O Instituto de Socorros a Náufragos prepara-se para multiplicar as suas nadadoras-salvadoras, pelo menos de forma oficiosa. Este verão, o velhinho fato de banho com que Pamela Anderson e companhia salvavam vidas na série Baywatch, por cá traduzida como Marés Vivas, voltou a dar à costa.

Pamela Anderson na série que se tornou um marco dos anos 90. Foto: Kypros/Getty Images

O exemplo mais literal será da Zara, que acaba de lançar um fato de banho vermelho com o mesmo corte cavado e um emblema redondo semelhante ao usado na série onde se lê “Lifeguard — country of Los Angeles, dept. of beaches & harbours”, as mesmas coordenadas do fenómeno televisivo. Mas das marcas mais acessíveis às de luxo, não faltam exemplos da onda saudosista e muito “californiana anos 90”, com versões mais ou menos literais (reunidas na fotogaleria). E até se fazem brincadeiras de palavras, com o fato de banho “Bae watch” da marca Private Party a substituir “bay” por “bae”, uma expressão usada coloquialmente para designar o namorado ou namorada de alguém (qualquer coisa como “fofinho” ou “fofinha”).

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Lifeguard on duty

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Esta semana, a Calzedonia prepara-se também para anunciar um novo serviço na sua loja online. Com fatos de banho cavados em vários tons — incluindo vermelho — na nova coleção, a marca permite agora mandar estampar, por mais 10€, o nome próprio ou frases como “lifeguard” (salva-vidas) e, numa clara referência à década de ouro da série Baywatch e ao grande público-alvo deste novo serviço, “born in the 90’s” (nascida nos anos 90).

A marca apresenta a novidade sob a hashtag #GirlGang. © Calzedonia

Uma coisa é certa: um fato de banho vermelho não passa despercebido nem na areia nem dentro de água, razão para ter sido escolhido como uniforme oficial dos guardiões dos mares, e não passará certamente despercebido a quem fizer praia este verão. Seja ou não vestido por Pamela Anderson.

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