.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

António Figueiredo é o Coordenador do GPG e explicou que o objetivo da campanha é “esclarecer os portugueses sobre uma doença oftalmológica que não tem sintomas na sua fase inicial. O glaucoma é uma espécie de “ladrão silencioso” que vai “roubando” a visão sem que o doente se aperceba. Quando os sintomas se instalam já não é possível revertê-los. Esta campanha, pretende, portanto, levar a população a procurar regularmente o oftalmologista para prevenir ou tratar atempadamente o glaucoma”.

O glaucoma afeta, em todo o mundo, cerca de 80 milhões de pessoas. Por isso mesmo, trata-se de um problema de saúde pública e não apenas oftalmológico. É ainda a segunda causa mundial para a cegueira (cerca de 9 milhões de cegos) e a primeira causa de cegueira irreversível mas evitável, conta o comunicado da Organização.

Para além da Campanha de Sensibilização, o GPG, nesta Semana Mundial do Glaucoma, organiza também a sua reunião científica anual de debate sobre a patologia, que decorrerá em Peniche nos dias 17 e 18 de março.