Dez distritos do continente estão sob aviso amarelo durante esta quinta-feira devido à previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) de aguaceiros, por vezes fortes e queda de granizo.

O mau tempo provocou quedas de árvores, inundações e estragos, particularmente nos concelhos de Miranda do Corvo, Amares e Vila Pouca de Aguiar tendo destruído culturas agrícolas, disseram fontes da Proteção Civil à agência Lusa. Segundo o JN, os bombeiros foram chamados para dezenas de pedidos de socorro.

Uma fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Coimbra informou que o mau tempo originou inundações na via pública, nos dois concelhos do distrito de Coimbra, além de ter inundado também uma habitação, na Lousã.

Os primeiros alertas para as anomalias foram registados cerca das 16h45, meia hora depois de a chuva ter começado a cair com intensidade, sobretudo nas povoações junto à Serra da Lousã. Nas Fontaínhas, lugar da freguesia das Gândaras, no concelho da Lousã, o temporal “derrubou seis árvores”, que na queda arrastaram cabos elétricos da rede pública, segundo a fonte do CDOS.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A Lusa verificou na zona que diversas hortas, vinhas, pomares e batatais foram destruídos pelo granizo e que a água inundou diversos campos.

“O grande problema foi a destruição na agricultura”, disse o responsável da Proteção Civil Municipal de Miranda do Corvo, Fernando Jorge.

A água arrastou granizo para as zonas baixas e nalgumas povoações a quantidade de gelo acumulado “chegou a ter meio metro” de espessura, acrescentou Fernando Jorge, que é também comandante dos Bombeiros Voluntários desta vila.

O aviso amarelo mantém-se nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Porto, Aveiro, Guarda, Viseu, Coimbra e Castelo Branco até às 23h59 desta quinta-feira. Prevêm-se aguaceiros fortes, acompanhados de trovoada e granizo.