O dia 21 de junho é marcado pelo Solstício de verão, que inicia a estação mais quente do ano. Este dia – o mais longo em horas de sol – é celebrado pela Google com um doodle especial.

Segundo o Observatório Astronómico de Lisboa, o Solstício de verão ocorreu por volta das 5h24 da madrugada, instante que marcou o início do verão no hemisfério norte. Esta estação vai prolongar-se durante 94 dias até ao próximo Equinócio, a 22 de setembro. O solstício de verão é um momento — não um período — com dia e hora bem determinados por cálculos astronómicos.

Mas afinal, o que é um Solstício? O Observatório Astronómico de Lisboa descreve o fenómeno como “pontos da eclíptica em que o Sol atinge as posições máxima e mínima de altura em relação ao equador, isto é, pontos em que a declinação do Sol atinge extremos: máxima no solstício de Verão e mínima no solstício de Inverno”.

Os solstícios acontecem duas vezes por ano uma vez em junho e outra em dezembro, e definem as mudanças de estação do ano juntamente com os dois equinócios.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR