São nove anos de aprendizagem resumidos em 21 das perguntas apresentadas nas provas de aferição e exames nacionais aos estudantes do Ensino Básico. Todas as respostas estão na ponta da língua dos miúdos entre os 6 e os 15 anos. Mas será que ainda cabem na memória de um adulto?
Em época de pausa entre a primeira e a segunda fase dos exames nacionais do ensino secundário, que são passaportes para o ensino superior e um ponto final na escolaridade obrigatória, o Observador recua até às carteiras da escola primária e básica para recordar as matérias de Ciência, História e Português que o seu filho, primo ou irmão mais novo teve de testar este ano — mas que um adulto pode já ter esquecido. E o desafio é entender se a do 4.º ano seria um desafio para si.
Deixe as máquinas calculadoras de lado, não toque em dicionários e esqueça a tabela periódica: estas 21 perguntas devem ser respondidas sem recurso a mais nada senão as memórias de infância. No máximo, pode usar uma folha de rascunho e uma caneta para fazer contas à vida. No final, veja se tem memória de elefante ou se devia substituir o canudo por um teste de Estudo do Meio. O teste está aqui em baixo.