455kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Alergias

Clima

Norte e Centro com elevadas concentrações de pólen

A Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica pede para se evitarem as atividades ao ar livre quando as concentrações polínicas forem elevadas e recorrer a medicação se necessário.
Alergias

Norte e Centro com elevadas concentrações de pólen

Pelo menos até à próxima quinta-feira, esperam-se concentrações muito elevadas de pólen na atmosfera nas regiões do Norte e Centro do continente. Recomenda-se evitar as atividades ao ar livre.
Alergias

Há mais alergias e é preciso diagnóstico correto

A Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica reconhece que há mais casos de alergias e lembra a necessidade de fomentar um diagnóstico correto.
Clima

Portugal mantém níveis de pólen muito elevados

Portugal continental vai continuar, pelo menos até quinta-feira, com níveis muito elevados de pólen. Devem evitar-se atividades ao ar livre quando as concentrações polínicas forem elevadas.
Alergias

Portugal com concentrações de pólen elevadas

Devem evitar-se as atividades ao ar livre quando as concentrações de pólen estiverem muito elevadas, avança a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica.
Alergias

Concentrações de pólen muito elevadas em Portugal

Portugal continental vai manter concentrações de pólen muito elevada que, com a chuva tem tendência a diminuir, e alerta que a prevenção "poderá passar pela realização de vacinas anti-alérgicas".
Alimentação

Estudo revela forma de superar alergia a amendoim

O estudo envolveu crianças entre os 0 e 3 anos e descobriu que o tratamento de habituação oral, por um período de dois anos e meio, permite a remissão da alergia a amendoins.
Aprender a Comer

Queijo: Como contornar a intolerância e alergias?

A nutricionista Mariana Chaves explica quais os queijos que podem provocar alergias ou indigestões. Cada pessoa pode reagir de forma diferente e por isso “há que experimentar".
Alergias

Doença rara pode ser confundida com alergias

A preocupação incide sobre o diagnóstico do angioedema hereditário, a falta de uma proteína. Sem ela, as pessoas incham sem razão aparente, muitas vezes na sequência de traumatismos ou infeções.
Alergias

Exposição à vegetação reduz alergias nas crianças

Investigação do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto conclui que exposição a espaços com maior vegetação é protetora contra as alergias nas crianças.
Coronavírus

Há alérgicos que esperam meses para ser vacinados

Uma pessoa de 41 anos teve uma reação alérgica na toma da primeira dose, há quatro meses, o que fez com que ficasse a meio do processo, e continua sem ser contactada. Não é o único caso.
Saúde

Diagnosticar e tratar a alergia alimentar 

A propósito do Dia Mundial da Alergia, 8 de julho, é fundamental avisar que a alergia aos alimentos é cada vez mais responsável por casos clínicos graves, potencialmente fatais.
Saúde

Como evoluiu a asma em tempos de pandemia?

Em Portugal, o grande desafio que ainda existe é o elevado número de doentes asmáticos, que ou não tem esse diagnóstico ou não está a fazer a medicação adequada.
Alergias

Porto. Projeto para promover tolerância a alergias

O Instituto de Saúde diz que o projeto pretende "inspirar portugueses com alergias a terem uma atitude mais positiva perante a vida", bem como promover o diagnóstico e tratamento precoce de alergias.
Saúde

Imunologia: porque é importante?

No Dia Internacional da Imunologia, que se assinala a 29 de abril, é fundamental lembrar que o sistema imunitário tem de ser cuidado, protegido e acarinhado, para assim podermos ser mais saudáveis.
Coronavírus

Alérgicos podem tomar vacina contra a Covid-19

De acordo com especialistas da área Imunoalergologia, nenhuma doença alérgica contraindica de forma absoluta a toma da vacina. No entanto, alguns doentes deverão fazer a toma sob vigilância.
Alterações Climáticas

Alergias sazonais cada vez mais prolongadas 

As alergias sazonais são cada vez mais prolongadas e intensas devido às alterações climáticas. A época de maior concentração de pólen dura atualmente mais 20 dias.
Hospitais

Hospitais com falta de anticorpos para tratamento

A terapêutica substitutiva com imunoglobulina destina-se a pessoas que sofrem de défice de produção de anticorpos, o que aumenta riscos de infeções respiratórias, intestinais ou sistémicas.
Saúde

Previna doenças respiratórias e alergias em casa

Evidências científicas revelaram haver uma relação significativa entre a humidade encontrada em ambientes residenciais e o crescimento de fungos, asma e sintomas respiratórios.
Coronavírus

Quem tem alergias não pode usar máscara?

Filipe Froes, pneumologista, diz que não há motivo para os que sofrem de alergias, como rinite ou sinusite, não usar máscara. Estas até podem ser úteis, filtrando os alérgenos.
Resposta Pronta

Alergias. "Consultas com redução acentuada" 

No Dia Mundial da Alergia, Ana Margarida Pereira, imunoalergologista, explica cuidados a ter no verão e alerta para redução de consultas durante confinamento. Alternativa, diz, foram as teleconsultas.
Coronavírus

Pessoas mais expostas à poluição interior 

A Organização Mundial da Alergia advertiu que o confinamento em casa expõe mais as pessoas à poluição interior e que agressão dos pólenes será mais intensa quando saírem de casa.
Coronavírus

Covid-19. Alérgicos não são mais suscetíveis

Quem está mais vulnerável à infeção pelo coronavírus são os asmáticos, que devem observar mais estritamente as recomendações de isolamento. Sintomas de alergias e de covid-19 são diferentes.
Morte

Tondela. Picada de vespa pode ser causa de morte

A GNR de Viseu suspeita que a picada de uma vespa-asiática seja a causa de morte de um homem, mas não conseguiu confirmar se o indivíduo de 38 anos foi efetivamente picado.
Saúde Pública

Vespas-asiáticas são mais perigosas que as outras?

Três mortes por picadas lançaram o alerta, mas nem todas foram causadas pela vespa-asiática. Esta espécie é, de facto, mais agressiva, mas só corre risco quem for alérgico ao veneno.
Alergias

Homem morre em Guimarães após picada de vespa

Um homem de 32 anos morreu em Guimarães depois de uma possível reação alérgica à picada de uma vespa. Vítima entrou em paragem cardiorrespiratória. A espécie da vespa não é conhecida.
Alergias

Níveis muito elevados de pólenes a norte

Os pólenes vão estar nos próximos dias em níveis muito elevados na zona norte do país, diminuindo a intensidade no centro e sul, segundo a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica.
Alergias

Junho começa com muitos pólenes

Na previsão da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica para o período de 31 de maio a 06 de junho só as ilhas escapam a este cenário que tanto incomoda quem tem alergias.
Saúde

O que acontece ao corpo quando baixam 10ºC

O sistema imunitário fica mais permeável a vírus e quem sofre de asma ou de alergias tem tendência a ter mais crises de tosse e de falta de ar. Com mudanças tão abruptas, até o risco de AVC aumenta.
Alergias

Poléns com níveis elevados no continente

As concentrações de pólenes estarão com níveis muito elevados em várias zonas de Portugal continental, baixos na Madeira e moderados nos Açores.
Presidente da República

Marcelo recorda médico Antero da Palma-Carlos

O Presidente da República recordou médico Antero da Palma-Carlos como "uma referência da medicina" portuguesa. O imunoalergologista morreu esta quinta-feira aos 86 anos.
Alergias

Pólenes muito elevados no continente 

As concentrações de pólenes vão estar muito elevadas em várias zonas de Portugal continental e baixas na Madeira e nos Açores, estima o boletim polínico para a semana de 29 de março a 4 de abril.
Alergias

Alerta para níveis muito elevados de pólen

Lisboa, Setúbal, Castelo Branco, Évora e Portimão vão ter níveis de pólenes muito elevados nos próximos sete dias. Há um maior risco de alergias dos olhos, da pele ou do sistema respiratórios.
Alergias

Níveis muito elevados de pólen em várias regiões

As regiões de Castelo Branco, Lisboa, Setúbal, Évora e Portimão vão ter nos próximos sete dias níveis de pólenes muito elevados, alerta a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica.
Alergias

Alergias, como viver sem elas?

Chegou a Primavera com as suas flores, dia de sol, espirros, comichão no olhos e na garganta, nariz a pingar e nariz entupido. É o seu caso? Talvez tenha rinite alérgica.
Alergias

Níveis de pólen muito elevados nos próximos dias

Os níveis de pólen vão estar muito elevados em praticamente todo o país, exceto na Madeira e nos Açores, durante os próximos dias, alertou a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica.
Madeira

Caravelas-portuguesas avistadas na Madeira

Alerta foi dado pela Autoridade Marítima Portuguesa. Pessoas devem evitar qualquer contacto com este organismo venenoso. Algumas pessoas podem ter reações alérgicas graves.
Alergias

Níveis de pólenes aumentam nos próximos dias

Boletim Polínico da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica alerta para o aumento dos níveis de pólenes para a semana de 27 de abril a 3 de maio.
Alergias

Níveis de pólenes aumentam a partir de sexta-feira

Níveis mais elevados de pólenes vão registar-se entre os dias 20 e 26 de abril. Ao contrário das regiões do continente, os pólenes estarão em níveis baixos na Madeira.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.