Saúde

Cientistas descobrem novo teste para medir progresso de doença neurodegenerativa fatal

Um novo teste sanguíneo pode prever o risco de desenvolver a doença neurodegenerativa de Huntington, revelaram investigadores, que consideram este um enorme avanço no tratamento de um problema fatal.

O investigador Edward Wild, da University College de Londres, afirmou que essa proteína "poderá servir como 'velocímetro' da doença de Huntington"

CHRISTIAN BRUN/EPA

Um novo teste sanguíneo pode prever o risco de desenvolver a doença neurodegenerativa de Huntington, revelaram esta quinta-feira investigadores, que consideram este um enorme avanço no tratamento de um problema fatal.

Num estudo publicado na revista científica Lancet, avança-se com um novo teste que prevê quando alguém está em risco de contrair a doença e é capaz de dizer com que rapidez o cérebro se vai degradar.

A doença de Huntington, que é transmitida geneticamente, tem como sintomas movimentos involuntários e alterações de personalidade e comportamento que acabam por tornar os doentes completamente dependentes até ao fim da vida. Como danifica os músculos e afeta sistemas vitais, como o respiratório ou cardíaco, acaba por provocar a morte.

Uma equipa internacional de cientistas observou ao longo de três anos 200 pessoas com genes que indicam probabilidade de contrair doença de Huntington, alguns já com manifestações, testando-os regularmente para medir os efeitos.

Nas amostras sanguíneas procuraram sinais da doença, medindo uma proteína libertada pelas células cerebrais danificadas e verificando que a sua presença no sangue aumenta com a progressão do problema.

O investigador Edward Wild, da University College de Londres, afirmou que essa proteína “poderá servir como ‘velocímetro’ da doença de Huntington”.

Se a investigação avançar e se concluir que não tem efeitos negativos, o teste poderá tornar-se uma alternativa mais barata e menos invasiva para os doentes de medir o progresso da doença, o que atualmente se faz com recolha de líquido cerebroespinal e exames ao cérebro.

Eutanásia

Morte a pedido

Manuel Villaverde Cabral

Não percebem os defensores da eutanásia que a facilitação desse negócio só contribuirá para debilitar a confiança das pessoas nos médicos e enfraquecer o empenhamento na procura da cura para a doença?

Corrupção

Traição à pátria

Paulo de Almeida Sande

Quando nos perguntamos por que razão Portugal se arrasta na cauda da Europa parte da resposta é o BES, os Vistos Gold, o Face Oculta, o BPN, a PT, a operação Marquês, a Moderna, o Freeport, etc., etc.

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a