O aviso estava feito: depois da anterior geração ter perdido para o Volkswagen Golf GTI Clubsport S o ceptro do automóvel de tracção dianteira mais rápido no circuito alemão de Nürburgring, graças a um tempo de apenas 7 minutos e 49,21 segundos, contra os 7.50,63 m do Honda – com o Golf de 310 cv a baixar posteriormente para 7.47,19m –, eis que o novo Civic Type R vinga o seu antecessor ao rodar no anel norte do Nürburgring em somente 7.43,80. Um novo recorde para esta classe de desportivos.

Numa altura em que a 10ª geração do modelo nipónico inicia comercialização na Europa, embora ainda apenas nas versões ditas mais civilizadas, os responsáveis da Honda decidiram que era hora de tentar recuperar um título que já fora seu. Pelo que, no passado dia 3 de Abril, voltaram a Nürburgring com o claro objectivo de fixar um novo recorde da volta mais rápida ao circuito alemão, para carros com tracção exclusivamente dianteira.

Levado a cabo o desafio, o novo Civic Type R conseguiu não só melhorar o anterior recorde fixado pela mais recente geração do Volkswagen Golf GTI Clubsport S, em mais de três segundos, como retirar à marca alcançada pela geração anterior do Type R quase sete segundos.

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O feito, precisa a marca nipónica em comunicado, foi alcançado já na fase final de desenvolvimento do novo Type R, precisamente com uma unidade de testes. A qual, no entanto e face ao modelo de fábrica, não tinha qualquer outra alteração a não ser o facto de contar com uma célula de segurança, vulgo roll-bar. Mas que, assegura desde logo o fabricante, não garantia mais rigidez torcional que a oferecida pela versão que estará em comercialização.

Por outro lado, e como forma de atenuar o maior peso resultante deste acrescento, os engenheiros da Honda compensaram ao retirar os bancos traseiros e o sistema de infoentretenimento. Com a marca a precisar, inclusivamente, que a unidade em questão estava equipada com “pneus legalmente vocacionados para pista”, mas que fazem parte das “especificações de fábrica”.

A nova geração Honda Civic Type R tem na base um quatro cilindros a gasolina 2,0 litros turbo com 320 cv de potência e 400 Nm de binário. Com a potência a ser canalizada exclusivamente para as rodas dianteiras, através de uma transmissão manual de seis velocidades com relações mais curtas, para garantir uma maior capacidade de aceleração.

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