Os Estados Unidos planeiam proibir o transporte de aparelhos eletrónicos com tamanho superior a um telemóvel em aviões de algumas companhias aéreas sediadas no Médio Oriente e Norte de África. A proibição aplica-se apenas às cabines de passageiros. O anúncio foi feito na segunda-feita pela companhia aérea Royal Jordanian e por uma agência noticiosa oficial da Arábia Saudita.
De acordo com a administração norte americana contactada pela agência Reuters, na base desta decisão está uma ameaça terrorista que não foi especificada. À ABC News, uma fonte anónima governamental afirmou que esta nova regra vai aplicar-se aos voos sem escalas provenientes de dez aeroportos em oito países diferentes do Médio Oriente e Norte de África. A mesma fonte não especificou o nome dos aeroportos em causa.
Segundo o anúncio no Twitter da companhia aérea Royal Jordanian citada pela ABC News, à exceção de telemóveis e aparelhos médicos, todos os outros equipamentos deverão ser transportados no porão. O tweet foi entretanto eliminado, sendo de seguida publicado outro:
Further updates will be announced soon regarding #electronicsban.
— Royal Jordanian (@RoyalJordanian) 20 de março de 2017
Ainda de acordo com a agência Reuters, nenhuma companhia aérea norte-americana vai ser afetada por esta proibição. O anúncio desta nova regra será feito nesta terça-feira pelo Departamento de Segurança Interna.
David Lapan, porta-voz do Departamento de Segurança Interna, e a Administração para a Segurança dos Transportes recusaram fazer comentários aos órgãos de comunicação social norte-americanos.