Meteorologia

Com a primavera chegam o frio e a chuva. Os pólenes já estão a níveis muito elevados

1.520

Esta segunda-feira começa a primavera e com ela chegam outra vez o frio e chuva. O sol dos últimos dias já fez inundar o ar de pólenes, pelo que se recomendam cuidados extra para os doentes alérgicos.

BODO MARKS/EPA

Esta segunda-feira, quando forem 10h29 em Portugal continental, começa a primavera. Mas com os dias maiores, chega também a chuva e as temperaturas mais baixas.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a semana começa com céu muito nublado no litoral oeste e com as temperaturas a descer cerca de oito graus em relação a este domingo – máximas de 15ºC no Porto e 16ºC em Lisboa e Faro. No Algarve e nas regiões do interior, o sol vai manter-se.

Na terça-feira regressa a chuva, de norte a sul do país, com aguaceiros moderados lá mais para o meio da semana.

Nos arquipélagos dos Açores e Madeira não se prevê a ocorrência de chuva nos próximos dias.

O bom tempo da última semana antecipou o ritmo da Natureza, fazendo encher o ar de pólenes. A Rede Portuguesa de Aerobiologia adverte que os níveis se encontram muito elevados, com predomínio dos pólenes das árvores plátano, pinheiro, cipreste e carvalhos e das ervas urtiga e parietária.

Recomenda-se prudência para pessoas com alergias e outras doenças respiratórias – ainda que a chuva faça baixar as concentrações de partículas no ar.

Março é também o mês em que entramos no horário de verão. No próximo domingo, dia 26, os relógios adiantam uma hora.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Ciência

Ciência em Portugal: o jogo do empurra

Cláudia Botelho

O Decreto-Lei parecia a luz ao fim do túnel, o fim da figura de eterno bolseiro de investigação e o primeiro passo para o fim da precariedade em ciência. Infelizmente, a situação está igual ou pior.

Corrupção

Traição à pátria

Paulo de Almeida Sande

Quando nos perguntamos por que razão Portugal se arrasta na cauda da Europa parte da resposta é o BES, os Vistos Gold, o Face Oculta, o BPN, a PT, a operação Marquês, a Moderna, o Freeport, etc., etc.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site