Tem acesso livre a todos os artigos do Observador por ser nosso assinante.

O Leumi Card, um dos principais fornecedores de serviços de cartões de crédito em Israel, vai implementar a plataforma de inteligência artificial desenvolvida pela portuguesa Feedzai, especialista no combate à fraude em transações eletrónicas, anunciou a startup, em comunicado, esta quinta-feira.

A empresa israelita quer “melhorar as suas capacidades de deteção e prevenção de fraude” e, para isso, diz querer investir “na tecnologia de amanhã”.

As ferramentas de mitigação de fraude não estão a acompanhar os consumidores de hoje, que estão sempre ligados através dos dispositivos móveis. Os nossos clientes exigem uma experiência omnicanal, quer seja pessoalmente, online ou através de dispositivos móveis. A plataforma ágil de machine learning da Feedzai ajuda a prevenir a fraude antes de afetar os nossos clientes”, explicou Gilead Kehat, colaborador da Leumi Card, em comunicado.

Baseada em machine learning, a tecnologia da Feedzai permite aos utilizadores, como a Leumi Card, analisar grandes quantidades dados e criar perfis de comportamento normal, assim como sinalizar exemplos de comportamento anormal. Desta forma, o objetivo é detetar e prevenir ameaças criminosas em tempo real e com maior precisão, reduzindo os riscos inerentes às compras online e às transações bancárias, tornando o comércio eletrónico mais seguro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A Feedzai quer tornar a inteligência artificial numa “nova utility (serviço) para os humanos”, notou Nuno Sebastião, fundador e líder da startup que nasceu em Coimbra, mas que tem sede nos Estados Unidos.

A inteligência artificial, que seja explicável e coloque os humanos no controlo, está a transformar a indústria financeira, e nós estamos muito entusiasmados em trabalhar com a Leumi Card para ajudar a facultar experiências que, além de seguras, não criem atrito entre os vários dispositivos”, referiu o líder da startup.

A empresa portuguesa faturou, no ano passado, mais de 130 milhões de dólares (123 milhões de euros) em contratos – o dobro do que conseguiu em 2015. No último ano, a empresa ultrapassou os 35 milhões de dólares (33 milhões de euros) em vendas. Pelo segundo ano consecutivo, a Feedzai integrou, em março, a lista Tech Tour Growth 50 que destaca as empresas de maior potencial e crescimento na Europa.

Valor dos contratos da Feedzai duplica em 2016 para 123 milhões de euros