Esta segunda-feira, dia 3 de abril, se Fazlur Khan, arquiteto de profissão e pioneiro na construção de arranha-céus, fosse vivo celebraria 88 anos de vida. Por isso a Google decidiu homenagea-lo com o Doodle do dia.

Fazlur Khan nasceu a 3 de abril de 1929 no Bangladesh, Índia. Mas foi no outro lado do planeta, na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, que se tornou num notável arquiteto e pioneiro na construção civil. O seu grande contributo foi a invenção da estrutura tubular que permitiu que prédios mais altos fossem construídos de forma segura e mais estável. Por isso Khan é apelidado ainda hoje como o pai dos ‘arranha céus’.

Uma das mais notáveis obras pensadas pelo arquiteto foi a Torre Sears, mais tarde apelidada como Torre Willis, em Chicago, concluída em 1973. Foi a primeira construção que usou a estrutura tubular e superou, em altura, as torres gémeas do World Trade Center. Ainda assim, não só de arranha-céus se fez a carreira de Fazlur Khan. O Aeroporto Internacional Rei Abdulaziz, na Arábia Saudita, por exemplo, também nasceu a partir do desenho de Khan.

O pai dos arranha-céus, como assim é assim apelidado por muitos, morreu em 1982, aos 52 anos, vítima de ataque cardíaco. Visite a fotogaleria onde reunimos algumas das mais notáveis construções que levam a assinatura do arquiteto Fazlur Khan.